cinco-linguagens-amor

Conhecendo as Cinco Linguagens do Amor e sua Relação com o Life Coaching

Por: José Roberto Marques | Blog | 07 de junho de 2019

Você já pensou como o modo que você ama sua profissão é diferente do modo como ama seus familiares, companheiro ou companheira e até os filhos? O best-seller “As Cinco Linguagens do Amor”, escrito pelo pastor e filósofo americano, Gary Chapman (nascido em 1938) fala justamente disso.

Com mais de 10 milhões de cópias vendidas ao redor do mundo, a obra possibilita que você compreenda com mais clareza que não existe uma forma única de amar, mas sim vários modos diferentes e complementares de expressar esse sentimento pelo outro e por nós mesmos.

Neste sentido, podemos dizer que os relacionamentos positivos estão diretamente relacionados à nossa capacidade de amar e de ser amado. Como tal, as relações familiares e afetivas precisam de uma base forte de amor para serem benéficas para seus envolvidos. Isso é o que alimenta a empatia, cumplicidade, respeito, compaixão e a sinergia necessária para que haja uma troca mútua.

Para saber mais respeito do assunto e do livro é só continuar lendo esse artigo que preparamos para você!

Construa relações cada vez melhores e mais saudáveis!
Acesse meu desafio “Detox da Mente”. Viva mais leve!

Conheça quais as cinco linguagens do amor

Segundo o autor Gary Chapman, as cinco linguagens do amor são:

  1. Palavras de afirmação;
  2. Atos de serviço;
  3. Tempo de qualidade;
  4. Toque físico;
  5. Receber presentes.  

Embora cada um de nós possa ter todos estes elementos em si, existe sempre aquele que se destaca mais entre os outros em um dos itens ou até em todos. Para esclarecer melhor, vou te mostrar cada um dos cinco modelos de amor, para que você possa entender qual deles tem mais ou menos a ver com você. Conheça mais sobre cada um deles agora mesmo:

  • Palavras de afirmação: podemos descrever as palavras de afirmação como o mesmo que patrocínio positivo, pois ambos representam o oferecimento de palavras de conforto, apoio, empoderamento, motivação, valorização e reconhecimento à outra pessoa. O objetivo dessa ação é que o ouvinte se sinta mais confiante, valorizado, inteligente, importante e amado. Isso é positivo tanto para quem ouve quanto para quem fala, uma vez que este ato é uma forma de demonstrar sentimentos e crenças positivas e verbalizar seu amor pela pessoa. Maravilhoso!
  • Atos de Serviço: as pessoas que têm como linguagem os atos de serviço são aquelas que fazem questão de oferecer seus préstimos ao outro como forma de demonstrar seu amor. Possuem uma verdadeira necessidade de ajudar, de colocar a mão na massa e doar seu trabalho. Os indivíduos com esta característica não medem esforços para ajudar, gostam de receber bem as pessoas e de oferecer o seu melhor para que tenham a melhor experiência possível ao seu lado, por meio de suas ações e serviços.
  • Tempo de Qualidade: construir momentos valorosos com as pessoas faz parte daquela história de ter “tempo de qualidade”. Compreender e valorizar os momentos ao lado das pessoas que amamos é estar completamente conectados com elas. Este tempo de qualidade vai além da presença física, uma vez que diz respeito a estar de corpo e alma com o outro. No fim das contas, ele pode trazer lembranças lindas que podem trazer conforto nos momentos em que a distância física for um problema. Hoje em dia, com tantas distrações como as redes sociais e internet, ter este tempo de qualidade é um ato de amor por si mesmo e pelo outro, pelo parceiro, parceira, pelos filhos, familiares, amigos e colegas.
  • Toque Físico: o contato pele com pele, mão com mão, corpo com corpo, rosto com rosto são exemplos de como o toque físico também é uma poderosa forma de demonstrar sentimentos positivos e materializar o amor. Quando, por exemplo, abraçamos coração com coração e sentimos o pulsar da vida do outro, quando nos perdemos por horas no colo do pai ou da mãe ou sendo pouso para nossos filhos, compreendemos ainda melhor como o amor se torna algo tocável.

Por exemplo, no nascimento do filho então, quando pela primeira vez mãe e o bebê se encontram, o amor transborda e marca para sempre suas vidas e histórias por meio daquele primeiro toque. Pessoas que gostam de abraçar e de tocar o outro para expressar o que sentem são exemplos desta linguagem do amor manifestada.

Você é feliz?

Só não vale sair por aí abraçando todo mundo. Guarde o seu toque para quem realmente importante. Além disso, existem pessoas que têm traumas em relação ao toque, por isso, é importante estabelecer um vínculo antes.

  • Presentes: os presentes, quando no contexto das cinco linguagens do amor, representam uma forma que a pessoa encontra para materializar seus sentimentos pelo outro e de demonstrar sua afeição e carinho. Para alguns, não é preciso ter um valor financeiro alto para serem importantes, pois, às vezes, uma flor tirada no jardim da rua pode ser o presente perfeito para expressar um sentimento.

Por outro lado, muitas pessoas valorizam muito o custo daquilo que lhes é ofertado, bem como o tempo dado pela pessoa para escolher e te oferecer aquele mimo. Só é importante lembrar que o valor de um presente não deve representar o tamanho do amor. Nem todos tem o dinheiro suficiente para comprar objetos materiais caros. Se você conhece alguém assim ou valoriza muitos presentes, esta deve ser sua linguagem do amor predominante.

Agora que você já sabe mais sobre as cinco linguagens do amor, já consegue identificar em qual delas, você mais se encaixa? Ou já consegue identificar qual é o tipo que as pessoas mais próximas a você se adequam?

Como andam seus relacionamentos? Você é feliz neles? Quer descobrir?
Faça nosso Teste! Clique aqui e confira o “Termômetro da Felicidade”

A importância do life coaching

Para tornar nossa vida melhor e mais positiva, alimentando boas formas de viver de amor é um dos melhores caminhos para estar em paz consigo mesmo. O life coaching, além de proporcionar evolução e profundo autoconhecimento, também ajuda você a identificar quais são os tipos de amor que se manifestam em maior ou menor proporção em sua vida.

Mais do que isso, por meio das ferramentas corretas, o método coaching te auxilia a entender como cada uma das formas de amor pode impactar na sua forma de se relacionar consigo mesmo e com o outro. Caso seja preciso, o coach (orientador desse processo) ajuda você a rever crenças e comportamentos que limitam suas relações e sua felicidade nos relacionamentos afetivos e familiares.

Gostou de conhecer as cinco linguagens do amor? Pense nisso e, independente do tipo que você mais se adapta, exercite seu amor todos os dias. Aproveite para compartilhar esse artigo com os seus amigos nas suas redes sociais!

 

Copyright: Wakebreakmedia/Shutterstock

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: