Todo empreendedor que busca expandir o seu projeto ou iniciar uma nova empresa deve ter em mente a importância de definir, com antecedência, o plano e o modelo de negócio que vão nortear o seu empreendimento. Ao fazer esse planejamento, o empresário tem a oportunidade de conhecer todos os pontos fortes e fracos do seu projeto.

Neste artigo, vamos compreender melhor o significado destes termos, que tanta confusão podem causar em quem está começando a empreender. Para saber mais sobre o tema, continue a leitura do artigo a seguir!

Compreendendo os termos

Antes de iniciar qualquer atividade de cunho empreendedor, é importante planejar todas as ações. Muita gente se complica, e até mesmo desiste de empreender, porque faltou planejamento do seu empreendimento. Nesse sentido, é preciso definir o plano de negócio e o modelo de negócio, duas coisas que parecem a mesma, mas não são. Vamos compreendê-las melhor.

O planejamento estratégico de um empreendedor precisa passar por quatro fases:

  1. Identificação de oportunidades de negócios;
  2. Elaboração do plano de negócios;
  3. Captação de Recursos (financeiros, físicos, humanos e tecnológicos);
  4. Gerenciamento (medidas para manter e expandir a empresa).

O plano de negócio consiste em um levantamento minucioso e completo sobre a empresa, elencando as suas forças, oportunidades, fraquezas e ameaças — a exemplo do modelo SWOT. Dentro do plano de negócios, devem estar presentes: a descrição dos produtos/serviços, a análise dos concorrentes, a praça, os preços, a definição do segmento da empresa, a expectativa de retorno financeiro, as estratégias de marketing e a classificação fiscal.

O modelo de negócio, por sua vez, é um documento que apresenta o objetivo principal da empresa, bem como as suas projeções de crescimento, rentabilidade, nichos e oportunidades de mercado. Para quem deseja empreender, mas ainda não conta com capital suficiente, esse é um meio efetivo para conquistar sócios e lançar a sua ideia.

O que é um plano de negócios?

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O plano de negócios corresponde à segunda etapa do planejamento estratégico. Ele consiste em um documento bastante detalhado, que tem o objetivo de definir o que é o negócio e quais são os seus objetivos. Esse documento ajuda a reunir informações que permitem ao empreendedor perceber se sua ideia é viável ou não, antes mesmo de sair do papel.

Esse conjunto de dados reduz as incertezas e riscos do negócio (por mais que seja impossível eliminá-los completamente). Assim, ele viabiliza a gestão e a expansão da empresa, a organização estrutural do empreendimento, as ações de comunicação e a obtenção de recursos.

Quais são as funções de um plano de negócios?

Um plano de negócios apresenta basicamente três funções:

  1. Planejamento: ele ajuda a planejar todas as ações da empresa em âmbito mercadológico, técnico, financeiro, jurídico e operacional;
  2. Diagnóstico: ele permite que seja efetuada uma avaliação comparada entre o que foi previsto e o que foi realizado, permitindo a execução de medidas para corrigir os desvios identificados;
  3. Financiamento: o plano de negócios é o conjunto de todos os argumentos de que o empreendedor dispõe para captar recursos externos.

O que é um modelo de negócios?

Já deu para perceber que o plano de negócios é um documento bastante extenso e detalhado. O modelo de negócio, em contrapartida, é algo mais simples e conciso, que pode ser redigido em uma única página.

O modelo de negócios é um resumo, contemplando a essência do negócio. Ele explica o que é a empresa, como ela obtém recursos e quais soluções ela oferece à sociedade, sob a forma de produtos ou serviços.

Este documento não é tão profundo quanto o plano de negócios, que inclui planos financeiros, estratégias de marketing, aspectos jurídicos, entre outros itens de maior detalhamento.

Quais são as funções de um modelo de negócios?

O modelo de negócios tem a função de apresentar resumidamente a empresa, explicando como ela capta, produz e entrega valor. Ele costuma ser apresentado de forma mais visual, organizado em quadros, diagramas e organogramas.

O objetivo de um modelo de negócios é muito mais prático, de modo que qualquer pessoa consiga ter uma visão macro do negócio em poucos minutos. Por isso, ele deve ser elaborado antes do plano de negócios, que é um longo documento em texto corrido, que aprofunda cada tópico do modelo de negócios.

O modelo de negócios geralmente é elaborado em um quadro que, em poucas palavras, resume o que a empresa faz, contendo os seguintes itens:

  1. Parcerias-chave;
  2. Atividades-chave;
  3. Proposta de valor;
  4. Recursos-chave;
  5. Relações com clientes;
  6. Canais;
  7. Segmentos de mercado;
  8. Estrutura de custos;
  9. Fontes de renda.

Por fim, outra diferença importante entre o plano de negócio e o modelo de negócio é que o modelo é replicável. Isso quer dizer que várias empresas, mesmo de segmentos diferentes, podem seguir um mesmo modelo. Em contrapartida, o plano de negócios, por ser muito bem detalhado, só pode ser utilizado pela empresa que o elaborou, já que ele contempla dados muito específicos da sua realidade particular.

Compreendendo melhor as diferenças e a importância desses dois instrumentos, qualquer empreendedor conseguirá planejar melhor as suas ações e ser mais bem-sucedido com a sua empresa.

Como fazer o modelo de negócios?

Para conquistar boas parcerias, o empreendedor inovador deve formatar um modelo de negócios claro e objetivo, que reúna de forma clara e completa informações que poderão atrair sócios e fazer o empreendimento deslanchar.

Nesse sentido, é importante que essa proposta traga: a definição dos clientes, os diferenciais do negócio, os canais de vendas e relacionamento, as fontes de rendimentos, os investimentos necessários, os custos e o potencial de parcerias. Com isso, os possíveis associados terão melhores condições de avaliar a viabilidade da sociedade e as chances de investir na ideia.

Qual á a importância do planejamento estratégico nas empresas?

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística — IBGE, quase 50% nas novas empresas brasileiras fecham antes mesmo de terem completado 4 anos de existência.  Um dos fatores que mais influenciam na falência precoce é a falta de planejamento do negócio.

Não basta apenas gostar de fazer determinado trabalho ou achar que o segmento escolhido está em alta. É necessário buscar profissionalização e conhecimento, amadurecer a ideia e, desde o início, estruturar a empresa.

Isso evidencia a importância de formatar um plano e um modelo de negócio que orientem as ações do empreendedor, que o façam “colocar os pés no chão” e que o auxiliem a empreender de maneira mais coesa e realista.

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