Quando alguém é novo no mercado de trabalho, saber como se preparar para uma entrevista de primeiro emprego é um dos primeiros desafios que os jovens têm que enfrentar no seu caminho profissional. Como são inexperientes, eles têm muitas dúvidas do que colocar no currículo e, especialmente, do que apresentar aos selecionadores em relação às suas experiências profissionais, uma vez que muitos inclusive acreditam que ainda não tiveram nenhuma.

Se esse é o seu caso ou o dos seus filhos/sobrinhos/alunos, saiba que algumas experiências adquiridas na escola, ou mesmo em pequenos trabalhos em família, podem ser utilizadas para exemplificar algumas das competências e habilidades profissionais. Por isso mesmo, antes de entrar no mercado, é importante sempre buscar adquirir, por meio de projetos escolares ou mesmo de pequenos trabalhos informais, conhecimentos que deem suporte para a sua entrevista de primeiro emprego.

Neste artigo, vamos conferir algumas dicas para que os novatos no mercado de trabalho obtenham sucesso nesse momento tão importante. Continue a leitura e saiba mais!

Como preparar-se para a entrevista de primeiro emprego?

De modo geral, tanto para quem está começando como para quem tem certa experiência profissional, algumas regras são básicas. Vamos conhecer quais são os comportamentos que os selecionadores esperam dos candidatos e também as competências, qualidades e diferencias que eles buscam!

1. Administre as suas emoções

É natural ficar nervoso antes de uma entrevista avaliativa. Contudo, tenha em mente que o mundo não vai acabar se você não for aprovado e que aquele não é o único emprego que existe. Dê o seu melhor e lembre-se de que você estará diante de outro ser humano que, muito provavelmente, também já passou por uma entrevista de primeiro emprego. Por isso, durma bem na véspera, respire fundo, medite, ore, enfim, faça aquilo que o ajuda a amenizar o estresse e a ansiedade.

2. Seja pontual

Ter pontualidade significa que você respeita as regras e que você jamais deve chegar atrasado a uma entrevista de emprego, pois isso, além de denotar falta de educação, deixa uma impressão negativa quanto à sua capacidade de cumprir os seus horários e compromissos. Portanto, chegue pelo menos 30 minutos antes do horário combinado para garantir que está no lugar certo e mostrar que é pontual. Pesquise com antecedência o endereço da entrevista e os meios de transporte para chegar lá.

3. Fique atento ao vestuário

PSC

Ainda que você seja jovem e descolado, é importante saber que existe o chamado dress code empresarial, ou seja, um código de vestimentas que orienta sobre o que os profissionais devem usar ou não em seu trabalho. Cada empresa tem o seu código. Por isso, ao ser chamado para uma entrevista de emprego, escolha as suas roupas corretamente, buscando sempre adequar-se a ele.

Para homens, calça, camisa social e sapato, por exemplo, são sempre eficazes. Para as mulheres, blusas sociais (sem decotes profundos ou transparências), saias na altura dos joelhos e não muito coladas, calças e sapatos não muito chamativos são boas pedidas.

Em alguns casos, uma peça jeans (camiseta, camisa ou calça) também pode ser combinada com outras mais formais. Evite ir vestido de short, saias ou blusas curtas, além de bonés (porque tampam o seu rosto), muitos adereços e maquiagem forte. Evite também as camisas de times esportivos ou da seleção. Ah, evite também usar muito perfume ou fragrâncias muito fortes.

Tudo é uma questão de bom senso e do perfil da empresa. Caso ela seja mais formal e exija roupas mais formais também, é importante se informar para que, na entrevista, você escolha a roupa adequada e deixe uma boa impressão.

4. Informe-se sobre a empresa

Antes de ir para a sua primeira entrevista de emprego, procure na internet informações sobre a empresa. Visite o site da organização e informe-se sobre a sua história, o ramo de atuação, os produtos e serviços comercializados, a missão, a visão e os valores da organização. Desde já, vá pensando no que você poderá agregar de positivo a ela, pois essa pode ser uma pergunta do seu selecionador. Analise os seus conhecimentos e habilidades para refletir sobre como você pode ajudar aquela organização.

5. Pense positivo e valorize os seus aprendizados

Na nossa vida, tudo é uma oportunidade de aprendizado e crescimento. Com a sua entrevista de emprego não é diferente. Portanto, procure pensar nela como uma chance de conhecer o mercado de trabalho, de entender melhor como as coisas funcionam, de saber o que os recrutadores esperam dos candidatos, de treinar para futuras entrevistas e de mostrar um pouco do que aprendeu até aqui.

Por isso, não se cobre tanto por não ser tão experiente ainda. Lembre-se disso e compartilhe as suas experiências na escola, na igreja, no bairro, ou mesmo em família. Ressalte os seus aprendizados como membro de uma equipe esportiva, as suas participações em gincanas e olimpíadas escolares, trabalhos voluntários e até mesmo ações em casa, como pagar as contas e cuidar dos seus irmãos, por exemplo.

6. Fale sobre as suas qualidades comportamentais

Valorize as suas experiências e fale sobre as suas qualidades, como: organização, habilidade com números (raciocínio lógico), desenho, facilidade de comunicação interpessoal, foco, criatividade, domínio de idiomas, aprendizagem rápida, determinação, espírito de liderança, e por aí vai. Ressalte também a sua vontade de aprender e de crescer e fale que busca apenas uma oportunidade para mostrar o seu potencial. Mostre que você pesquisou sobre a empresa e, assim, você poderá conquistar o recrutador!

E você, ser de luz, se lembra de como foi a sua primeira entrevista de emprego? Tem mais alguma dica que você gostaria de acrescentar à nossa lista? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!