Ao entrar no site de uma empresa, você provavelmente se deparou com a missão e a visão da organização, não é mesmo? Estes itens fazem parte do planejamento de uma empresa, e são geralmente definidos ainda no início de suas operações.

Há quem defenda que esses dois elementos estratégicos nada mais são do que burocracias de exclusividade das empresas de grande porte. Entretanto, a missão e a visão devem ser estabelecidas por todas as empresas, incluindo as micro, pequenas e médias organizações.

Trata-se de dois itens fundamentais para nortear todas as ações estratégicas da empresa. Por isso, tanto a missão quanto a visão devem ser de conhecimento de todos os funcionários e demais colaboradores, além de serem também disponibilizadas ao público em geral — o que geralmente é feito por meio dos websites corporativos e vídeos institucionais.

No entanto, ao ler a missão e a visão de uma empresa, a diferença entre as duas pode não ficar muito clara. Assim, continue lendo este artigo para compreender melhor o que a missão e a visão realmente significam e qual é a sua real importância.

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O que é missão?

A missão de uma empresa é um texto curto que expressa a razão de sua existência. Deve conter a essência da empresa, de forma clara, sobretudo ao seu consumidor. O objetivo da missão é explicar ao mundo o porquê de ela existir e o que ela oferece às pessoas de sua cidade, estado, país ou planeta (no caso das multinacionais).

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Uma missão não precisa falar quais são todos os seus produtos ou serviços de forma técnica e extensiva, mas deve revelar qual é o benefício que de fato a empresa tem a oferecer às vidas daqueles que consumirem seus itens.

O que é visão?

O conceito de visão está obviamente associado à missão de uma empresa, no entanto, ele se refere especificamente àquilo que a empresa deseja tornar-se futuramente. É a partir da visão que a organização conseguirá definir seus objetivos de curto, médio e longo prazo, bem como as estratégias que deverão ser implementadas para alcançá-los. Geralmente, a visão contém um prazo definido para que essa meta seja atingida.

Além da missão e da visão, as empresas também costumam definir códigos internos de conduta, valores e questões de responsabilidade social e ambiental.

Por que a missão e a visão são importantes?

Missão e visão são dois elementos que compõem a cultura organizacional das empresas. Eles orientam todo o funcionamento, desenvolvimento e crescimento de uma organização, desde que sejam sólidos e realistas. Definir esses dois itens mostra o caráter e o profissionalismo da empresa, o que é essencial para atrair novos colaboradores, sócios, fornecedores, parceiros e clientes.

Em geral, a missão de uma empresa é algo que raramente muda, a não ser que ela mude o foco de sua atuação. A visão, por sua vez, tende a ser modificada de tempos em tempos, afinal de contas, ela tem um prazo definido para ser alcançada. Quando uma visão empresarial se concretiza, é preciso definir uma nova, construindo uma rota de crescimento e desenvolvimento.

Estes itens não são alterados com frequência, pois traduzem a essência da empresa — o que não deve mudar, sob pena de confundir seus públicos-alvo.

Como definir a missão e a visão de uma empresa?

Para definir esses dois itens, basta checar alguns questionamentos básicos que muito provavelmente já nortearam e embasaram a abertura da empresa:

·         O que a empresa faz/ oferece às pessoas?

·         Quais são os públicos-alvo da empresa?

·         Quais são os benefícios que as atividades da empresa podem oferecer à sociedade?

·         Quais são os diferenciais da empresa em relação aos seus concorrentes?

Para a visão, especificamente, é preciso imaginar o futuro, fazendo uma projeção sobre o posicionamento que a empresa deseja alcançar em alguns anos.

Se a empresa foi edificada sobre valores sólidos, e não foi construída “no calor do momento”, não será difícil responder às questões acima. O importante é que a missão e a visão estejam associadas a valores, objetivos e estratégias de responsabilidade social. Esse conjunto de fatores ajuda a marca a construir a sua identidade, o que fortalece seus produtos e serviços, além de dar o tom de voz ideal para ações de marketing e campanhas de comunicação.

Por isso, é importante que, uma vez definidas, a missão e a visão sejam bem divulgadas aos seus públicos internos e externos, por meio de website, redes sociais e quadros afixados em suas sedes físicas, por exemplo.

Exemplos de Missão e Visão Empresariais

Os textos de missão e visão empresariais não são muito longos, como você pode ver nos exemplos a seguir:

1. Kopenhagen

Missão: Tradicional grife de chocolates finos, tem como missão: fabricar produtos de altíssima qualidade, preservando seu sabor com sofisticação e originalidade.

Preocupada em proporcionar felicidade através de seus chocolates, está sempre atenta às mudanças do mercado para inovar e ir ao encontro das preferências de seus consumidores, oferecendo as melhores lojas, o melhor atendimento e o melhor produto para consumir e presentear.

“Trabalhando com prazer e emoção, visamos atender com excelência o interesse do investidor, a motivação do colaborador e a satisfação do consumidor.”

Visão: Ser um grupo competitivo que atue de forma abrangente no segmento alimentício, através de um portfólio de produtos com qualidade, representado por marcas fortes, com características e propostas únicas.

2. Gazin

Missão: Oferecer sempre o melhor em produtos e serviços, com atendimento diferenciado.

Visão: Ser a empresa número 1 do Brasil como excelente lugar para se trabalhar e estar entre as 200 maiores empresas do país até 2019.

3. Walmart

Missão: Vender por menos para as pessoas viverem melhor.

Visão: Ser o melhor varejista do Brasil na mente e no coração dos consumidores e funcionários.

4. L’Oreal

Missão: Oferecer a todas as mulheres e homens do mundo inteiro o melhor da inovação em cosmética em termos de qualidade, eficácia e segurança. Ela segue a sua meta ao atender à infinita diversidade de necessidades e desejos de beleza ao redor do mundo.

Visão: Conquistar mais um bilhão de novos consumidores no mundo nos próximos anos ao criar produtos cosméticos que atendem à infinita diversidade de suas necessidades e seus desejos de beleza.

5. Instituto Brasileiro de Coaching – IBC

Missão: Despertar e desenvolver nos seres humanos seu potencial infinito, contribuindo para um mundo melhor.

Visão: Ser a principal referência em Coaching no mundo.

A missão e a visão dão sustentação para a identidade da empresa. Elas são definidas no início do empreendimento, mas podem ser aprimoradas de acordo com as mudanças e evoluções do negócio ao longo do tempo.

Declarar seu posicionamento para o mercado é de extrema importância e gera alto impacto positivo junto ao seu público. Tão relevante quanto isso é que esse alinhamento também seja feito internamente, pois são os integrantes da organização que representarão a imagem da empresa de acordo com sua linguagem e comportamento — que são diretamente influenciados pela cultura organizacional estabelecida por esses princípios básicos.

Você gostou deste artigo? Compreende agora a importância da missão e da visão para as empresas, independentemente de seu segmento de atuação ou porte? Então deixe o seu comentário no espaço abaixo. Não se esqueça também de compartilhar este artigo e levar estas informações aos seus colegas, amigos, familiares e demais pessoas que possam beneficiar-se deste conteúdo.