Devido a fatores como a crescente dificuldade de se contratar pessoas com as competências exigidas e também a enorme competitividade existente entre as empresas, os gestores passaram a contratar empresas para prover treinamentos aos seus funcionários. Além disso, passaram a adotar uma gestão do conhecimento nas empresas, que preza pelo desenvolvimento das competências dos funcionários e pela agregação desses saberes às atividades da instituição.

Neste artigo, você entenderá melhor o que é e qual a importância dos treinamentos corporativos, uma prática cada vez mais comum nos dias atuais.

Conheça os passos que vão te tornar um Líder Extraordinário!
Clique aqui e baixe meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

6 motivos para treinar os seus colaboradores

Contratar e desenvolver o treinamento das equipes favorece a empresa no desempenho das suas atividades, agregando novos conhecimentos e perspectivas aos processos da organização. Isso pode render melhorias significativas, levando a empresa a resultados extraordinários. Confira seis motivos pelos quais os treinamentos promovem essas melhorias.

Aquisição de novos conhecimentos

Hoje em dia, não existe sequer uma área do conhecimento que esteja consolidada. Todas elas passam por transformações de tempos em tempos. As descobertas da ciência, os avanços da tecnologia e as próprias mudanças no comportamento das pessoas promovem modificações em todas as áreas profissionais.

Por isso, os treinamentos corporativos são maneiras de levar esses novos conhecimentos aos colaboradores. Isso permite que eles mantenham-se atualizados quanto às novidades e tendências que surgem em seu segmento. Informações e práticas que antes eram tidas como absolutas, hoje podem estar passando por transformações.

PSC

Na área da saúde, por exemplo, frequentemente são detectados novos tipos de doenças, novos medicamentos, formas alternativas de tratamento e até mesmo novos meios de prevenir os males físicos e mentais. Por isso, é importante atualizar-se e saber quais são os novos estudos, descobertas e tecnologias que impactam a sua área de trabalho.

Reciclagem dos saberes “adormecidos”

Com o passar do tempo, os profissionais podem ficar tão acostumados a executar determinadas atividades que se descuidam de alguns fatores. É como aquele motorista que, com anos de ruas e avenidas, acaba cometendo infrações que o aluno recém-habilitado não comete, pois mantém a prudência de ser novo na direção.

Assim sendo, é importante que os treinamentos corporativos não apenas ofereçam novos conhecimentos, mas também resgatem informações, métodos e valores que podem ter se perdido com o tempo. Esse processo, conhecido como “reciclagem”, é importante justamente para corrigir os possíveis “vícios” que possam ter aparecido ao longo da vida profissional.

Os treinamentos desse tipo podem não oferecer grandes inovações aos funcionários, mas lapidam saberes e competências que já existem dentro deles, mas que estavam “adormecidos” ou necessitando de alguns reajustes. Para evitar erros nos processos corporativos, é importante promover esse tipo de treinamento de tempos em tempos.

Aprendizado de novas tecnologias e procedimentos

Além dos conhecimentos, as empresas também precisam de tecnologia e processos internos para que as suas atividades sejam conduzidas com maestria. Por isso, todos os seus funcionários precisam estar adequadamente treinados para saber como proceder em diferentes circunstâncias e como lidar com as tecnologias necessárias à execução das tarefas.

Quando uma empresa compra um novo software de CRM, por exemplo, é preciso apresentá-lo aos funcionários e ensiná-los a utilizar cada uma das suas funções. Por isso, o treinamento é importante, já que ele vai ensinar o passo a passo do programa, servindo também como uma ótima oportunidade para esclarecer as dúvidas.

Além da tecnologia, as empresas também têm processos internos, ou seja, conjuntos de diretrizes que orientam os funcionários sobre como agir diante de diferentes situações. Os treinamentos corporativos são necessários para ensinar esses procedimentos aos novos funcionários e também para promover uma revisão junto aos funcionários mais antigos.

Capacitação de lideranças

Um papel destacado dentro da empresa e que comumente se refere a um treinamento muito buscado nas organizações que desejam incrementar a qualidade dos seus fluxos de trabalho é o do líder. Quando se fala em treinamentos corporativos, geralmente nos vem à mente a ideia de um líder treinando os seus liderados. No entanto, os próprios gestores também precisam ser adequadamente treinados.

O líder desempenha dentro da organização uma atividade essencial à qualidade dos processos, desenvolvendo a equipe, distribuindo as atividades, acompanhando-as, realizando o controle e provendo a assistência necessária para que sejam desempenhadas de forma excelente, garantindo a maximização dos resultados.

Por isso, o treinamento de um líder não diz respeito apenas às questões técnicas da área que lidera, mas também às competências essenciais da vida de um gestor. Como delegar funções? Como prestar auxílio sem roubar a autonomia dos colaboradores? Como avaliar o desempenho? Como dar feedback? Como construir um clima organizacional positivo? Essas são algumas das questões abordadas nesse tipo de treinamento, válido tanto para quem já é líder como para quem deseja ser.

Desenvolvimento das “soft skills

Em geral, os treinamentos corporativos dedicam-se aos assuntos mais técnicos, pertinentes à área profissional dos colaboradores. Entretanto, um bom profissional não depende apenas desse conhecimento específico, mas também das competências mais práticas, que se veem no dia a dia da empresa.

Características como a comunicação interpessoal, a capacidade de influenciar positivamente os colegas, a competência para ter uma visão sistêmica da organização, a assiduidade, a responsabilidade, a pontualidade, a criatividade, a proatividade, a organização, a disciplina e o pensamento estratégico fazem parte das chamadas “soft skills” — as habilidades que dizem mais respeito ao comportamento do indivíduo do que ao trabalho em si.

Hoje em dia, é interessante que os treinamentos corporativos explorem o desenvolvimento dessas competências também. De nada adianta um funcionário ser extremamente inteligente em seu cargo, mas ser incapaz de comunicar as suas ideias com clareza ou de relacionar-se de forma harmônica com os seus colegas.

Progressos para o indivíduo e para a empresa

Por fim, uma pessoa que participa de um treinamento corporativo, como podemos perceber, adquire novos conhecimentos, revisa o que já aprendeu e desenvolve competências diversas para executar com excelência o seu trabalho. Dessa forma, os treinamentos contribuem com o desenvolvimento profissional do indivíduo. Isso permite que ele cresça em sua carreira, que obtenha melhores remunerações e que alcance cargos maiores.

Com profissionais capacitados e motivados, é fato que a empresa conseguirá diminuir a quantidade de erros, aumentar a produtividade, alimentar o pensamento criativo dos seus funcionários e melhorar a qualidade do seu trabalho, de maneira geral. Assim, a organização fica mais forte e competitiva no mercado, com maior potencial de crescimento.

Como você pode perceber, um treinamento corporativo não é um gasto, mas um importante investimento no desenvolvimento humano. Toda empresa é feita essencialmente de pessoas e de suas respectivas competências. Portanto, quanto mais a organização promover o desenvolvimento contínuo dessas habilidades, melhores serão os resultados a serem obtidos!

Entre em contato com o IBC — Instituto Brasileiro de Coaching para saber mais sobre as nossas soluções em coaching e em treinamentos corporativos. Se você gostou deste artigo, deixe o seu comentário no espaço abaixo e compartilhe-o com todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e com quem mais possa se beneficiar deste conteúdo, por meio das suas redes sociais!

Imagem: Por Rawpixel