A vida empreendedora pode ser fantástica. São muitos os profissionais da área que passamos a admirar, a tomar como exemplo e até mesmo a imitar. Lemos entrevistas, assistimos aos vídeos e procuramos seguir essas pessoas de sucesso com muita inspiração por seus ensinamentos.

No entanto, o que alguns podem não saber é que esse estilo de vida é repleto de altos e baixos. Assim, muitas das coisas que aprendemos sobre o empreendedorismo podem mostrar uma outra face na prática.

Por conta disso, separamos 8 lições de empreendedorismo que contradizem aquilo que você aprendeu até aqui:

  1. Você não precisa de grandes financiamentos

Contrair empréstimos bancários ou de investidores-anjo foi, por muito tempo, a palavra de ordem do meio empreendedor. A ideia era conseguir o máximo possível de dinheiro o quanto antes, para depois pensar no modelo de negócios.

Hoje em dia, porém, receber um financiamento muito cedo pode representar um risco muito alto. Portanto, a dica é não sair atirando para todos os lados, mas encontrar parceiros estratégicos experientes, que tenham um interesse real na sua ideia e que, portanto, possam propor modelos de negócios mais frutíferos.

  1. É preciso construir valor

Muita gente se preocupa com o faturamento da empresa e com quanto ela poderá valer futuramente para o caso de ser vendida. No entanto, isso é uma consequência de outras operações no dia a dia da empresa.

Por isso, a prioridade deve ser construir valor para o empreendimento. É necessário criar uma marca, investir na qualidade dos produtos ou serviços e, assim, oferecer à sociedade soluções realmente relevantes e que fazem a diferença.

  1. O fracasso é recorrente e faz parte

PSC

Os fracassos e os erros fazem parte da rotina de qualquer empreendedor. Isso não é uma desvantagem, desde que sejamos capazes de perceber os ensinamentos que esses erros todos têm a nos ensinar.

Por exemplo: se você tentar dar conta de diferentes funções ao mesmo tempo e acabar não tendo bons resultados na maioria delas, tem que aprender a delegar. Por isso, ao fazer algo novo, erre e aprenda com seu erro até alcançar o caminho do sucesso. Aliás, o sucesso não é o oposto do fracasso, mas uma consequência dele.

  1. Toda iniciativa pode transformar o mundo

Você não precisa ser dono de uma multinacional líder de segmento para achar que pode transformar o mundo num lugar melhor. Com sua pequena empresa, será que é possível ao menos ajudar as pessoas do seu bairro? Da sua rua?

Promover uma arrecadação de alimentos no Natal ou de agasalhos no inverno já é uma ótima maneira de engajar sua comunidade local junto à sua marca. Além de fazer o bem, você se torna conhecido e reconhecido por seu perfil.

  1. Inspirações surgem de onde menos esperamos

Muitos empresários se gabam de ter lido a maioria dos livros dos grandes mestres da administração moderna, do marketing e do empreendedorismo. Você pode perfeitamente beber dessas fontes, se assim desejar, mas saiba que elas não são as únicas.

Você pode encontrar a motivação diária e até mesmo a solução para grandes problemas com fábulas da infância, um livro religioso, uma reportagem na televisão e até mesmo com uma simples conversa com seu filho ou com seus avós. Valorize esses momentos. Eles podem render bons conhecimentos.

  1. Conhecimento técnico não é tudo

Se você é empreendedor, em algum momento terá que contratar alguém. É claro que deverá analisar o currículo das pessoas e entrevistá-las para conhecer suas competências e experiências. No entanto, isso apenas não basta.

Contrate pessoas conhecendo também o seu caráter, suas habilidades fora do meio profissional e os traços de sua personalidade. Questões como essa ajudam a construir um dia a dia mais tranquilo, pois você sabe que pode confiar nos funcionários, não apenas por serem especialistas em suas funções, mas por serem seres humanos confiáveis, honestos e transparentes.

Ah, e não se esqueça de dar a essas pessoas um ambiente onde possam errar e aprender com os próprios erros. Isso as faz crescerem individualmente e como equipe.

  1. Empresas precisam de cultura

Se você é dono de um empreendimento, deve valorizá-lo como algo único, diferente de qualquer outra empresa. Isso se faz por meio de uma cultura empresarial, ou seja, de hábitos, costumes e princípios únicos.

Você pode transformar seus funcionários numa verdadeira família se for um líder acessível, que ajuda, que promove reuniões e eventos, ou que faz um simples café da manhã com suas equipes. Não encare seu negócio apenas como trabalho, mas como uma extensão de sua própria casa.

Se perder essas questões culturais, acabará sendo dono de uma empresa sem identidade, como qualquer outra. Será apenas mais um trabalho, e não o seu empreendimento.

  1. Empresas se fazem com pessoas e para pessoas

Por fim, se você realmente deseja que seu negócio prospere, precisa parar de ver números em tudo. Clientes são pessoas. Produtos são soluções. Preços são trocas para obter essas soluções.

Todas as suas ações precisam ser pensadas para estreitar relacionamentos, seja com os clientes, funcionários, parceiros, fornecedores, enfim todos os envolvidos em seu negócio. É importante ver números, mas não se esqueça de que empresas são feitas por pessoas. Estudar o comportamento humano e ter empatia são sempre as melhores maneiras de garantir o sucesso.