Ter um perfil de sucesso no Instagram é um trabalho que depende de diversas variáveis: o quanto você conhece o seu público, o quanto você domina o assunto escolhido, a sua criatividade em criar posts e, acima de tudo, a sua dedicação e a sua paciência para fazer um trabalho bem feito.

Esse somatório de fatores não nasce do dia para a noite, mas é resultado de um conjunto de hábitos que devem fazer parte da rotina de quem vive dessa rede social. Para que você alcance resultados extraordinários, separamos 8 ações que você precisa realizar frequentemente no Instagram. Continue a leitura deste artigo e descubra que hábitos são esses!

  1. Planeje os conteúdos

Embora seja preciso deixar um espaço para os assuntos que surgirem no momento, é fundamental deixar ao menos os temas dos posts separados e planejados com antecedência. Estabeleça a frequência das suas postagens e defina as pautas que você desenvolverá.

O ideal é que você faça um planejamento mais geral no início do mês, definindo o tema principal de cada semana e, depois, especifique, dentro de cada semana, os conteúdos de cada dia. O planejamento estratégico é fundamental para que você organize a sua produção, não se esqueça de abordar algum tópico e nem fique sobrecarregado.

  1. Diversifique os formatos de publicação

Na hora de planejar as publicações do mês ou da semana, é importante levar em consideração não apenas os temas, mas também os formatos de conteúdo. O Instagram permite que você crie as publicações tradicionais do feed, os stories, os reels, as lives, enfim, diferentes mecanismos para entregar a sua informação ao público.

Se um assunto for mais corriqueiro e pontual, ele pode ser abordado nos stories. Já os assuntos mais complexos e extensos, como uma entrevista com um especialista, merecem uma live. Utilize a sua sensibilidade para identificar quais formatos são mais compatíveis com as ideias que você pretende desenvolver. Conheça e experimente as diferentes ferramentas que a plataforma oferece. Diversificar os formatos de conteúdo dinamiza a sua produção.

  1. Responda aos comentários e DMs

Os engajamentos são tudo aquilo que um produtor de conteúdo pode desejar.  Eles podem ser expressos por meio das curtidas, dos compartilhamentos, dos salvamentos de post e também dos comentários.

PSC

Sempre que possível, procure responder aos comentários que receber, tanto no próprio post quanto nas DMs (direct messages). Além de ser um reconhecimento ao carinho do seu público, o fato é também um incentivo para que as pessoas continuem engajando com as suas publicações. Se eles sabem que você os responderá, os usuários motivam-se a interagir cada vez mais com você, fortalecendo a sua atuação na rede.

  1. Seja também um consumidor de conteúdo

Para que você possa ser um grande produtor de conteúdo, também é importante ser um grande consumidor dele. A criatividade vem do nosso repertório individual. É por isso que os profissionais criativos, como os publicitários, os escritores, os arquitetos e os artistas em geral consomem conteúdos diversificados, pois nunca se sabe de onde virá a inspiração para o seu trabalho.

Assim, inspire-se em outras páginas e pessoas que têm uma boa atuação nas redes sociais, mesmo que não sejam do seu nicho de atuação. Acompanhe as tendências do momento, os memes, as músicas, os formatos preferidos do público, enfim, inspire-se para produzir um conteúdo interessante.

  1. Acompanhe as notícias

Assim como o consumo de conteúdos, ficar atento às notícias também é um hábito a ser adotado diariamente. É importante acompanhar o que se passa no Brasil e no mundo, especialmente nas notícias que possam ter algum impacto sobre o seu nicho.

Você se lembra do espaço que precisamos deixar para os assuntos que surgem no momento? Preenchê-los com as notícias relevantes é muito importante. Se você, por exemplo, tem uma página sobre economia, as altas das taxas de juros são notícias a serem divulgadas com frequência aos seus seguidores, pois são relevantes para o dia a dia deles.

  1. Analise as ações da concorrência

Em qualquer guerra, é importante observar os movimentos do adversário para antecipar-se a eles. As redes sociais não são um cenário tão violento, mas uma lógica parecida se estabelece com os concorrentes nesse ambiente.

Que tipo de conteúdo eles têm produzido? Como têm se relacionado com os clientes? Que ações promocionais têm desenvolvido? É importante acompanhar o concorrente — não para copiá-lo, mas para vencê-lo, ou seja, produzir conteúdos mais interessantes e mais completos do que ele. Além disso, as boas ideias podem até servir de inspiração, desde que você as produza de forma original, com o seu toque pessoal.

  1. Reveja as suas linhas editoriais

Imagine que você fala sobre finanças nas suas redes sociais. Dentro desse assunto, você pode abordar diversos temas, como: planejamento familiar, táticas de negociação, planos para sair das dívidas, recomendações de consumo consciente, técnicas para fazer bons investimentos, e por aí vai.

Para entender quais linhas de temas devem ser priorizadas, é importante acompanhar as métricas do seu público, ou seja, quais assuntos têm recebido mais curtidas e comentários, por exemplo. Talvez seja interessante focar mais no tema “dívidas” do que em “investimentos”, dependendo do interesse que o seu público tem demonstrado. Por isso, de tempos em tempos, é importante fazer essa análise para garantir o sucesso das suas publicações.

  1. Monitore as métricas da plataforma

Por falar em métricas, é essencial fazer um acompanhamento dos indicadores que o Instagram oferece sobre o desempenho da sua página em geral, bem como a performance específica de cada publicação. O ideal é que esse monitoramento seja feito ao menos uma vez por semana.

Esse hábito permite que você identifique os temas e os formatos que mais funcionam com o seu público, bem como aqueles que não produziram o efeito esperado. Assim, você poderá manter as estratégias bem-sucedidas e recalcular a rota naquelas que tiveram desempenhos negativos. Algumas métricas para ficar de olho no Instagram são: alcance, impressões, curtidas, comentários, salvamentos, compartilhamentos, cliques, crescimento de seguidores, visualizações (para vídeos e stories), entre outras.

Além disso, é importante conhecer as métricas que revelam qual é o seu perfil de seguidor, levando em consideração fatores como idade, gênero e localização geográfica. Esses dados podem orientar a sua produção de conteúdo, pois você terá uma noção de com quem está falando.

Que as dicas acima levem você a um sucesso incrível no Instagram! Gostou deste conteúdo? Então, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Por fim, lembre-se de compartilhar este artigo com todos os seus amigos, colegas, familiares e com quem mais possa se interessar pelo assunto, por meio das suas redes sociais!