Tudo o que aprendemos, ouvimos, percebemos e absorvemos, consciente ou inconscientemente ao longo da vida, compõe o que podemos chamar de crenças. Essas crenças podem ser engrandecedoras, aquelas que nos impulsionam a seguir em frente sempre com a cabeça em pé e com confiança. Podemos classifica-las também como valores.
No entanto, há crenças limitadores, que constroem, metaforicamente, verdadeiros bloqueios e nos impedem se avançar, caminhar o caminho do progresso e da abundância. Muitas delas, nós aprendemos com nossos pais, que não podem ser responsabilizados, é claro, pois eles também estão reproduzindo o que ouviram, da forma como foram ensinados.
Desse jeito, apenas com uma mudança de mindset podemos deixar de lado essas crenças que nos paralisam e nos impedem de perceber todo um Universo de Possibilidades.
Para enriquecer, por exemplo, é imprescindível pensar e agir como rico e deixar crenças limitantes e comportamentos sabotadores para trás. Para isso, vamos conhecer alguns dos segredos da Riqueza das mentes milionárias, que pensam e agem de forma diferenciada.
A base desses pensamentos é o livro do escritor canadense T. Harv Eker chamado “Os Segredos da Mente Milionária”. Segundo o autor, “enriquecer não diz respeito somente a ficar rico em termos financeiros. É mais do que isso: trata-se da pessoa que você se torna para alcançar esse objetivo”.
Convido você a refletir sobre isso e caminhar esse caminho da ressignificação das crenças limitantes, tornando-as crenças libertadoras e passeando pelos “17 Arquivos de Riqueza” ou, como o próprio autor gosta de relatar, 17 modos de pensar, sentir e agir que distinguem os ricos das outras pessoas:

Mantenha-se motivado e conquiste resultados extraordinários!
Baixe meu ebook “O Colecionador de sucessos”,
é um presente!

Arquivo de Riqueza 1
As pessoas ricas acreditam na seguinte ideia: “Eu crio a minha própria vida”. As pessoas de mentalidade pobre acreditam na seguinte ideia: “Na minha vida, as coisas acontecem”.
No Budismo, há um pensamento de que a realidade é o que construímos. Claro que não é preciso ser budista para acreditar nisso, basta quer. Então, é importante pensamos que temos o controle de nossas vidas nas mãos e somos nós que decidimos se vamos desliga-la, deixa-la em stand-by ou se vamos usa-la de uma forma proveitosa ou prazerosa. Pessoas que tomam a vida para si e fazem bom uso dela agem em busca da realização dos seus sonhos.
A crença de que as coisas acontecem, ou seja, somos passivos e só recebemos e aceitamos o que o mundo nos oferece é uma crença que limita muito o campo de visão do sucesso. Isso gera um ímpeto se vitimizar, de culpar os outros e justificar cada uma das coisas que não deram certo.
Arquivo de Riqueza 2: As pessoas ricas entram no jogo do dinheiro para ganhar. As pessoas de mentalidade pobre entram no jogo do dinheiro para não perder.
Quem entra em um jogo pensando em perder? Que time começa um campeonato pensando em evitar o rebaixamento? Que empreendimento começamos pensando apenas em não perder clientes?
Quando começamos algo, precisamos ter convicção de nossas escolhas e que conseguiremos atingir o sucesso mais cedo ou mais tarde. Isso é entrar no jogo sabendo qual vai ser o resultado: a vitória. Não podemos começar algo apenas pensando em não perder porque, já de início, perdemos.
Arquivo de Riqueza 3: As pessoas ricas assumem o compromisso de serem ricas. As pessoas de mentalidade pobre sonham em ser ricas.
Os sonhos são a nossa escada para o sucesso, são o primeiro passo, pois sem sonhos não há objetivo ou propósito a ser atingido, não há meta a ser alcançada, ou seja, não há motivo para levantar da cama todos os dias, escolher a melhor roupa e sair para conquistar o mundo.
Contudo, é preciso ter vontade e assumir um compromisso consigo mesmo de por em prática e torna-los realidade, porque eles não vão sair da sua cabeça e se realizar sozinhos.
É importante, então, ter sonhos, objetivos, expectativas, mas sem a ação, eles se tornam meras ilusões, pequenas narrativas que montamos em nossa cabeça para nos distrair dos afazeres desprazerosos do dia a dia.
Arquivo de Riqueza 4: As pessoas ricas pensam grande. As pessoas de mentalidade pobre pensam pequeno.
Quantas vezes você já não parou para pensar que precisaria de muitas vidas para realizar tudo aquilo que deseja? Quantas vezes você não pensou que precisava ter mais horas no dia para poder fazer todas as suas coisas?
Isso é pensar grande, é perceber que a grandiosidade do mundo está ao alcance de suas mãos. Além disso, é pensar que uma profissão ou um empreendimento pode ser muito maior que isso, podem ser transformadores de realidades e de pessoas. Você pode construir um legado a partir do momento em que atingir o sucesso.
Quando pensamos grande, expandimos nossa mente, ampliamos nosso campo de visão e conseguimos ver onde estão todas as oportunidades e as possibilidades das quais precisamos. Seremos como um explorador de terras conhecidas, que sabem onde estão os atalhos, as armadilhas, os riachos para se refrescar.
As pessoas de mentalidade pequena veem o mundo rodeado por muros e não encontram alternativas para ultrapassar as paredes.
Arquivo de Riqueza 5: As pessoas ricas focalizam oportunidades. As pessoas de mentalidade pobre focalizam obstáculos.
Sabe a história do copo meio cheio ou meio vazio? Então, ela define bem a nossa percepção e visão de mundo.
Quando vemos os obstáculos que a vida nos oferece sob o ponto de vista do copo meio vazio, veremos apenas as coisas que podem dar errado se não conseguirmos superá-los, veremos apenas os empecilhos que nos são postos e que nos impedem de seguir adiante com nossos sonhos. No entanto, quando a vida nos apresenta obstáculos, as pessoas com mentalidade rica os veem como desafios e oportunidades para se tornar ainda mais bem-sucedidos.
Por exemplo, quando temos um sonho de abrir nosso próprio negócio, fazemos todo um prospecto, um estudo de mercado e vemos qual é a melhor opção. Se, por acaso, nosso sonho é abrir um restaurante de comida mexicana onde já existe muitos restaurantes desse tipo, uma pessoa de mentalidade pobre verá apenas a concorrente com a qual precisará lidar. Já uma pessoa com mentalidade rica vê como uma oportunidade de mostrar algo que só ela pode oferecer.
Arquivo de Riqueza 6: As pessoas ricas admiram outras pessoas ricas e bem-sucedidas. As pessoas de mentalidade pobre guardam ressentimento de quem é rico e bem-sucedido.
Todas as pessoas que passam pela nossa vida nos ensinam alguma coisa, seja uma coisa boa, seja uma coisa negativa, cabendo a nós saber o que é mais proveitoso e inspirador. Assim, essas pessoas que nos inspiram a seguir em frente, a sermos melhores todo o tempo, são aquelas que teremos como modelo.
Pessoas com a mentalidade pobre costumam ter os olhos viciados com inveja e desconfiança quando veem alguém rico, pois acreditam que a riqueza é fruto de desonestidade ou ganância profunda. Já as pessoas de mentalidade rica verão esses ricos como modelos a serem seguidos, pois conseguiram atingir o sucesso que tanto almejam.
Há uma coisa que devemos levar em consideração quando vemos alguém rico: que dinheiro apenas potencializa o caráter de alguém. Se a pessoa é boa, a riqueza não mudará seus valores nem suas atitudes. O contrário é válido também.
Assim, precisamos admirar aqueles que chegarão aonde queriam com seus esforços, pois essas pessoas são nosso espelho do futuro.
Arquivo de Riqueza 7: As pessoas ricas buscam a companhia de pessoas ricas e bem-sucedidas. As pessoas de mentalidade pobre buscam a companhia de pessoas negativas e fracassadas.
Como já dissemos no item anterior, as pessoas são um verdadeiro combustível do nosso motor para que possamos seguir em frente e atingir o sucesso, sejam as pessoas que nos inspiram, sejam aquelas que mantemos ao nosso lado.
Por isso, é importante conhecermos aqueles que chamamos de parentes, amigos ou colegas de trabalho e vermos se são pessoas que nos impulsionam, que nos empurram, ou que nos puxam para trás.
As pessoas de mentalidade pobre mantem as mesmas companhias, mesmo que elas não acrescentem em nada na vida, pois têm medo de ficarem sozinhas. Já as pessoas de mentalidade rica se cercam de pessoas positivas, que deixam as reclamações de lado e focam apenas em seus objetivos e em como alcança-los. A vitória de um é como uma injeção de ânimo que o outro recebe para continuar lutando.
Arquivo de Riqueza 8: As pessoas ricas gostam de se promover. As pessoas de mentalidade pobre não apreciam a autopromoção.
A autopromoção é vital para o sucesso nos negócios, pois é uma forma de sermos vistos. Por meio dela, demonstramos ter confiança e sabedoria, podemos mostrar tudo aquilo que sabemos e, ainda, o que buscamos encontrar.
As pessoas com mentalidade rica gostam de se promover, gostam de falar sobre seus interesses, gostam de exaltar seus pontos fortes e pontos que têm para melhorar. Já as pessoas de mentalidade pobre acreditam a autopromoção é exaltar o Ego e se gabar, e acabam invejando aqueles que o fazem, vendo-os como pedantes e convencidos.
Arquivo de Riqueza 9: As pessoas ricas são maiores do que os problemas. As pessoas de mentalidade pobre são menores do que os problemas.
Davi contra Golias, essa é a imagem símbolo de nós mesmos contra os nossos problemas. Nossos problemas são Golias, muitas vezes grandes e com o poder de nos derrotar. Nós somos Davi, aquele que busca ter coragem suficiente para superar o gigante.
Uma pessoa de mentalidade pobre nem tentaria enfrentar Golias, pois ela se vê muito menos que os problemas e com nenhuma capacidade de superá-los. Uma pessoa de mentalidade rica encara os problemas de frente sem hesitação, pois sabe que vai tirar uma grande lição deles, que vai crescer e se aprimorar com eles.
Ter sucesso pode não ser algo fácil, pois haverá muitos problemas e obstáculos pelo caminho e é preciso força para superá-los. Por isso, ter uma mentalidade rica é necessário para poder superar e aprender com eles. 
Arquivo de Riqueza 10: As pessoas ricas são excelentes recebedoras. As pessoas de mentalidade pobre são péssimas recebedoras.
Já recebeu um elogio e ficou sem jeito, acreditando não o merecer? Ou até mesmo aquele bônus que veio na hora certa para reformar a casa que, mesmo assim, você acredita que não precisava e que nem fez um trabalho bom para merecê-lo? Já refletiu se você é uma pessoa que recebe bem o que o mundo te oferece ou o rejeita por acreditar não ser merecedora?
As pessoas de mentalidade pobre se veem por baixa conta, sem confiança e inseguras, o que não permite que vejam suas qualidades. Dessa forma, quando algo de bom acontece (uma promoção, um aumento, um elogio por um trabalho bem feito), elas o rejeitam e se sentem culpadas.
Isso não acontece com uma pessoa de mentalidade rica, pois, com uma confiança e segurança sem limites, ela se vê merecedora de todas as oportunidades conquistas, de todo aumento ou elogio recebido, de tudo aquilo que recebem de positivo.
Além disso, há uma distinção muito grande quando recebem algo negativo. As pessoas de mentalidade pobre veem como um sinal do Universo e solta culpas e julgamentos. As pessoas de mentalidade pobre o aceitam de braços abertos e veem como uma possibilidade de aprendizado.
Arquivo de Riqueza 11: As pessoas ricas preferem ser remuneradas por seus resultados. As pessoas de mentalidade pobre preferem ser remuneradas pelo tempo que despendem.
Quantas vezes você não ouviu (ou até mesmo disse) que precisava ganhar mais porque trabalhava muito, não tinha mais tempo para fazer outra coisa, ver amigos, brincar com os filhos?
Contudo, será que não estamos desejando o aumento apenas pela quantidade de horas que trabalhamos e não pelo produto final que entregamos? As pessoas com mentalidade pobre querem ser pagas pelas horas que trabalham e não pelo que entregaram no fim. As pessoas com uma mentalidade oposta também querem o oposto: que sejam pagas pelo produto final.
Quando trabalhamos e entregamos um produto final que vai gerar mudanças e agregar valor às pessoas que o adquirirem, nosso trabalho tem valor e pode ser monetizado. No entanto, se trabalhamos, trabalhamos e, no fim, não entregamos nenhum produto que mude a vida do outro, qual foi o motivo de tanto esforço?
Arquivo de Riqueza 12: As pessoas ricas pensam “posso ter as duas coisas”. As pessoas de mentalidade pobre pensam: “posso ter uma coisa ou outra”.
Uma das crenças que podem limitar nosso caminho em direção ao sucesso é acreditar que, para termos sucesso, precisamos abrir mão de alguma outra coisa. Por exemplo, trabalhar muito para significar ficar muito tempo fora de casa, o que nos dá a ideia de que não podemos ter uma família ou relacionamentos estáveis.
Mas, quem disse que não poderia ter uma família só porque você deseja alcançar o sucesso? Não precisamos abrir mão de nada para termos liberdade e independência financeira. Todos os nossos sonhos podem ser alcançados e mantidos ao mesmo tempo, só é necessário empreender em algo que permita que todos eles sejam possíveis.
Arquivo de Riqueza 13: As pessoas ricas focalizam o patrimônio líquido. As pessoas de mentalidade pobre focalizam o rendimento mensal.
Pensar grande é também ir além no que diz respeito aos rendimentos. As pessoas de mentalidade pobre contam o dinheiro e ainda aguardam ansiosamente o dia do pagamento para conseguir pagar as contas e comprar.
Mas será que essa é a melhor atitude? Será que precisamos contar os dias para ter dinheiro novamente?
As pessoas com mentalidade rica não pensam no rendimento mental, e sim no patrimônio líquido, que é o resultado da diferença entre os valores ativos e passivos de uma empresa, ou seja, o valor ativo são bens e direitos e o valor passivo nascem das obrigações.
Quando se pensa no patrimônio líquido, tem-se em mente manter as contas no azul. Já o rendimento mental acaba, por fim, gerando contas no vermelho, pois não há uma preocupação com as obrigações.
Arquivo de Riqueza 14: As pessoas ricas administram extraordinariamente bem o dinheiro. As pessoas de mentalidade pobre administram mal o dinheiro.
Será que você administra mal o seu dinheiro? Se, por acaso, você conta os dias para o fim do mês, muito provavelmente você está administrando mal seu dinheiro.
Quando administramos bem o que ganhamos, conseguimos nos manter com a quantia por todo mês sem que faça falta e, ainda, conseguimos investir, poupar e simplificar o estilo de vida, evitando gastos exagerados e desnecessários. Esses são hábitos positivos em relação às finanças.
As pessoas de mentalidade pobre vão na contramão dessa lógica, gastando mais do que deveria com coisas desnecessárias e supérfluas que servirão apenas para suprir uma necessidade momentânea, mas que não tem efeitos duradouros.
É importante ver o dinheiro como aliado e não inimigo do sucesso. Ele é o resultado natural de cada esforço e suor que você derrama. Por isso, porque gastar tudo de uma vez se você pode aproveitá-lo por muito mais tempo?
Arquivo de Riqueza 15: As pessoas ricas põem o dinheiro para dar duro para elas. As pessoas de mentalidade pobre dão duro pelo dinheiro.
Trazemos para a vida adulta crenças de que precisamos trabalhar duro para ganhar dinheiro, mas será que esse pensamento funciona e realmente dá certo?
Muitos dos que pensam assim acreditam que o dinheiro vem acompanhado de horas de trabalho além do horário, horas de sono perdido, muito estresse e dor de cabeça. Além disso tudo, eles acham que precisarão ficar nesse ritmo para o resto de suas vidas. Esses são aqueles que possuem uma mentalidade pobre.
Em sentido contrário, aparecem os que acreditam que trabalhar duro faz parte da vida, mas que isso não vai durar muito tempo. O trabalho é visto como aquele que vai gerar frutos e possibilitar maior tranquilidade no futuro, no qual haverá pessoas trabalhamos para nós.

Mantenha-se motivado e conquiste resultados extraordinários!
Baixe meu ebook “O Colecionador de sucessos”,
é um presente!

É essencial salientar que o trabalho, quando você tem pessoas trabalhando para você, nunca vai acabar, mas será mais saudável manter uma rotina mais tranquila quando você delega funções e confia naqueles que trabalham para você.
Arquivo de Riqueza 16: As pessoas ricas controlam o medo e agem com inteligência. As pessoas de mentalidade pobre são paralisadas pelo medo, e simplesmente não agem.
Temos de viver apesar de todos os medos. E esse ensinamento vale para todas as pessoas, não apenas para os empreendedores, donos de empresas ou pessoas que buscam uma profissão bem-sucedida.
Não empreendemos por causa da segurança, porque queremos antes de tudo ganhar dinheiro ou pagar as contas. Ter um empreendimento é resolver e solucionar problemas, é por em ação um propósito de vida, é ajudar as pessoas. Será que isso tudo não é maior que os nossos medos?
Quando sentimos medo e bate aquela dúvida (será que devemos mudar radicalmente de área e investir tudo o que possuo?), devemos agir não importa quantos medos tentem nos agarrar e nos puxar para trás.
Seus sonhos são muito maiores que seus medos.
Arquivo de Riqueza 17: As pessoas ricas aprendem e se aperfeiçoam o tempo todo. As pessoas de mentalidade pobre acreditam que já sabem tudo.
A mentalidade pobre limita, antes de tudo, o campo de visão, proporcionando que os olhos estejam sempre voltados para o próprio umbigo. As pessoas com essa mentalidade acham que estão sempre certas e põem a culpa da não instrução e do não aprimoramento pessoal e profissional na falta de dinheiro e de tempo. Se algo der errado, elas atribuem isso ao acaso e à sorte, nunca a si mesmas. Existem três palavras perigosas que pronunciamos: “eu já sei”.
Ter uma mentalidade rica é incorporar os ensinamentos de Sócrates e ter ciência de que nada sabemos, é sempre estar disposto a aprender e investir em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Isso pode ser feito com a continuação dos estudos, leituras, palestras, vídeos e conversas com pessoas interessantes e bem-sucedidas.
Podemos aprender muita coisa em todos os lugares, basta manter a mente aberta para toda a infinidade de informações que o Universo pode te oferecer. Além disso, se quisermos aprender algo novo, podemos fazê-lo, basta força de vontade para meter a cara nos estudos.
É indispensável saber que a riqueza vai crescer na mesma medida que crescermos também.
Com todas essas 17 dicas, podemos ressignificar as crenças limitantes que carregamos desde o princípio da nossa criação, incorporando novas percepções e visões de mundo. Essas são essenciais para podemos realizar nossos sonhos e atingir o sucesso. Você está pronto para colocar em prática esses 17 Arquivos de Riqueza em sua vida?
REFERÊNCIAS



PSC


Créditos da imagem: Por HitToon – ID do vetor stock livre de direitos: 242718058