“Um dia acontece, a gente tem que crescer…”. O amadurecimento emocional é isto: entender que precisamos conhecer as nossas emoções e evoluir com e por meio delas. Eu sei, nem sempre é fácil não sucumbir ao estresse do dia a dia, aos conflitos no trabalho, com a família, com um amigo ou mesmo com a sua parceira ou parceiro. Porém, é preciso focar em desenvolver esta habilidade.

Amadurecer, emocionalmente falando, é dar um limite ao quanto às coisas que acontecem contigo ou ao seu redor afetam você, pois nem tudo está sob nosso controle. Ter essa consciência faz parte do nosso crescimento. Entender isso também é essencial para evitar sofrimentos desnecessários, atritos com as pessoas que amamos ou mesmo com estranhos e para aprendermos a nos colocar no lugar do outro também.

Quando simplesmente reagimos ao que nos acontece, sem parar por um instante para pensar nas consequências de nossas atitudes, nos tornamos reféns das circunstâncias e dos acontecimentos, o que pode ser desastroso no aspecto pessoal, profissional, familiar, social, amoroso, enfim, em todas as áreas de nossas vidas.

Por outro lado, quando desenvolvemos a nossa inteligência emocional — aquela importante habilidade que nos faz reconhecer os nossos sentimentos, sejam eles bons ou não, e lidar melhor com nossas emoções — nós nos tornamos mais maduros, autoconscientes e, assim, também podemos tomar decisões muito mais assertivas, pois agora elas são mais bem pensadas.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente e na Essência!

Amadurecimento Emocional — 5 Sinais de que Você Chegou Lá!

Em se tratando do amadurecimento emocional, conheça cinco sinais de que você está no caminho certo e que sabe administrar as suas emoções com maturidade:

Sinal 1 — Você pensa antes de agir

PSC

Um dos sinais de que amadureceu emocionalmente é quando você deixa de agir por impulso e começa a pensar antes de tomar uma decisão ou de se posicionar diante de determinada situação que antes, por bem pouco, tirava você do sério. Isso mostra a sua inteligência e que você está no controle.

Isso vale para todas as áreas da vida. Pessoas maduras não fazem promessas que não podem cumprir, respeitam os sentimentos das pessoas com quem se relacionam, escolhem trabalhos de acordo com as suas competências profissionais, planejam financeiramente a sua vida e não pensam apenas em si mesmas. Se você coloca essas atitudes em prática, considere-se alguém emocionalmente maduro!

Sinal 2 — Suas emoções negativas não te afetam do mesmo jeito que antes

Se, antes, qualquer comentário negativo já o desestruturava, hoje em dia isso já não ocorre mais (ao menos não com tanta frequência). Você já se conhece bem melhor, sabe quais são os seus pontos fortes, qualidades, talentos e diferenciais, bem como os pontos em que precisa melhorar e está trabalhando para isso.

Portanto, qualquer feedback que aponte algum dos seus defeitos, já não é encarado mais de forma intempestiva, mas sim como uma oportunidade de crescimento. Pessoas maduras sabem diferenciar as críticas construtivas daquelas que são feitas apenas para magoar. Além disso, elas sabem quais são as pessoas que realmente desejam o seu bem e quais são aquelas que apenas sentem prazer em criticar.

Sinal 3 — Você desenvolve a sua inteligência emocional

A inteligência emocional é a capacidade que um indivíduo possui (ou que precisa desenvolver) de reconhecer as suas emoções, identificar o porquê de elas terem surgido e administrar a sua intensidade. Ninguém deve controlar ou reprimir aquilo que sente — isso é impossível, segundo os psicólogos, e até mesmo prejudicial à saúde. Você não deve sentir-se culpado por seus sentimentos, mas deve ter a consciência de que as suas ações sim estão sob o seu controle.

Adoro falar sobre esta competência porque acredito que ela é verdadeiramente fundamental ao amadurecimento de todos nós. Quando você aprende a reconhecer os seus sentimentos e a administrá-los é que você se torna realmente livre e independente.

Aquilo que você sente não é mais utilizado contra você mesmo, contra as suas relações e contra os seus resultados de maneira geral. Com menos estresse, depressão, ansiedade, ciúme, ódio e medos excessivos, você conduz a sua vida com mais tranquilidade!

Sinal 4 — Você aprende com os seus erros

Outro sinal de amadurecimento emocional é aprender com as suas falhas e não repeti-las. Se, por exemplo, no passado, você agiu de forma equivocada, dominado pela cegueira que certos sentimentos ruins causaram, e cometeu erros por conta disso, hoje você já sabe que esse não é o melhor caminho.

Algumas pessoas entendem que o erro é o oposto da vitória, o que não é verdade. Os erros são apenas etapas que antecedem as conquistas, afinal de contas, é errando que aprendemos a fazer o que é certo. Um atleta, por exemplo, treina diariamente e ouve as instruções dos seus técnicos exatamente para corrigir as posturas e movimentos que estão prejudicando os seus resultados. É assim que ele consegue beirar a perfeição nas competições.

Sinal 5 — Você se sente mais tranquilo agora

Sabe aqueles problemas que esquentavam a sua cabeça tempos atrás? Bem, mesmo que alguns deles ainda existam; hoje, você já sabe como resolver as suas dificuldades com mais facilidade, pois tem mais autocontrole emocional e sabe o limite entre aquilo que vale uma preocupação e o que pode ser resolvido sem maiores alardes.

Além da experiência que o amadurecimento traz, ele também aumenta a nossa confiança em nós mesmos. Isso inclui as nossas habilidades profissionais, as nossas competências em relacionamentos e a nossa capacidade de administrar os nossos sentimentos diante das circunstâncias da vida. Esse conjunto de fatores nos deixa muito mais tranquilos e serenos.

Tudo isso promove amadurecimento, crescimento e evolução. Esse processo é fruto tanto de uma abertura que a pessoa faz para desenvolver as suas emoções positivas, quanto do tempo, que sempre é um excelente professor e tem muito a nos ensinar. Portanto, se você quiser acelerar um pouquinho as coisas, releia estes sinais e avalie, de forma franca, qual é o seu grau de maturidade hoje e em quais aspectos você pode e precisa melhorar.

Quanto mais você evoluir, melhores serão os seus resultados, e você se sentirá também mais pleno e preparado para lidar com as suas emoções e com os desafios constantes que a vida nos apresenta. Permita-se!

Se você gostou desta reflexão ou se tem mais alguma dica que deseje dividir conosco, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Por fim, não se esqueça de compartilhar este artigo nas suas redes sociais. Dessa forma, você levará um conteúdo transformador a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar dele!