O amor é um sentimento fantástico e, provavelmente, o mais poderoso que existe. Pode ser vivido de diferentes maneiras, como através de relacionamentos amorosos, familiares, de amizade e pode também se direcionar a outros elementos, como um objetivo ou uma causa, por exemplo. Diversos especialistas se dedicam a estudar o amor para conhecer mais a respeito da alma humana, transformando vários desses estudos em obras de grande qualidade. No artigo de hoje irei compartilhar dez livros sobre o amor que tratam o tema de forma bastante esclarecedora, acompanhe.

Como você se encontra em relação aos seus sentimentos?
Tenha uma vida e relacionamentos mais leves e felizes!
Mude sua vida em 21 dias com o Detox da Mente!Clique aqui!

Livros Sobre o Amor Para Entender a Grandeza Desse Sentimento

Os livros são um ótimo meio para obter conhecimento sobre os mais diferentes assuntos, desde informações sobre saúde, negócios e ciência, até chegar no mais profundo íntimo do ser humano. As obras que citarei a seguir falam especificamente sobre o amor, cada uma aborda um aspecto diferente dele e te ajudarão a entender um pouco mais sobre a magnitude desse sentimento que é tão poderoso quanto complexo.

1 – As 5 Linguagens do Amor – Gary Chapman

Escrito com base nas experiências vividas pelo autor ao longo de mais de 30 anos como conselheiro familiar, As 5 Linguagens do Amor deveria ser uma leitura obrigatória para todos os casais, pois aborda com bastante clareza as cinco formas existentes de se demonstrar amor. É bastante raro que um casal seja formado por duas pessoas que expressem e sintam o amor da mesma maneira. Desse modo, conhecer como seu par vê esse sentimento é essencial para que possam se entender verdadeiramente.

2 – Do Amor – Henri-Marie Beyle (Stendhal)

Henri-Marie Beyle foi um escritor francês que se tornou mais conhecido pelo pseudônimo Stendhal. Em sua obra “Do Amor”, publicada em 1822, abordou temas como os quatro tipos de amor, que são: físico, como jogo social, vaidoso e a paixão. Além disso, descreveu os sete estágios desse sentimento, que se manifestam de maneira progressiva, e também falou sobre suas opiniões contrárias em relação à obrigatoriedade do casamento na época.

3 – Porque Amamos – a Natureza e a Química do Amor Romântico – Helen Fisher

Helen Fisher passou grande parte de sua carreira pensando e escrevendo sobre a ciência por trás dos sentimentos humanos. Em “Porque Amamos”, ela apresenta dados científicos obtidos em uma extensa pesquisa e tenta responder as principais questões sobre o amor. Uma obra muito rica de informações que irá te ajudar a entender melhor um dos elementos fundamentais da humanidade, que é a conexão entre as pessoas.

4 – O Que é o Amor e o Que Ele Poderia Ser – Carrie Jenkins

PSC

A filósofa Carrie Jenkins tenta responder neste livro o que o amor representa para a humanidade através das lentes da história, da filosofia e das ciências sociais. Reflexivo e inclusivo, “O Que é o Amor e o Que Ele Poderia Ser” é uma maravilhosa combinação de experiências pessoais da autora e de dados obtidos em pesquisas. Apesar do que o título sugere, a obra não diz ao leitor como amar, mas suscita nele o autoquestionamento de como ele quer amar e ser amado.

5 – A Matemática do Amor. Padrões e Provas na Busca da Equação Definitiva – Hannah Fry

A obra de Hannah Fry aborda o amor de uma maneira bastante diferente do que estamos acostumados a ver, retirando a atmosfera mágica e cor-de-rosa. A autora fala sobre a forma com a qual lidamos com o amor, considerando os padrões que determinam quem encontramos e, finalmente, por quem nos apaixonamos. Uma leitura verdadeiramente fascinante que irá transformar completamente a maneira como você enxerga o amor.

6 – Laços e Nós: Amor e Intimidade nas Relações Humanas – Beatriz Helena Paranhos Cardella

A autora brasileira Beatriz Helena Paranhos Cardella trata em “Laços e Nós” das percepções a respeito do amor que obteve através de suas vivências profissionais e pessoais. Com uma linguagem simples e de fácil entendimento, ela mostra que para falar de relações humanas é essencial considerar as diferenças de cada indivíduo.

7 – Amar e Ser Livre – Sri Prem Baba

O mestre espiritual brasileiro Sri Prem Baba compartilha neste livro o papel dos relacionamentos na construção de um mundo melhor. Ao ler esta obra você irá encontrar uma visão bastante interessante a respeito do amor, com conselhos para vivenciá-lo com sabedoria, de forma leve e sem cobranças. E um dos destaques é o autoconhecimento, que é um caminho essencial para se chegar a esse destino, pois é se conhecendo que uma pessoa pode transformar a maneira com a qual ela se relaciona.

8 – Em Busca de Nós Mesmos – Clóvis de Barros Filho e Pedro Calabrez

Apesar de o amor não ser o centro deste livro, é parte importante dele, pois não dá para falar da existência humana sem citar esse sentimento tão grandioso. Trata-se de uma obra que é praticamente um diálogo entre o filósofo Clóvis de Barros filho e o neurocientista Pedro Calabrez, reunindo informações extremamente importantes das duas áreas do conhecimento através de uma viagem na história da humanidade.

9 – Amor. Uma História – Simon May

Quando se fala de amor, muitas crenças vêm à mente da grande maioria das pessoas. Afinal, trata-se de um sentimento visto como genuíno, incondicional e até mesmo como um gesto de altruísmo. Em “Amor. Uma História”, o filósofo Simon May mostra através de suas pesquisas que diversas dessas crenças não passam de mitos culturais que são passados através das gerações e acabam sendo vistos como verdades absolutas.

10 – Solteirona – O Direito de Escolher a Própria Vida – Kate Bolick

Kate Bolick é jornalista e crítica cultural, em sua obra “Solteirona” fala a respeito da pressão sofrida pelo sexo feminino em relação ao casamento. Ela aborda, também, o grande número de mulheres que optam por ficarem solteiras, um fenômeno que tem crescido muito nos Estados Unidos e no mundo, desmistificando a crença de que para ser feliz é preciso estar em um relacionamento amoroso. Uma leitura que irá ampliar a sua visão e mostrar a importância do amor-próprio.

Como você se encontra em relação aos seus sentimentos?
Tenha uma vida e relacionamentos mais leves e felizes!
Mude sua vida em 21 dias com o Detox da Mente!Clique aqui!

Espero que tenha gostado das sugestões e que esses livros te ajudem a lidar com o amor de forma saudável e equilibrada, desfrutando do melhor que ele tem a oferecer. Boa leitura!

Créditos da Imagem: Por LOGVINYUK YULIIA – ID da foto stock livre de direitos: 735521536