respire-inspire

Respire e inspire – Dicas para controlar o estresse e a ansiedade

Por: José Roberto Marques | Blog | 20 de maio de 2020

Nunca houve tantas pessoas ansiosas como temos atualmente, o que possivelmente se deve à rapidez com a qual as coisas acontecem no mundo moderno. Atividades que antes levavam horas para serem realizadas agora são concluídas com apenas alguns cliques, o que fez com que a mente de muitos passasse a funcionar de forma igualmente acelerada.

Mas, o que fazer para controlar o estresse e a ansiedade? Essa é a pergunta que todos se fazem, felizmente, existem diversas formas de conseguir isso e é exatamente esse o tema do nosso artigo de hoje, continue acompanhando e confira dicas para uma vida mais equilibrada e tranquila.

Previna-se dando uma atenção especial para seu corpo e mente. Dessa forma você irá conquistar a força necessária para te ajudar a combater o estresse e a ansieade.

10 Dicas para controlar o estresse e a ansiedade e viver com mais equilíbrio

O trabalho, a família, a casa, as notícias, estamos o tempo todo rodeados de informações e tarefas a serem cumpridas, o que pode nos deixar estressados e ansiosos. Isso sem contar em situações pontuais, como um grande acontecimento, um problema, um teste. Sentir ansiedade e estresse vez ou outra é natural, contudo, quando se torna parte da rotina, é preciso buscar formas de contornar isso e deixar a vida mais leve. Veja, a seguir, dez dicas que te ajudarão nessa missão.

1 – Crie uma rotina equilibrada para seguir

Se o excesso de informação gera ansiedade, um cuidado essencial para controlar tudo isso é através da organização e de uma rotina equilibrada. Determine horários para acordar, trabalhar, realizar outros afazeres e, claro, descansar. Através disso, terá maior controle sobre o tempo, o que trará mais tranquilidade para sua vida e evitará que, por exemplo, se estresse com alguma tarefa que tenha deixado para a última hora.

2 – Controle o tempo que passa conectado

A quantidade de informação que a maioria das pessoas consome através da internet, as notificações que chegam a todo o momento, tudo isso contribui para o estresse e a ansiedade. Desse modo, é importante que comece a controlar o tempo que passa conectado, assim, poderá fazer um uso equilibrado das redes sociais, aproveitando o melhor que elas têm a oferecer sem comprometer o seu equilíbrio emocional.

3 – Adote hábitos que façam bem à sua saúde

Praticar atividades físicas regularmente, se alimentar de forma saudável, dormir bem, são exemplos de hábitos que trazem muitos benefícios para o corpo e a mente. Você não precisa se transformar em um atleta e pesar cada grão de comida que come, basta que tenha como prioridade cuidar de si e da sua saúde, isso permitirá que faça boas escolhas que certamente terão impacto positivo no seu estado de espírito.

Você é feliz?

4 – Preencha seu tempo livre com atividades edificantes

Sabe o tempo livre que passava sempre com o celular na mão? Que tal incluir outras opções à sua rotina? Ler um bom livro, cuidar de plantas, refletir sobre a vida, fazer pesquisas sobre temas do seu interesse, são exemplos de atividades edificantes e que irão agregar para a sua vida, seja na forma de conhecimento, de conexão com a natureza e consigo mesmo, tranquilidade, são muitos os benefícios.

5 – Pratique exercícios de respiração

Ansiedade e estresse estão bastante ligados ao ato de respirar, para confirmar isso basta se atentar à sua respiração quando se sente estressado ou ansioso. A tendência é que comece a inspirar e expirar de forma mais rápida, o que acaba reduzindo a quantidade de oxigênio que vai para o cérebro, tornando o sentimento da angústia ainda mais intenso.

Por tudo isso, os exercícios de respiração são ótimos para que faça uma pausa, deixando de lado os pensamentos ansiosos para se conectar a si mesmo e sentir o ar entrando e saindo do seu corpo. Existem várias técnicas diferentes, como respirar em atenção plena, segurar o ar por alguns segundos e, em seguida, soltar, são exercícios simples de serem realizados e bastante eficazes.

6 – Medite

A meditação é uma prática de origem milenar capaz de trazer muitos benefícios para o controle do estresse e da ansiedade. Seu objetivo é manter a mente focada, pode ser em um objeto, um pensamento. Hoje, existem muitos aplicativos e áudios de meditação guiada que podem ser facilmente encontrados na internet. Permita-se tentar alguns minutos por dia e verá como pode te fazer bem.

7 – Conecte-se ao momento presente

O estresse geralmente está associado a algo que aconteceu e a ansiedade ao que vai acontecer. Assim, o indivíduo fica preso ao passado ou ao futuro, remoendo algo que passou ou temendo por algo que acha que virá. A melhor forma de se libertar dessas sensações de angústia é se conectando ao momento presente, concentrando toda sua atenção ao aqui e agora e desfrutando da sua vida em plenitude.

8 – Aprenda a apreciar sua própria companhia

Existem pessoas que se sentem ansiosas quando estão sozinhas e o melhor antídoto para isso é aprender a apreciar a própria companhia. Em vez de se lamentar por não ter ninguém por perto, alegre-se por ter a liberdade de fazer o que deseja, transformando a solidão em solitude. É possível realizar atividades muito agradáveis sozinho, ouvir uma música, preparar seu prato preferido, coisas que te farão muito bem.

9 – Passe tempo de qualidade com seus entes queridos

Assim como é importante apreciar a própria companhia, também é preciso passar tempo de qualidade com os entes queridos. Isso significa estar verdadeiramente conectado quando estiver na presença deles, ouvindo-os, compartilhando o que sente e não apenas estando fisicamente ali. Valorize cada instante perto de quem você ama, isso também te fortalece e ajuda no controle do estresse e da ansiedade.

10 – Tenha momentos de lazer e diversão

Por fim, procure também ter momentos de lazer para rir e se divertir sem se levar tão a sério. Não são apenas crianças que devem fazer isso, adultos também precisam desacelerar, brincar, desanuviar a mente. Isso faz bem, ajuda a recarregar as energias e a manter o equilíbrio emocional.

Respire, inspire, se cuide! Quanto mais equilíbrio tiver em sua vida, menores serão os efeitos do estresse e da ansiedade sobre você. Aproveite para compartilhar o artigo em suas redes sociais e levar as dicas adiante!

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: