maturidade-como-ter

Como Ter Mais Maturidade?

Por: José Roberto Marques | Blog | 18 de julho de 2018

Em se tratando do comportamento humano, a maturidade é algo que se constrói com o decorrer dos anos, da mesma maneira que ocorre com as frutas, que nascem verdes e só depois amadurecem. Apesar de ser uma condição que tem um certo tipo de relação com o tempo, é importante ressaltar que não precisa, necessariamente, estar ligada à idade, pois tem mais a ver com a qualidade das experiências que se viveu do que com a quantidade. Se deseja saber mais sobre o assunto e conferir dicas de como ter mais maturidade, é só continuar acompanhando o artigo.

Considerações Importantes Sobre a Maturidade

No Brasil, um indivíduo é considerado apto para dirigir, ingerir bebidas alcoólicas e responder judicialmente por seus atos quando completa 18 anos de vida. Por conta disso, muitos associam essa idade à maturidade. Embora realmente seja uma fase em que já é possível ter uma maior noção de responsabilidade, é importante considerar que não existe um período padrão para se tornar maduro.

Enquanto alguns jovens começam a amadurecer com 18 ou até menos idade, outros demoram mais para se tornarem conscientes em relação às suas obrigações. Isso varia porque depende das circunstâncias nas quais cada indivíduo nasceu e foi criado. É provável que os que começaram a assumir responsabilidades mais cedo se tornem maduros mais rapidamente do que aqueles que puderam contar com o apoio dos pais a todo o momento, por exemplo.

Independente de qual foi a sua experiência, saiba que não existe certo ou errado, pois cada um tem a sua história e, por isso, deve honrá-la. O importante é refletir a respeito do momento presente e fazer a sua escolha. Caso decida que quer ter mais maturidade para se sentir melhor consigo mesmo e, também, em relação aos outros, saiba que tem todas as condições para isso. Basta querer e dar o seu melhor para iniciar o seu processo de transformação e de amadurecimento.

7 Dicas de Como Ter Mais Maturidade e Viver Com Equilíbrio

Ser uma pessoa mais madura não tem nada a ver com adotar uma postura sisuda e deixar de se divertir. Na realidade, envolve ter maior sensatez e equilíbrio emocional para lidar com as mais diversas situações, algo que irá impactar positivamente tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Portanto, se deseja conquistar isso para a sua vida, coloque as dicas as seguir em prática e prepare-se para evoluir.

1 – Defina os Seus Objetivos

Se deseja se tornar uma pessoa mais madura e responsável, é importante que faça disso um objetivo claro e realista em sua mente. Além dessa medida te ajudar a conquistar o amadurecimento, servirá como experiência para utilizar em tudo o que desejar realizar em sua vida. Saber exatamente o que quer irá te proporcionar mais força e energia para continuar firme e motivado em direção às suas metas.

2 – Seja Persistente

Uma pessoa imatura certamente desistiria de seus objetivos ao se deparar com os primeiros obstáculos, mas não é isso o que você deseja, certo? Então, é fundamental que seja perseverante e consiga se manter acreditando que tem potencial para ousar e ir além. Lembre-se de que tudo na vida precisa de tempo para acontecer, portanto, tenha paciência e não desista até chegar onde deseja.

3 – Saiba Ouvir o Outro

Muitos agem durante uma conversa como se estivessem em uma competição para saber quem consegue falar mais. Se, por acaso, costuma agir dessa forma, saiba que está perdendo grandes oportunidades de conhecer melhor o outro e o seu ponto de vista e, assim, aprender muito com ele. Dessa maneira, é interessante que comece a desenvolver as suas habilidades como ouvinte, porque ser maduro também envolve saber escutar na essência.

4 – Aprenda a Se Controlar

Para ter mais maturidade é fundamental que aprenda a gerenciar os seus pensamentos, emoções e comportamento. Saiba identificar o que sente e pensa antes de agir, para que evite fazer coisas das quais venha a se arrepender no futuro. Sentir raiva ou medo, por exemplo, é completamente normal e faz parte da condição humana, contudo, é necessário evitar que esses sentimentos controlem a sua inteligência e, consequentemente, as suas ações.

5 – Respeite as Opiniões Alheias

O que costuma fazer quando se depara com alguém que tem opiniões completamente diferente das suas? Ouve o que o outro tem a dizer e consegue conversar normalmente ou se irrita e tenta impor as suas ideias sobre ele a todo o custo? Se respondeu a primeira opção, parabéns, pois essa é uma postura bastante madura. Contudo, se a sua resposta foi a segunda, saiba que sempre é possível trabalhar isso dentro de si para que aprenda a respeitar o diferente, afinal o outro tem o mesmo direito de se expressar que você.

6 – Enfrente os Seus Medos

Muitas crianças têm medo do escuro e, conforme vão crescendo, isso tende a diminuir. E você, quais são os seus medos? Existe algum que sente que está atrapalhando o seu desenvolvimento? Se sim, experimente repensá-lo de forma racional, para que perceba se realmente tem fundamento. É claro que zelar pela própria segurança é importante, contudo, existem receios que servem apenas para bloquear as suas ações e te impedirem de evoluir.

7 – Assuma as Suas Responsabilidades

Se a intenção é realmente ter mais maturidade, é necessário que comece a assumir as suas responsabilidades. Isso inclui tanto pedir desculpas ao falhar com alguém quanto fazer as suas próprias coisas, sem depender dos seus pais ou de outras pessoas para isso. É claro que poder contar com ajuda em momentos específicos e de maior necessidade é fantástico, entretanto, arrumar a sua própria cama, limpar o seu quarto e realizar outras atividades comuns do cotidiano é o mínimo que pode fazer para se tornar mais responsável.

Ao fazer a escolha de se tornar uma pessoa mais madura, estará dizendo sim para a sensatez, para o equilíbrio e para a felicidade. A maturidade é positiva porque traz mais autoconfiança, elimina dramas desnecessários e descomplica a vida, permitindo que canalize as suas energias para as coisas que são realmente importantes.

 

Copyright: 640975693 – https://www.shutterstock.com/pt/g/rido

Deixe seu Comentário: