Você percebeu que durante a jornada para alcançar objetivos relevantes para a sua vida sofre com uma perda repentina de motivação que parece não ter nenhuma explicação? Saiba que esse sentimento pode ser resultado de uma série de hábitos tóxicos que minam a sua autoconfiança e a sua capacidade de planejamento para realizar os seus sonhos. Deixar esses comportamentos no passado é crucial para dar início a uma caminhada de conquistas e ser bem-sucedido.

Conheça os 10 hábitos tóxicos que sabotam a sua motivação

A motivação é um combustível fundamental para concretizar seus objetivos. Pensando nisso, criei uma lista com os dez hábitos tóxicos que devem ser eliminados da sua vida para que você chegue cada vez mais longe. Desapegue-se deles e prepare-se para uma nova realidade, marcada por desenvolvimento e superação.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

1 – Adiar projetos por não acreditar em suas habilidades

Quantas vezes você pensou que gostaria de fazer algo, mas deixou para um futuro bem distante por não acreditar que está preparado? Esse hábito é uma “muleta” para muitas pessoas que sentem medo de não terem um desempenho perfeito no que desejam realizar e, por isso, adiam indefinidamente. Devo dizer que a realização dos projetos que são idealizados, na maioria dos casos, não atende às expectativas estabelecidas porque elas não estão dentro de um padrão real.

2 – Não saber o que quer

Aquele que não sabe para onde está caminhando provavelmente deixa de andar e fica sentado no meio do percurso ou se contenta ao chegar em qualquer destino. É crucial que você tenha bem claro para si mesmo qual é o grande objetivo para que possa, então, determinar quais são os passos seguintes a serem dados. Perder ou não ter um foco faz com que você fique desmotivado.

3 – Se comparar com outras pessoas

A comparação pode ser extremamente perigosa por dois motivos. O primeiro deles é porque sempre terá um grupo de indivíduos que, aparentemente, será mais bem-sucedido do que você, fazendo com que a sua motivação seja aniquilada. Afinal, sempre irá se questionar qual a razão para continuar se esforçando se os outros são melhores.

PSC

O segundo risco é que também haverá um grupo que, aparentemente, será menos bem-sucedido que você, algo que pode te levar a nivelar o nível de seu esforço para baixo. Em médio prazo, isso também gera desmotivação, pois, qual a graça de fazer algo que não te instiga a ser melhor? Pare de olhar para o desempenho alheio e foque nas suas realizações e no desenvolvimento das suas capacidades.

4 – Falta de criatividade

Suas tarefas se tornaram um acúmulo de atividades repetidas? Se a resposta foi sim, saiba que é crucial repensar a organização das suas atividades e encontrar meios se torná-las mais criativas, interessantes. Quando entramos em um sistema automático de coisas a fazer, logo perdemos toda a motivação para prosseguir.

Quer mergulhar no mundo do Coaching? Clique aqui!

5 – Reforço de baixa autoestima

Ao perceber que está chateado, não deixe que pensamentos negativos sobre si mesmo dominem o seu íntimo. Quando algo dá errado, é quase automático culpar suas faltas de habilidade ou capacidade de realização. Para preservar a sua motivação, promova o movimento contrário, lembre-se do que já conseguiu realizar e de que sempre pode tentar novamente. Ninguém além de você pode manter a sua autoestima alta, sem ela não se vai a lugar nenhum.

6 – Procrastinação

Uma palavra que vem “roubando” o tempo útil e a motivação de muita gente nos últimos tempos. Quem nunca se viu assistindo a vídeos engraçados ou enviando áudios para os amigos em um momento em que deveria estar focado em tarefas relevantes para seus objetivos? Perceber que não está fazendo nada de útil por um longo período pode te decepcionar e sabotar a sequência das suas tarefas. Portanto, evite se deixar levar pelas distrações, após concluir suas atividades poderá ter seus momentos de lazer sem culpa.

7 – Falta de descanso

Descansar é tão importante para a sua motivação quanto produzir. Estar sempre com a sensação de que precisa dormir e que suas tarefas são desagradáveis, torna sua vida mais triste e muito sofrida. Sendo assim, organize seu estilo de vida para ter a quantidade de horas de sono necessária e ter momentos de lazer junto às pessoas queridas.

8 – Olhar apenas para o todo

Dificilmente, ao iniciar uma empreitada relevante, o indivíduo consegue deixar de pensar no grande objetivo, ou seja, o final da caminhada, mas precisa aprender a olhar e focar nas pequenas coisas que o ajudarão a ser bem-sucedido. Assim sendo, fragmente a sua busca em objetivos menores que te levarão a conquistar o resultado desejado.

Durante a sua trajetória, se dedique a cumprir essas tarefas que, dentro do contexto geral, têm menor importância, mas que se mostram imprescindíveis para o desfecho desejado. Manter-se olhando somente para o final distante te desmotiva a se manter caminhando.

9 – Deixar que a opinião alheia te contamine

As redes sociais potencializaram a possibilidade de que as pessoas opinem sobre o que as outras estão fazendo. Seja no meio digital ou pessoalmente, é importante que você esteja blindado contra a negatividade alheia. Saiba que, mesmo aqueles que gostam e torcem pela sua felicidade, podem eventualmente não acreditar em algum dos seus projetos e te desmotivar com frases infelizes. Ouça, mas use um filtro para absorver as críticas construtivas e deixar as que não contribuem em nada no limbo do esquecimento.

10 – Não se motivar

A motivação é uma chama que precisa ser mantida acesa pelo próprio indivíduo, então, se você tem o hábito tóxico de terceirizar essa responsabilidade aprenda a usar imagens e frases mentais para se manter disposto a continuar realizando os seus desafios cotidianos. Somente você sabe o que te faz ter o impulso de levantar todas as manhãs e persistir em seus projetos. Olhe para dentro de si e saberá exatamente o que precisa fazer para se manter motivado.

Gostou de saber quais são os hábitos tóxicos que precisa eliminar para manter a sua motivação? Qual será o primeiro deles que irá cortar definitivamente da sua vida? Conte-me nos comentários abaixo!

Copyright:  1074553649- https://www.shutterstock.com/pt/g/antonioguillem