aeChan/Shutterstock Um feedback negativo pode não ser bem-vindo, mas é necessário para alertar, orientar, corrigir e evitar novos erros dos profissionais na empresa

Se o objeto do feedback positivo não é simplesmente tecer elogios ao interlocutor, a mesma lógica deve ser invocada quando se trata de um caso de feedback negativo. Não é apenas o exercício de desfiar um rosário de críticas e apontamento de falhas do participante porque, além de desgastar relações, os especialistas são unânimes em apontar que isso é também pouco produtivo.

Sempre há novos caminhos a serem trilhados, maneiras melhores e mais eficientes de se desempenhar uma tarefa e inclusive de marchar nesse caminho. Mais do que uma necessidade de aprimoramento, é quase uma imposição do mundo e do mercado nos dias atuais. Quem decide ficar estanque corre sérios riscos de ser atropelado. Tudo isso por si só já mostra a necessidade constante do feedback negativo.

O Papel do Feedback Negativo nas Empresas

Mesmo quando tudo parece correr bem no processo produtivo no trabalho, pode-se ao menos buscar novas formas de aumento da satisfação, para que os profissionais se sintam ainda melhores no desempenho das suas funções. Identificar a zona a ser melhorada é algo que pode ser feito através dessa forma de feedback.

Mas para além dessas utilidades, digamos, menos notórias para o feedback negativo, há também uma gama de razões quando se trata de provocar uma mudança de hábitos ou comportamento por parte do colaborador. E se como foi enfatizado acima, o feedback positivo é o mecanismo por excelência através do qual se deve dirigir reconhecimentos ou elogios a alguém, podemos também dizer que o equivalente se dá para o feedback negativo.

De maneira geral o feedback negativo é bastante positivo! E nem é preciso reler a frase para ver se você entendeu corretamente, afinal é isso mesmo. Apesar de nome sugerir algo ruim, com uma carga negativa, ele se torna positivo na medida em que ele desencoraja uma atitude inadequada, sinalizando a quem o recebe que há pontos a serem consertados ou alterados.

O negativo do nome está na resposta que se dá sobre os acertos do seu interlocutor e não no efeito dessa forma específica de feedback, que na prática possibilita uma alteração de estado na qual todos tendem a sair ganhando.

Cuidados ao dar um Feedback Negativo

PSC

Pedir para que alguém entre na linha, mude uma forma de atuação ou entre em sintonia com o ritmo de uma equipe é sempre algo muito delicado. Abre porta para melindres e faz brotar inconformismos, principalmente de quem tem sua atenção chamada. Por isso, o feedback negativo deve ser também procurado como uma solução para advertir ou simplesmente demonstrar algum nível de discordância com alguém.

Dificuldades de entendimento ou tentativas de ajustar uma conduta que não se enquadra perfeitamente dentro do que é desejável é uma peça do cotidiano de qualquer ambiente profissional. Daí que vem a importância de se poder contar com um foro que sirva justamente para dirimir as dificuldades nesse momento.

Quando, no entanto, for o caso de fazer críticas ao colaborador é sempre importante ter certo zelo com as palavras e um tato com o discurso em geral. Dizer o que precisa ser dito, mas da maneira errada, com a entonação imprópria e as palavras mal escolhidas contribui mais para que o problema se agrave do que para que se chegue a uma solução.  Fique atento e busque sempre dar feedbacks produtivos.