Quando trabalhamos o Coaching com linguagem Ericksoniana chegamos a lugares muito profundos, chegamos à nossa luz e sombra. Esses lugares que acessamos promovem um riquíssimo processo de autoconhecimento. Contudo, embora o autoconhecimento seja uma das mais enriquecedoras experiências humanas, essa é, também, extremamente forte e, por vezes, dolorosa, pois à medida que procuramos nossa luz encontramos também nossa sombra.

Luz e sombra são metáforas para dar sentido à nossa dualidade existencial. Há muitas teorias e filosofias que lhe dão outros nomes, talvez a versão mais conhecida dela venha da tradição oriental: o yin e yang. Todas essas versões duais nos fazem entender que somos, ao mesmo tempo, pessoas maravilhosas e pessoas ruins. Que somos seres iluminados, mas também sombrios.

Conheça mais a si mesmo através do Autoconhecimento!
Descubra como acessando gratuitamente meu eBook.

Luz e Sombra

Nossa dualidade não está escondida. Ao contrário, ela está exposta e as pessoas a veem com muita clareza. Nós, no entanto, temos dificuldade em enxergar essas nossas características. Alguns enxergam apenas a sua luz e veem nos outros apenas sombras. Outros enxergam em si apenas sombras e não conseguem encontrar seus potenciais, sua bondade, sua luz. Em ambos os casos há um problema a ser enfrentado.

Entenda que nossas sombras fazem parte de nós. É muita ingenuidade de algumas pessoas quererem se desligar de suas sombras, acabar com elas, eliminá-las. Nossas sombras são parte de nós e da nossa personalidade. Temos, antes, que aprender a lidar com essas e nunca deixar que sejam predominantes nas nossas relações intra e interpessoais.

A Importância de Honrar e Respeitar sua Luz e Sombra

Sobre isso, há uma frase extremamente útil para pensarmos. No livro Efeito sombra, Deepak Chopra afirma que: “O primeiro passo para derrotar nossa sombra é abandonar todas as expectativas de derrotá-la […] quem falar em vencer já perdeu”.

PSC

Isso ocorre porque fomos criados para acreditar que o “bem vence o mal”, mas quando falamos da constituição humana esse “mal” não é uma figura a ser derrotada, vencida, mas integrada, compreendida, já que ela nos constitui.

Não há vitória do bem contra o mal. Nesse caso, o bem jamais vencerá o mal, porque esse mal também faz parte de nós e precisamos integrá-lo em nosso ser. É um conflito que só se vence com a integração, nunca com a separação.

A alma humana é um lugar de ambiguidade, contradição e paradoxo. Por isso, o inconsciente e o transcendente são tão cercados de mistérios, porque para compreendê-los é preciso cessar todo o julgamento e encarar o que chamamos de “mal” de uma nova forma. Por isso, o termo “sombra” é mais adequado, porque “sombra” e “mal”, aqui, não são exatamente sinônimos. Todos nós temos sombras. Você já viu algum homem sem sombra?

Assim, somos luz, pois somos pessoas maravilhosas, incrivelmente capazes, bondosas, amáveis, inteligentes, iluminadas. De outra forma, somos igualmente terríveis, cruéis, muito ruins e obscuros. São nossas polaridades e tudo na vida é dividido em ambiguidades.

Viva em plenitude!

Por mais que tenhamos ao nosso lado pessoas que nos amem e tenham carinho por nós, elas apenas imaginam tudo o que vivemos em nossa essência.

Com isso, quero dizer, que é nosso dever e nosso papel honrar tudo o que fizemos e passamos, pois só nós sabemos os sacrifícios que tivemos de fazer, os sentimentos que se instalaram em nosso peito, os pensamentos que surgiram em nossa mente, a vontade que tivemos de desistir de tudo, e mais ainda, a vontade que tivemos de continuar, de vencer um desafio após o outro, para nos tornarmos os melhores indivíduos que somos hoje.

Além disso, todas as experiências pelas quais passamos também foram fundamentais para nos moldar, nos transformar, implementar as mudanças necessárias em favor das melhorias que precisávamos para sermos ainda melhores. Foram nossos erros, fracassos e frustrações, que nos ensinaram a levantar, lidar com as adversidades e dar a volta por cima como nós mesmos merecemos.

Quando entendemos esta importância, passamos a nos enxergar com mais amor, com mais carinho, sendo menos duros e nos culpando cada vez menos, já que passamos a saber que tudo o que fizemos e fazemos é o que está ao nosso alcance, utilizando os recursos internos e externos que temos.

É por tudo isso e muito mais motivos, que se faz importante honrar e respeitar tudo o que foi vivido e o que ainda vai ser vivenciado ao longo de nossa história.

A importância de respeitar sua própria história

Compreendida a importância de honrar e respeitar sua luz e sombra, vou compartilhar algumas dicas de como você pode respeitar sua própria história, para que assim você alcance a plenitude que tanto almeja.

  • Seja grato a todas as coisas que acontecem em sua vida diariamente;
  • Lembre-se , honre e respeite a história de sua família e onde você veio;
  • Quando se sentir desanimado, pegue papel e caneta e escreva a sua história de vida, para que lembre-se sempre de quem você é, o que fez até aqui e o que ainda vai fazer;
  • Evite se culpar e julgar excessivamente suas próprias ações, comportamentos e pensamentos;
  • Procure honrar e respeitar a história das pessoas ao seu redor, ouvindo-as na essência e evitando todo e qualquer tipo de julgamento;
  • Olhe-se no espelho e pratique o amor-próprio;
  • Lembre-se a todo momento do quanto você é vencedor;

Coaching: uma poderosa ferramenta neste processo

Um dos grandes ensinamentos que compartilhamos nas formações que realizamos no IBC é exatamente este, honrar e respeitar a sua luz e sombra, e também a sua própria história. Isso porque nós acreditamos que, além de ser um dos maiores poderes de um coach, este é também um dos maiores poderes de todo ser humano que o consegue desenvolver ao longo de sua existência.

Assim, antes de finalizar, quero convidá-lo a conhecer o Coaching, esta metodologia de desenvolvimento humano altamente eficaz, que vai contribuir para o seu crescimento, pessoal e profissional, bem para o seu processo evolutivo, trazendo ainda mais melhorias para a sua vida de maneira geral.

Conheça mais a si mesmo através do Autoconhecimento!
Descubra como acessando gratuitamente meu eBook.

Por meio de suas ferramentas e técnicas, as pessoas que participam de cursos como o PSC, têm a oportunidade de desenvolver com maestria o seu processo de autoconhecimento, potencializando, assim, suas capacidades e habilidades, no sentido de continuar construindo uma história de sucesso.

E você? Quer ser a melhor pessoa que você pode ser? Então Ouse ir além!

E Lembre-se de Sempre se lembrar de nunca Esquecer:

Somos resultados de nossas próprias escolhas!

Conheça e viva suas polaridades de forma equilibrada, emanando sua luz e não se deixando vencer por suas obscuridades. Honre e respeite sua luz e sombra.

Compartilhe este poderoso conteúdo com seus amigos, em suas redes sociais, para que eles também tenham acesso a mais conhecimentos empoderadores.

 

Copyright: Andreiuc88/Shutterstock