Responsabilidade social é um tema que anda bastante em alta e que tem uma grande importância para a sociedade. Trata-se do nome dado às ações realizadas por empresas com o objetivo de promover algum bem à sociedade e, assim, contribuir para um mundo melhor. É, basicamente, um gesto de voluntariado que, em vez de ser feito por uma pessoa, é praticado por uma organização. Continue a leitura para saber mais a respeito do tema e da sua relevância.

Entenda melhor o conceito de responsabilidade social

Mudanças ocorrem o tempo todo, gerando novos hábitos e necessidades. As empresas que desejam se manter vivas e competitivas precisam se adaptar a tudo isso, já que, independente da área de atuação, têm sempre um público a atender. Hoje, as pessoas estão cada vez mais buscando consumir produtos e serviços de companhias que possuem uma visão humanizada e que contribuam de alguma forma para a sociedade.

A responsabilidade social ocorre quando uma empresa não visa apenas lucros e adota medidas para oferecer algo de bom para a comunidade, cidade, estado ou país na qual estão inseridas. Iniciativas voltadas para ajudar a população carente, promover a educação, combater a violência contra a mulher e preservar o meio ambiente são alguns exemplos de atitudes adotadas por organizações que são socialmente responsáveis.

Por mais que essas ações possam ajudar a criar uma imagem positiva de uma marca e, como consequência, aumentar seus lucros, é importante lembrar que, para serem consideradas como responsabilidade social, devem ser realmente voluntárias, na maioria dos casos, não há incentivos fiscais. Esses projetos podem tanto ser voltados para a sociedade de modo geral quanto para os colaboradores, mais adiante você poderá entender a diferença através de alguns exemplos.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”, é um presente!

Exemplos de projetos de responsabilidade social

Uma empresa pode se tornar socialmente responsável de muitas formas, seja optando por alguma ação que tenha relação com sua área de atuação ou abraçando uma causa que considere relevante. Observe alguns exemplos do que algumas companhias do Brasil têm feito.

PSC

Magazine Luiza – A rede de lojas tem diversos projetos de responsabilidade social, um deles é voltado ao combate da violência doméstica. A empresa conta com o chamado Canal da Mulher, em que funcionárias de todo o Brasil podem obter apoio ao serem agredidas por seus companheiros, sendo atendida por psicólogas e orientadas a realizarem a denúncia. Além disso, a companhia apoia projetos voltados para mulheres de todo o Brasil.

Natura – A marca de cosméticos tem, desde 2010, o Instituto Natura, criado com o objetivo de incentivar a educação no Brasil. Suas ações incluem a capacitação de professores, apoio a escolas e gestores. Um detalhe interessante é que a empresa envolve seus colaboradores nesses projetos, permitindo que atuem como voluntários.

Itaú – O banco está sempre envolvido em ações sociais, um exemplo é a campanha que distribui livros gratuitamente para incentivar a leitura entre as crianças. Outra ação da empresa de grande relevância foi realizar a doação de um bilhão de reais para ajudar o combate ao coronavírus (COVID-19) no Brasil.

Bayer – A empresa do ramo farmacêutico apoia uma série de ações sociais, como reforço alimentar para crianças de creches localizadas em áreas carentes, treinamento de cães-guia e distribuição para deficientes visuais, terapia realizada com animais para pessoas que estão realizando tratamento em hospitais, entre outras.

Como se pode ver, as ações são bastante variadas e voltadas para uma série de segmentos de grande relevância para a sociedade. Projetos que fazem a diferença na vida daqueles que são beneficiados por eles.

5 Dicas para adotar ações de responsabilidade social na sua empresa

É importante lembrar que não são apenas as grandes corporações que devem ter essa preocupação social. Negócios de todos os portes podem, e devem, fazer a sua parte para contribuir para um mundo melhor. Confira cinco dicas para tornar o seu negócio socialmente responsável, claro, dentro das suas possibilidades.

1 – Reduzir os impactos ao meio ambiente

Uma atitude básica que toda empresa, independente de seu tamanho, pode adotar para se tornar socialmente responsável é reduzir os impactos ao meio ambiente. Encontre maneiras de reduzir o lixo, como abandonar o uso de copos descartáveis e optar pelos laváveis, diminuir a quantidade de impressões, reaproveitar papéis para fazer anotações no verso, separar o lixo reciclável. São muitas as ações que, além de fazer bem ao planeta, servirão para reduzir custos e estimular os funcionários a levarem esses hábitos para suas casas.

2 – Realizar atividades que envolvam a comunidade

Sua empresa pode realizar atividades em datas específicas que envolvam a comunidade, como promover um bazar beneficente, uma gincana com crianças, palestras sobre assuntos diversos, como empreendedorismo, por exemplo, voltada aos pequenos empresários locais. Para isso, pode se unir a outros negócios locais, assim, cada um contribui da forma que puder e, juntos, tornam-se mais fortes.

3 – Apoiar projetos sociais através de doações

O apoio financeiro a projetos já existentes também é muito relevante. Verifique as instituições da sua cidade, como orfanatos, creches e asilos, além de ações pontuais voltadas para o combate à violência contra a mulher, pessoas em situação de rua, incentivo à educação, entre outras.

4 – Incentivar os colaboradores a participarem de ações como voluntários

Mesmo que não possa oferecer valores altos ou realizar grande projetos, pode convidar seus colaboradores a atuarem ao seu lado como voluntários em ações sociais. Realizar uma visita a um orfanato ou asilo, por exemplo, e promover um dia especial para as crianças e os idosos é uma atitude muito positiva e que irá beneficiar a todos os envolvidos.

5 – Compre insumos de produtores locais

Além de ações como as citadas anteriormente, também é interessante incluir a responsabilidade social dentro da gestão da empresa. Sempre que houver a possibilidade, dê preferência para comprar insumos de produtores locais. Assim, estará fortalecendo outros pequenos negócios como o seu e incentivando seu desenvolvimento.

Por mais que empresas visem o lucro, é possível fazer isso sem deixar de lado a responsabilidade social. Se você é dono do seu próprio negócio, encontre maneiras de ajudar a sua comunidade. Faça a sua parte e incentive os demais através do exemplo!

Fontes:

https://blog.cyrela.com.br/responsabilidade-social/

https://blog.egestor.com.br/5-dicas-de-acoes-de-responsabilidade-social-para-pequenas-empresas/