amor-linguagens

Conhecendo as Cinco Linguagens do Amor e sua Relação com o Life Coaching

Por: José Roberto Marques | Blog | 10 de agosto de 2020

Você já pensou sobre como o modo que você ama sua profissão é diferente do modo como ama seus familiares, companheiro ou companheira e até seus filhos? Esse é o tema do best-seller “As Cinco Linguagens do Amor”, escrito pelo pastor e filósofo americano Gary Chapman (nascido em 1938).

Com mais de 10 milhões de cópias vendidas ao redor do mundo, a obra possibilita que você compreenda com mais clareza que não existe uma forma única de amar, mas sim vários modos diferentes e complementares de expressar esse sentimento pelo outro e por nós mesmos.

Nesse sentido, podemos dizer que os relacionamentos positivos estão diretamente relacionados à nossa capacidade de amar e de ser amado. Dessa forma, as relações familiares e afetivas precisam de uma base forte de amor para serem benéficas para todos os envolvidos. Isso é o que alimenta a empatia, a cumplicidade, o respeito, a compaixão e a sinergia necessários para que haja uma troca mútua.

Para saber mais a respeito do assunto e do livro é só continuar lendo esse artigo que preparamos para você!

Conheça as cinco linguagens do amor

Conheça quais as cinco linguagens do amor

Segundo o autor Gary Chapman, as cinco linguagens do amor são:

  1. Palavras de afirmação;
  2. Atos de serviço;
  3. Tempo de qualidade;
  4. Toque físico;
  5. Receber presentes.  

Ainda que cada pessoa possa ter todos esses elementos dentro de si, existe sempre um ou outro item que se destaca em relação aos outros. Para que você entenda melhor, vamos analisar cada um dos cinco modelos de amor, de modo que você possa entender qual deles tem mais ou menos a ver com você. Conheça mais sobre cada um deles:

  1. Palavras de afirmação

Podemos descrever as palavras de afirmação como o mesmo que patrocínio positivo, pois ambos representam o oferecimento de palavras de conforto, apoio, empoderamento, motivação, valorização e reconhecimento à outra pessoa. O objetivo dessa ação é que o ouvinte se sinta mais confiante, valorizado, inteligente, importante e amado. Isso é positivo tanto para quem ouve quanto para quem fala, uma vez que esse ato é uma forma de demonstrar sentimentos e crenças positivas e verbalizar seu amor pela pessoa.

Esta talvez seja a maneira mais óbvia de expressar um sentimento: palavras ditas ou escritas. Não necessariamente você precisa dizer “Eu te amo”. “Chegou bem em casa?” ou “A comida estava ótima!” também são meios de pôr a energia do amor nas palavras. Assim, você valoriza o(a) parceiro(a) e também a si mesmo!

  1. Atos de Serviço

As pessoas que têm como linguagem os atos de serviço são aquelas que fazem questão de oferecer seus préstimos ao outro como forma de demonstrar seu amor. Possuem uma verdadeira necessidade de ajudar, de colocar a mão na massa e doar seu trabalho. Os indivíduos com essa característica não medem esforços para ajudar, gostam de receber bem as pessoas e de oferecer o seu melhor para que tenham uma experiência incrível ao seu lado, por meio de suas ações e serviços.

Assim, além das palavras, nossas ações diárias também demonstram amor. Lavar a louça, dar uma carona, cuidar das crianças, e por aí vai. A ajuda diária na vida familiar é uma expressão claríssima de seus sentimentos pelo(a) parceiro(a). Isso demonstra o quanto você o(a) valoriza!

  1. Tempo de Qualidade

Construir momentos valorosos com as pessoas faz parte da ideia de ter “tempo de qualidade”. Compreender e valorizar os momentos ao lado das pessoas que amamos é estar completamente conectado com elas. Esse tempo de qualidade vai além da presença física, uma vez que diz respeito a estar de corpo e alma com o outro. No fim das contas, ele pode trazer lembranças agradáveis que trazem conforto nos momentos em que a distância física for um problema.

Você é feliz?

Atualmente, na correria do dia a dia e com tantas distrações, como a televisão e as redes sociais, você consegue dedicar um tempo para o parceiro, para brincar com os filhos, para ver os amigos ou para visitar os pais? Um passeio, um jantar, uma conversa, ajudar a estudar… São coisas simples, mas que demonstram amor, sobretudo agora, em que tempo é um recurso tão escasso. Um simples telefonema ou mensagem já ajuda.

  1. Toque Físico

O contato pele com pele, mão com mão, corpo com corpo, rosto com rosto também é uma poderosa forma de demonstrar sentimentos positivos e materializar o amor. Quando abraçamos e sentimos o pulsar da vida do outro, quando nos perdemos por horas no colo do pai ou da mãe ou sendo um porto seguro para nossos filhos, compreendemos ainda melhor como o amor se torna algo tangível.

Por exemplo, quando, pela primeira vez, a mãe e o recém-nascido se encontram, o amor transborda e marca para sempre suas vidas e histórias por meio daquele primeiro toque. Pessoas que gostam de abraçar e de tocar o outro para expressar o que sentem são exemplos dessa linguagem do amor.

Mas atenção: o toque físico é uma demonstração mais intensa e prática de amor e, por isso, sempre precisa ser algo consensual, ou seja, deve haver liberdade e consentimento entre as duas partes, ok? Caso contrário, é um ato invasivo e desrespeitoso.

  1. Presentes

Os presentes, dentro do contexto das cinco linguagens do amor, representam uma forma que a pessoa encontra para materializar seus sentimentos pelo outro e demonstrar sua afeição e carinho. Para alguns, não é preciso ter um valor financeiro alto para serem importantes, pois, às vezes, uma flor tirada no jardim da rua pode ser o presente perfeito para expressar um sentimento.

Ainda que algumas pessoas valorizem em demasia o preço dos presentes, é importante lembrar que nem sempre ele é proporcional ao amor sentido. Você não precisa sair comprando jóias. É um clichê, mas realmente “o que vale é a lembrança”. Uma flor com um sentimento verdadeiro é uma demonstração muito mais valiosa de amor do que um colar caro, sem a mesma verdade. Coloque emoção no gesto!

Talvez as 5 linguagens do amor não sejam algo exatamente novo para você. Mas, muitas vezes, nos descuidamos delas, e é assim que os relacionamentos esfriam, ou até mesmo terminam.

Agora que você já sabe mais sobre as cinco linguagens do amor, já consegue identificar em qual delas você mais se encaixa? Ou já consegue identificar qual é o tipo que as pessoas mais próximas a você valorizam?

Como andam seus relacionamentos? Você é feliz neles? Quer descobrir?
Faça nosso Teste! Clique aqui e confira o “Termômetro da Felicidade”

A importância do life coaching

Para tornar nossa vida melhor e mais positiva, o life coaching, além de proporcionar evolução e profundo autoconhecimento, também ajuda você a identificar quais são os tipos de amor que se manifestam em maior ou menor proporção em sua vida.

Mais do que isso, por meio das ferramentas corretas, o método coaching te auxilia a entender como cada uma das formas de amor pode impactar na sua forma de se relacionar consigo mesmo e com o outro. O coach (orientador desse processo) ajuda você a rever crenças e comportamentos que limitam suas relações e sua felicidade nos relacionamentos afetivos e familiares.

O life coaching também possui métodos para desenvolver e equilibrar todas as áreas da vida do indivíduo: sua autoestima, suas ambições profissionais, sua vida amorosa, suas amizades, seus relacionamentos familiares, sua espiritualidade e sua situação financeira.

Concluindo, o life coaching te ajudará a entender e a expressar as linguagens do amor. A demonstração desse sentimento é um exercício diário, e você viu que não há uma forma única de se expressar. Esse amor vale para parceiros, pais, filhos, irmãos, amigos… Ah, sem se esquecer de um tipo de amor muito importante: o amor-próprio. Você tem demonstrado amor por si mesmo?

Gostou de conhecer as cinco linguagens do amor? Pense nisso e, independentemente do tipo de linguagem que mais faz sentido para você, exercite seu amor todos os dias. Aproveite para compartilhar esse artigo com os seus amigos nas suas redes sociais!

 

 

Copyright: Wakebreakmedia/Shutterstock

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: