Não existe uma fórmula mágica para empreender. As pessoas seguem por caminhos distintos, recalculam a rota, refazer trajetos até encontrarem aquilo que tanto almejaram.

Por isso, mesmo sabendo que a receita pode ser diferente dependendo das pessoas e das circunstâncias, ficam aqui 18 conselhos para quem está pensando em empreender de forma equilibrada em busca do sucesso:

  1. Tenha cautela ao tomar dinheiro emprestado ou ao emprestar dinheiro

Dinheiro para um investimento é sempre uma quantia considerável. Não é um almoço ou um jantar. Emprestar dinheiro a alguém requer muita consideração, pois não sabemos quando obteremos o dinheiro de volta. Da mesma forma, adquirir um empréstimo é contrair uma dívida, e precisamos saber exatamente como e quando pagá-la. É preciso estar emocionalmente equilibrado para tomar decisões do tipo.

  1. Seu negócio é como um membro de sua família

Ele vai te dar despesas, ele vai tomar seu tempo, ele vai te dar dores de cabeça, mas você faria tudo para vê-lo prosperar. Poderíamos estar falando do seu filho, mas estamos falando de sua futura empresa. Ela vai exigir todas essas coisas, e muito carinho para fazê-la crescer e tornar-se uma grande marca.

  1. Mas cuide de sua família de verdade

Equilíbrio é tudo. É importante dedicar-se aos negócios, mas jamais se esqueça de dedicar um tempo de qualidade aos seus filhos, esposa, marido, pais e amigos. Essas pessoas são a sua base, e é por elas que você luta diariamente. Demonstre seu carinho, seu afeto e não perca os momentos que se tornam memórias valiosas por preocupações com o trabalho.

  1. Estude apenas o que realmente for relevante para seus objetivos

Existem pessoas que gastam tubos de dinheiro fazendo cursos e faculdades que, na verdade, não contribuíram em nada com seu desenvolvimento profissional. Há até mesmo grandes empreendedores sem nível superior. Não quer dizer que você não deva estudar, mas escolha com sabedoria os cursos que fará para que eles realmente te impulsionem às suas metas.

  1. Pratique exercícios físicos

A prática regular de atividade física é extremamente importante para a manutenção da saúde física e mental, dois recursos de que você precisará muito ao conduzir um negócio próprio. Uma caminhada matinal já oferece os efeitos positivos em seu dia, que será muito mais produtivo.

  1. Medite

PSC

A meditação é uma técnica em que a pessoa concentra sua atenção em um único aspecto, que pode ser uma música, uma postura corporal, uma paisagem e até mesmo a própria respiração. Essa técnica é usada por grandes empreendedores e traz muitos benefícios, como: combate ao estresse, estímulo à criatividade e mais foco ao dia a dia.

  1. “Um pássaro na mão vale mais do que dois voando”

As coisas que você conquistou valem muito mais do que aquelas que você poderia ter conquistado. Portanto, sempre manifeste gratidão por tudo o que você tem, ao invés de pensar no que poderia ter tido. Não espere perder as coisas para valorizá-las.

  1. Demonstre lealdade

Ao longo de sua trajetória, você perceberá que ninguém faz nada sozinho. Você precisará de ajuda em muitos momentos, mas também terá a oportunidade de ajudar muita gente. Portanto, seja leal e grato aos que te estenderam a mão e seja paciente e generoso com aqueles que solicitarem os seus conhecimentos. Relações no meio empreendedor precisam de confiança e lealdade.

  1. “Não existe almoço grátis”

Mais um ditado para a lista. Tudo aquilo que alguém te deu precisa ser retribuído. Se alguém te auxiliou em algum projeto, você está em débito com essa pessoa. Procure auxiliá-la também, quando for preciso. Por solidárias que as pessoas sejam, elas sempre desejam algo em troca.

  1. Tenha princípios

Muita gente acredita que você será definido como empreendedor com base na fortuna que será capaz de construir. Na verdade, o que será lembrado mesmo serão os seus princípios, a sua ética e principalmente a sua maneira de lidar com as outras pessoas; o que inclui clientes, funcionários e parceiros. Sua empresa será mais respeitada se a sua reputação pessoal também for íntegra.

  1. Não trabalhe duro, trabalhe de forma inteligente

Sim, empreender é trabalhar duro também. Mas, será que você precisa realmente se esforçar tanto? Será que não existe um meio mais prático de fazer as tarefas? Pergunte-se isso antes de iniciar todo e qualquer projeto. Isso não significa ser preguiçoso, mas planejar ações para gastar o mínimo possível de tempo, dinheiro e esforços. Mas, atenção: a qualidade nunca pode ser sacrificada.

  1. Curiosidade faz bem

Empreendedores estão sempre atentos ao que surge de novo no mercado; pesquisando novos produtos, serviços, conceitos, ideias, modelos de negócios. Seja curioso, pesquise, pergunte, converse, vá a eventos e reuniões. Acumule conhecimentos e seja criativo ao adaptar as diferentes realidades que você conhece ao seu negócio. Nunca se dê por satisfeito. Sempre é possível melhorar.

  1. Seja realista

É claro que todo empreendedor precisa ter pensamento positivo. Isso não quer dizer, porém, deixar de se preparar para as coisas ruins que podem afetar seus negócios. Sonhe alto, mas sem tirar os pés do chão.

  1. Seja autoconfiante, mas não arrogante

Empreendedores precisam acreditar nas próprias ideias e convencer as pessoas ao seu redor de que elas são boas. Contudo, lembre-se de que todas as pessoas têm algum conhecimento e alguma contribuição para te dar. Ouça-as com humildade, mesmo sabendo que a decisão final é sua.

  1. Tire férias

Corpo e mente precisam de descanso. Essa ideia de trabalhar dia e noite; sem fins de semana, férias ou feriados; é uma romantização ingênua, porém, provoca problemas de saúde e prejudica a sua tomada de decisões. Se precisar fazer mudanças em sua empresa ou se for entrar num novo negócio, tome as decisões descansado.

  1. Não dê desculpas

Se você determinar um objetivo para si mesmo ou para a empresa, cumpra suas promessas. Na primeira oportunidade que você tiver de encontrar alguma desculpa, seu plano cairá por terra. É por isso que pessoas não conseguem ir à academia diariamente ou economizar dinheiro em longo prazo, por exemplo. Não cometa esses erros e seja fiel às promessas que fizer a si mesmo.

  1. Simpatia é um ingrediente poderoso

Seja para conversar com seus funcionários, negociar com parceiros e até enfrentar concorrentes, pessoas simpáticas sempre levarão vantagem. Alguém agradável de ter por perto atrai mais atenções para suas qualidades e menos para suas imperfeições.

  1. Lembre-se do quanto você é forte

A vida empreendedora é cheia de altos e baixos. Sempre que estiver passando por uma adversidade, lembre-se do quanto você é competente, pois já atravessou situações difíceis antes. Lembre-se de motivar a si mesmo antes de motivar qualquer outra pessoa.

Seguindo os conselhos acima, você entenderá que ser empreendedor não é uma tarefa simples, mas que pode ser mais agradável e bem-sucedida se você se atentar a esses 18 conselhos. Sucesso!