Se há uma pergunta que deixa qualquer pessoa sem jeito em entrevistas de emprego é “Por que você quer trabalhar nessa empresa?”. Até o mais confiante dos profissionais fica abalado diante dessa pergunta, querida pessoa. Por mais desconfortável que ela possa ser, fugir dela é impossível. 

E é como dizem: “se não tem como vencer, junte-se a eles”. Então, em vez de torcer para que não façam esse questionamento nas entrevistas de emprego, que tal preparar-se para respondê-la? Para ajudá-lo, preparamos este artigo com dicas e sugestões de respostas. Continue a leitura e inspire-se!

A importância da pergunta “Por que você quer trabalhar nesta empresa?”

Nas entrevistas de emprego, é importante saber justificar “por que você quer trabalhar nesta empresa”. Por ser algo que muitos entrevistadores desejam saber dos candidatos, é importante que você tenha uma resposta inteligente e perspicaz praticamente na ponta da língua. 

Não pense você que essa pergunta é feita com o intuito de prejudicar os candidatos. Os selecionadores sempre a fazem nos processos seletivos na intenção de escolher o perfil certo e mais condizente com as necessidades organizacionais.

Vale, ainda, mencionar que essa pergunta tem como meta avaliar quais são os objetivos profissionais do candidato, saber qual é o seu conhecimento em relação à empresa e, especialmente, o que o candidato tem a oferecer à organização, caso seja escolhido no processo seletivo. Como tal, é um momento que pode ser decisivo para a contratação ou não do futuro colaborador.

Por toda a importância que essa pergunta apresenta é que se faz necessário ter o devido preparo para responder a essa questão. Afinal, o intuito é transmitir aos selecionadores de que você é o que a empresa espera, não é mesmo? 

PSC

A grande questão que assola os candidatos – e que poderá deixá-lo com certo desânimo – é que não existe uma resposta padrão para esse questionamento. Cada contratante busca em cada processo seletivo, candidatos com características e habilidades diferentes, e isso faz com que as respostas buscadas por cada empresa sejam diferentes também.

Então, como agir diante dessa pergunta? O ideal é que, na sua entrevista de emprego, você seja o mais autêntico e verdadeiro possível. Não só diante desta pergunta, mas ao longo de todo o processo seletivo, é importante não inventar personagens ou mentir sobre si mesmo. Se o intuito é que a empresa o conheça mais a fundo, nada melhor do que apresentar uma resposta condizente com o seu eu profissional, certo?

4 dicas para preparar-se para essa pergunta

Para que você responda a essa pergunta de maneira convincente e honesta, é preciso um pequeno preparo antes da entrevista. São pequenas reflexões incrivelmente poderosas que o ajudarão a conquistar essa tão sonhada vaga de emprego!

  • Levante informações sobre a empresa

Com a acessibilidade promovida pelas redes sociais, ficou muito mais simples conhecer a empresa que oferece a oportunidade de trabalho. Sites e perfis nas principais redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, por exemplo) estão disponíveis para todos os usuários.

Dê uma olhada nas publicações, leia a história da empresa, verifique os segmentos de atuação e os produtos/serviços e conheça a missão e os valores da organização — muitas empresas disponibilizam essas informações nos seus sites. Fazer essa pequena pesquisa contribui também para que você tenha certeza se quer (ou não) fazer parte do quadro de colaboradores da empresa.

  • Faça um resgate dos seus próprios objetivos profissionais

Quando alguém pergunta por que você quer trabalhar naquela empresa, o recrutador quer saber como a organização pode beneficiar você e como você pode beneficiar a organização. Por isso, o autoconhecimento conta muito nessa resposta. Quanto mais você conhecer os seus valores, objetivos profissionais, conhecimentos, habilidades e atitudes, mais conseguirá dar uma resposta adequada.

Como sempre, não existe certo ou errado, mas existe o candidato cuja resposta é mais compatível com as expectativas da empresa. Por isso, fale sempre a verdade, de modo que haja uma compatibilidade real e positiva às partes envolvidas.

  • Analise as formas de acesso e transporte

Pode parecer um conselho até bobo, mas acredite: muitas vezes, o medo de chegar atrasado a uma entrevista de emprego faz com que muitos candidatos fiquem inseguros na hora de conversar com os selecionadores. Por isso, assim que receber a confirmação da entrevista, verifique quais são as melhores formas de chegar até a empresa, como é o trânsito no horário definido e organize a sua agenda para o dia da entrevista.

Essas medidas amenizam a chance de ocorrência de imprevistos. Além disso, conhecer os caminhos entre a sua casa e a empresa já é um fato importante para que você organize a sua rotina, caso seja contratado.

  • Conheça os concorrentes e o mercado em questão

Assim como é acessível conhecer a empresa, também é fácil ter informações sobre os possíveis concorrentes e as estratégias utilizadas por eles. Isso nos leva a outra questão importante: conhecer os concorrentes o ajudará a entender melhor o mercado que esta empresa está inserida — especialmente se for um mercado novo para você.

Assim, você poderá compreender os desafios que a organização enfrenta e como os seus saberes e competências poderão fazer a diferença. Tenha isso em mente na hora de dar uma resposta.

Confira alguns modelos de resposta para “Por que você quer trabalhar aqui?”

Para ajudá-lo a responder a essa pergunta com eficácia e sinceridade, preparamos uma pequena lista com algumas respostas poderosas para as mais variadas situações, cargos e funções que você venha a pleitear e que contribuirão com a sua aprovação nos processos seletivos!

Resposta 1

Porque eu sou um profissional determinado, proativo e comprometido com os resultados da empresa. Já me vejo aqui, trabalhando e colaborando com meus conhecimentos e experiências na área X para que esta empresa cresça ainda mais e conquiste grandes resultados”.

Essa resposta é indicada para mostrar o quão proativo e determinado você é enquanto profissional. Demonstra também que você acredita no potencial da empresa no mercado e que as suas habilidades profissionais contribuirão de maneira positiva com os futuros resultados.

Resposta 2

Porque eu quero fazer parte de uma empresa que tem tradição de mais de 100 anos no mercado, que é conhecida pela sua excelência e inovação, que cresceu 20% em meio à crise, que investe no desenvolvimento dos seus profissionais e que acredita em talentos como eu”.

Utilize essa resposta para deixar evidente que o seu interesse em fazer parte do quadro de colaboradores é pautado pela admiração que você tem pela história da empresa. Essa também é uma boa resposta para mostrar a sua confiança nos seus talentos profissionais e o seu conhecimento acerca daquela organização.

Resposta 3

Porque eu acredito que essa empresa é um lugar onde os profissionais são valorizados e têm oportunidades de mostrar o seu potencial e os seus  talentos. Eu quero ter essa chance e colaborar com as minhas experiências, habilidades, conhecimentos e dedicação, a fim de que a organização continue crescendo e obtendo sempre grandes resultados. A minha intenção é crescer junto e também ter sucesso na minha carreira ao fazer parte dessa equipe”.

Essa é uma resposta que pode ser utilizada para mostrar que você conhece a empresa. Mostra também que você acredita que ela dará a você oportunidades de crescimento e que você valoriza isso. Além disso, demonstra o quão importante a sua carreira é para você e o seu comprometimento profissional.

Resposta 4

“Porque acredito que os valores que essa empresa defende fazem muito sentido e vão ao encontro dos meus próprios valores. Para mim, é muito importante estar em uma organização que tem como missão a (mencione a missão) e um valor tão grandioso quanto (mencione o valor). Fazer parte de uma empresa consolidada, que apresenta essa missão e esses valores é realmente bastante motivador”.

Essa resposta é eficaz para ressaltar que você conhece e admira a missão e os valores da empresa. Outro fator importante: ela mostra que você está em sintonia com a organização empresarial. Demonstra que você é um profissional preparado e ciente das possíveis responsabilidades que terá ao fazer parte daquele ambiente.

Resposta 5

Porque desde que comecei a minha carreira nesta área, fazer parte desta empresa sempre foi a minha meta. Acredito que aqui poderei mostrar as habilidades profissionais que desenvolvi ao longo dos anos, além de aprender mais e mais. Não é todo dia que se tem o privilégio de trabalhar com uma gestão tão qualificada. Fazer parte desta empresa é a realização de um sonho profissional e uma importante etapa para a minha carreira”.

Utilize essa resposta para demonstrar o seu contentamento e alegria em poder fazer parte do quadro de colaboradores da empresa. É uma forma perspicaz de mostrar aos selecionadores o quão significativa é a sua contratação para você — enquanto pessoa e também enquanto profissional.

Essas são inspirações e exemplos de respostas que você pode usar para dizer por que você quer trabalhar nesta empresa e sair-se bem na entrevista de emprego.

Como o coaching pode contribuir com o seu sucesso profissional?

Se você deseja ter mais autoconfiança na sua carreira profissional — a começar pela entrevista de emprego, saiba que o coaching tem técnicas e ferramentas poderosas, que poderão ajudá-lo nesse processo. São inúmeros os benefícios promovidos pelo método. A seguir estão os principais deles, que só o coaching pode promover para a sua carreira profissional. Confira!

  • Autoconhecimento

Os processos de coaching promovem uma verdadeira viagem dentro de si. O autoconhecimento é importante em todas as áreas da vida. No campo profissional, ele contribui de maneira poderosa na tomada de decisões importantes para a carreira. 

A partir do que se sabe sobre si mesmo, será mais seguro e eficiente escolher qual carreira seguir, os cargos a serem pleiteados, a rotina de trabalho desejada, entre outras questões. O autoconhecimento é o primeiro passo para ter uma vida profissional feliz e repleta de realizações. Vale dizer que é ele quem o ajudará a responder de maneira confiante o que o leva a querer trabalhar em uma empresa X.

  • Escuta na essência

Muito mais do que falar sobre si mesmo em uma entrevista de emprego, você também ouvirá o que os entrevistadores têm a dizer sobre a empresa e demais informações relevantes para o processo seletivo. Por isso, saber ouvir na essência é importante, pois assim você mantém a sua atenção voltada para o seu interlocutor – no caso, os selecionadores.

  • Empatia

empatia é uma habilidade muito poderosa em várias situações da vida. Em entrevistas de emprego, tanto individuais ou em grupo, ter empatia é de extrema importância para que você mostre aos selecionadores a sua capacidade de trabalhar em equipe, além da sua maturidade enquanto profissional. O processo de coaching o ajuda a entender que, por mais que você deva lutar pelos seus objetivos, quase todas as demais pessoas estão fazendo o mesmo, e é importante respeitá-las sempre.

  • Inteligência emocional

Desenvolver a sua inteligência emocional contribui bastante com o seu sucesso em situações como uma entrevista de emprego. A inteligência emocional faz com que você conheça as suas emoções e encontre as melhores maneiras de lidar com elas, administrando a sua intensidade. Graças a ela, é possível ser mais empático e construir relações interpessoais mais saudáveis. Além disso, essa habilidade garante uma tomada de decisão mais racional, evitando atitudes impulsivas e nocivas.

  • Objetivos claros e planejamento estratégico

Por fim, é claro que o coaching ajuda as pessoas a definirem objetivos realistas e específicos para as suas vidas profissionais, com base no seu autoconhecimento. É o que chamamos de “estado desejado”. Aliás, o propósito do coaching é justamente, com todas as suas técnicas, conduzir as pessoas do estado atual ao estado desejado. Isso se faz com planejamento estratégico, ou seja, potencializando as suas forças e resolvendo os seus pontos de melhoria para alcançar as suas metas.

Essas são as dicas que deixamos aqui para você, querida pessoa! Importante dizer que as respostas mencionadas acima são singelas sugestões. Se você preferir fazer algumas alterações para se sentir mais à vontade e construir argumentações que façam mais sentido para você, sem problemas! 

O importante é que as suas respostas destaquem os seus diferenciais e englobem os seus conhecimentos profissionais. Elas devem também destacar as qualidades da empresa e, principalmente, mostrar como essa junção de forças — as suas e as dela — pode trazer ótimos resultados para a organização empresarial.

Que este conteúdo possa contribuir de maneira positiva e poderosa com o seu sucesso profissional, querida pessoa! E você, ser de luz, o que costuma responder quando perguntam “Por que você quer trabalhar nessa empresa”? Utilize o espaço abaixo para contar as respostas que você já utilizou ao longo da sua carreira. Por fim, se este conteúdo o ajudou e você acredita que ele pode contribuir com o sucesso profissional de outras pessoas, curta e compartilhe nas suas redes sociais!