Hoje em dia, empregadores do mundo inteiro têm valorizado especialmente as competências interpessoais, aquelas que máquina nenhuma pode substituir. Mais do que o conhecimento técnico de suas respectivas áreas de atuação, profissionais precisam ser empáticos, otimistas, adaptáveis, criativos e capazes de solucionar problemas.

Isso é o que nos torna diferentes de qualquer máquina. Aliás, no meio dessas competências, há uma que têm atraído especial atenção: a persuasão.

Persuadir alguém é ser convincente, sabendo expor suas ideias de modo a fazer com que a outra pessoa também acredite nela. Obviamente, essa característica é cada vez mais necessária nas negociações com clientes, fornecedores e parceiros de negócios. A boa notícia é que ela pode ser aprendida e desenvolvida.

Mas, como podemos ser mais persuasivos? Confira 5 meios a seguir:

  1. Não bata de frente

Se você tem opiniões diferentes, ou mesmo antagônicas às dos seus colegas, não encare as conversas como brigas. Ser persuasivo exige que você consiga analisar as situações sob o ponto de vista do outro e, a partir dessa análise, gradativamente mostrar-lhe que há outras maneiras de ver o mundo.

Ao invés de bater de frente, pense em como você pode concordar com a pessoa em algo e, lentamente, introduzir suas ideias para refutar os argumentos contrários, sem ser brusco ou ter pressa. É um jogo delicado, mas que dá mais resultados do que criar uma guerra.

  1. Equilibre a razão e a emoção

Estudos indicam que a persuasão está intimamente associada às emoções das pessoas, como ocorre na publicidade, por exemplo. No entanto, isso jamais deve ser tomado como regra. Há determinados públicos que são mais orientados a dados e argumentos racionais, de modo que expressar emotividade com eles acaba produzindo resultados negativos.

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Portanto, analise as circunstâncias. Se você quer vender uma viagem para Paris para uma família, muito provavelmente carregará seu discurso de emoções. Em contrapartida, para convencer seu cliente a investir na bolsa de valores, deverá apresentar argumentos muito mais racionais. Portanto, saiba ler nas entrelinhas.

  1. Utilize recursos visuais

Já ouviu falar que uma imagem vale mais que 1000 palavras? Pois é. Estudos afirmam que o cérebro humano processa imagens de forma muito mais rápida do que as palavras. Além disso, a tendência é que as imagens sejam muito mais facilmente lembradas do que qualquer palavra escrita ou falada.

Por isso, durante seu processo de argumentação, procure traduzir seus argumentos sob a forma de gráficos, tabelas e imagens. Elas ajudam as pessoas a terem noções mais claras sobre as vantagens do seu ponto de vista. Além disso, esse tipo de recursos oferece um caráter mais científico ao seu discurso, o que sempre produz mais credibilidade.

  1. Aposte no poder das narrativas

Mais um clássico da publicidade contemporânea: ao invés de fazer uma lista de efeitos de um medicamento, é mais persuasivo dar um exemplo. Mostrar a história de uma mulher que trabalha num escritório, tem que cuidar da casa e dos filhos, fica com dor de cabeça e encontra no medicamento X a cura quase instantânea é muito mais interessante.

Quem assiste ao filme de 30 segundos se identifica com essa mulher, pois tem uma rotina parecida com a dela e também pode sofrer de dores de cabeça. Portanto, é mais um meio de “entrar no universo” do espectador e demonstrar, de modo prático, como aquele medicamento é poderoso.

A estratégia é bem mais impactante do que falar sobre princípios ativos e sobre a taxa de efetividade obtida em laboratório, por exemplo. Se for incluir algum dado, porém, utilize os recursos visuais do item anterior.

  1. Organize o ambiente

Se você vai falar com um grupo de pessoas, pense na disposição das cadeiras, por exemplo. Se estiverem enfileiradas, isso transmite uma ideia de individualidade. Em contrapartida, se estiverem dispostas em círculo, o formato produz uma sensação de acolhimento e coletividade.

Esse é apenas um exemplo de como a organização do ambiente pode produzir diferentes sensações, como: pertencimento, afeto, hierarquia, distanciamento, acolhimento, opressão, calor, frieza, entre outros. Assim, avalie seus objetivos e crie espaços que os favoreçam.

Por fim, procure colocar em prática as dicas acima para ser mais persuasivo e alcançar seus objetivos. Se conseguir utilizar todas ao mesmo tempo, melhor ainda! Invista em seu desenvolvimento pessoal e melhore suas ferramentas e estratégias de comunicação.