Não faz muito tempo, os gestores se deram conta de que o capital intelectual é o maior bem de uma organização, sendo responsável pela sua evolução e perpetuação no mercado. A sua importância para o mundo dos negócios suscita diversas produções acadêmicas e investigações no mundo corporativo.

Por mais que uma empresa tenha dinheiro abundante, muitos colaboradores, infraestrutura avançada e tecnologia de ponta, nenhum desses itens terá serventia se as pessoas não souberem o que fazer com eles, ou seja, se não houver conhecimento. Neste artigo, vamos compreender o que é a gestão do conhecimento, como ela funciona nas empresas e quais são os benefícios que ela oferece. Para saber tudo isso e muito mais, é só continuar a leitura a seguir!

O que é a gestão do conhecimento?

Os estudos acerca da gestão do conhecimento se utilizam do saber de diversas áreas, como: Administração, Marketing, Psicologia, Gestão da Tecnologia e da Informação, entre outras. O principal motivo para a sua adoção é o aumento constante do desempenho dos colaboradores e equipes, provendo as condições ideais para o desenvolvimento das suas atividades e fomentando a produção, a disseminação e a utilização plena do conhecimento nas atividades da empresa.

O conhecimento é a informação que foi interpretada e serve a algum contexto, orientando as ações e as tomadas de decisão. É por isso que gestão do conhecimento é tão importante e vem sendo cada vez mais adotada pelas organizações.

De forma sistemática e planejada, a gestão do conhecimento consiste em um conjunto de ações para conceber, interpretar e difundir o conhecimento na empresa, a fim de munir os colaboradores com a sabedoria que vai incrementar o seu desempenho individual e o da organização.

Como a gestão do conhecimento funciona?

A gestão do conhecimento é implantada nas empresas por meio do uso de tecnologias da informação.  Os Sistemas de Gestão do Conhecimento, como são conhecidos, provêm às organizações a possibilidade de identificar, gerar e distribuir o conhecimento para todos os colaboradores da empresa.

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A principal característica desses sistemas é a coleta, organização e processamento de dados, gerando informações relevantes para os gestores basearem a tomada de decisão e sustentarem as ações de recursos humanos e de planejamento estratégico de todas as áreas.

Por se tratar de um sistema informatizado, muitas empresas encontram dificuldades em adotá-lo devido aos custos para a implantação, além de certa resistência das pessoas a aderirem às novidades. Todavia, é essencial difundir pela empresa a ideia de que boas decisões só são tomadas quando derivam de conhecimento de qualidade, ou seja, de informações confiáveis.

O gestor só vai saber onde e como investir com base nos dados do departamento financeiro. Os coordenadores só vão saber quem promover nas suas equipes com base nos dados dos recursos humanos. Os profissionais de marketing só vão saber quais estratégias são mais adequadas para comunicar-se com o público com base nas pesquisas de mercado. Perceba como o conhecimento é quem determina as ações e o sucesso da organização em todas as suas áreas.

A gestão do conhecimento, portanto, determina como os dados são obtidos, como são interpretados e como são divulgados dentro da empresa, a fim de auxiliar nas tomadas de decisões estratégicas. Por isso, trata-se de um processo importantíssimo, que caminha lado a lado com a tecnologia e com a comunicação interna.

Quais são os benefícios desse processo?

A gestão do conhecimento proporciona benefícios diversos às empresas, tais como:

1. Enriquecimento intelectual

Levar o conhecimento gerado ao acesso de todos enriquece o intelecto dos colaboradores e provê a eles toda a informação relevante sobre a empresa e as suas respectivas áreas de atuação. Além disso, a gestão do conhecimento oferece suporte às tomadas de decisão e às iniciativas de inovação organizacional. Ela democratiza o acesso à informação, de modo que não apenas os líderes, mas também os liderados, estejam cientes de tudo o que ocorre na empresa, agindo com mais eficácia.

2. Desenvolvimento da inovação

Outra vantagem da gestão do conhecimento é fomentar a concepção de novas ideias, desenvolvendo a inovação na empresa e alcançando maior vantagem competitiva. Isso faz com que as empresas deixem a zona de conforto, isto é, deixem de fazer apenas o que sempre fizeram, correndo alguns riscos (calculados) para obter crescimento. Esse processo favorece o desenvolvimento de novos procedimentos, produtos, serviços, estratégias de comunicação, tecnologias, investimentos etc.

3. Planejamento estratégico

Conforme foi possível compreender nos exemplos citados acima (departamento financeiro, recursos humanos e marketing), os dados, desde que adequadamente interpretados, são a base para uma tomada de decisões mais sábia. Dessa forma, é fundamental obter e processar adequadamente esses dados, transformando-os em informações úteis para a empresa no seu planejamento estratégico e nas atividades cotidianas. A informação é a matéria-prima do conhecimento.

4. Valorização e destaque para o capital intelectual da empresa

O capital intelectual da empresa é o somatório do capital intelectual dos indivíduos que a compõem. Por isso, as empresas que adotam a gestão do conhecimento costumam valorizar e reconhecer os saberes dos seus funcionários, sendo justas na hora de oferecer aumentos salariais e progressões de carreira, por exemplo. Além disso, essas organizações investem na capacitação contínua dos seus colaboradores, por meio de avaliações de desempenho, feedbacks completos, cursos, eventos e treinamentos.

5. Mais celeridade nos processos em geral

Quando uma organização tem dados disponíveis e bem organizados, fica mais fácil tomar decisões, definir objetivos, delegar tarefas, mensurar resultados, enfim conduzir os processos. Se essas atividades ficam mais fáceis e organizadas, também podemos afirmar que elas são conduzidas com mais rapidez. Isso é ótimo, uma vez que amplia as capacidades de atuação da empresa, ao mesmo tempo em que promove mais satisfação aos seus clientes.

6. Mais eficiência nos processos de tomada de decisão

Uma vez que estão pautados em informações concretas e confiáveis, os gestores e os colaboradores em geral tornam-se mais capazes de fazer escolhas estratégicas. Os dados obtidos permitem que os funcionários façam um levantamento das alternativas existentes, ponderando os prós e os contras de cada uma delas. Esse processo, que só é possível por conta das informações, permite que seja tomada a decisão mais sábia, ou seja, com mais probabilidade de acerto.

E você, ser de luz, conhece alguma empresa que adota a gestão do conhecimento? Comente a sua experiência com este tema por meio de um comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!