The Spirit Science O médico indiano Deepak é uma referência mundial em medicina quântica e autor de vários livros de autoajuda

Deepak Chopra é um famoso médico, nascido em 22 de outubro de 1947. Possui nacionalidade indiana, mas é radicado nos Estados Unidos. Formou-se pela Universidade de Nova Deli, na Índia. Além disso, é um professor e escritor de Ayurveda, espiritualidade e medicina corpo-mente.

Chopra possui especialidade em Endocrinologia, exercendo essa profissão desde 1971, e comandou os membros do New England Memorial Hospital. Fundou, em 1985, a Associação Americana de Medicina Védica (medicina com base nas práticas da cultura dos Vedas, religião tradicional da Índia).

Em 1993, se mudou para San Diego, cidade dos Estados Unidos localizada no sul do estado da Califórnia, e fundou o The Chopra Center for Wellbeing, local onde cria os seus próprios cursos voltados para o desenvolvimento pessoal.

A Carreira de Chopra

O estudioso escreveu mais de 25 livros voltados para a área da autoajuda. Esses livros foram traduzidos para 35 línguas, entre eles: As sete leis espirituais do sucesso; A cura quântica; Criando saúde, abrangendo cinco programas para a televisão aberta dos EUA e proponente de várias ideias místicas.

A autoajuda proposta por Chopra é centralizada no seguinte pensamento: “se compreendermos a nossa verdadeira natureza e soubermos viver em harmonia com as leis naturais, a sensação de bem-estar, de entusiasmo pela vida e a abundância material surgirão facilmente”.

Em 1999, a revista Time, considerada a semanal de maior circulação no mundo, incluiu Chopra como uma das 100 personalidades do século, denominando-o “poeta e profeta das medicinas alternativas”.

 As Proposições e Crenças de Deepak

PSC

O autor considera ser imprescindível mencionar que religião e espiri­tualidade são distintas. Segundo ele, a religião foi desacreditada, mas o mesmo não aconteceu com a espiritualidade.

Ele também aborda o fato de, por vários anos, ter existido culturas e mestres espirituais, como Buda, Jesus e Lao-Tzu, que, mais do que a proposta de uma visão mais aprofundada sobre a vida, também ensinaram que além do “mundo cotidiano” – dia a dia – existe outro domínio que o perpassa.

Inúmeras de suas visões são controversas, alguns críticos, durante alguns anos, desprezaram o seu trabalho, chamando-o de pseudociência. Mas o próprio Chopra sai em sua própria defesa ao aparecer em debates e entrevistas de televisão, em que defende as suas ideias e explica que a maioria dos termos utilizados em seus livros são metáforas que auxiliam na compreensão dos textos.

Chopra defende que a ciência e a medicina deveriam lidar com determinados problemas, tais como doenças, em uma abordagem global, ao contrário de adotarem uma visão puramente reduzida, em que o foco é muito maior no trato pontual dos sintomas e no estudo separado dos agentes etiológicos que causam enfermidades. Ao passo que o histórico de vida, as emoções e o estado psicológico do paciente, no geral, são considerados elementos menos influentes nas causas das doenças.

Gostou de saber um pouco mais sobre a vida, trabalho e legado de Deepak Chopra? Curta, comente e compartilhe!