Voltar

Você sabe o que é sustentabilidade empresarial?

Publicado em | 0 comentários
lâmpada com árvore dentro

Jezper / Shutterstock A sustentabilidade empresarial consiste no compromisso assumido pela empresa na defesa do meio ambiente e no desenvolvimento sustentável.

O conceito de sustentabilidade pode ser definido como uma maneira de desenvolvimento capaz de satisfazer às necessidades do presente, sem comprometer o planeta e as gerações futuras.

Aplicando este conceito ao ambiente organizacional, podemos afirmar que a sustentabilidade empresarial se relaciona com os compromissos assumidos pelas empresas na defesa do meio ambiente e de um desenvolvimento sustentável no âmbito econômico e social.

A importância da sustentabilidade empresarial

O perfil dos consumidores passou por grandes mudanças nos últimos anos: atualmente, a tendência é que as pessoas estejam bem informadas e conscientes sobre sua responsabilidade pelos produtos que escolhem consumir. Este comportamento, consequentemente, aumentou a responsabilidade social das empresas.

Neste contexto, para conseguir um espaço no mercado e respeito dos clientes, as instituições precisam incorporar novas práticas de gestão de recursos — sejam eles materiais, produtivos ou humanos.

Ao investir na capacitação dos colaboradores e ensinar as melhores formas de reduzir os danos ao meio ambiente, as organizações estão formando multiplicadores de boas ações que, dentro e fora da empresa, farão sua parte para um mundo mais sustentável.

Práticas sustentáveis para as empresas

  • Investimento em processos de inovação na produção;
  • Uso de sistemas de reaproveitamento e tratamento de água;
  • Incentivo à reciclagem e reutilização das embalagens;
  • Gerenciamento de resíduos industriais e sólidos;
  • Escolha de matérias–primas legais e sustentáveis, que não sejam provenientes de trabalho escravo/infantil ou de degradação ambiental.

Preceitos do Guia de Sustentabilidade Empresarial da ONU

  • Princípios: As empresas devem agir com idoneidade, honestidade e responsabilidade, comprometendo-se com a defesa dos direitos humanos e a defesa do meio ambiente;
  • Fortalecimento da sociedade: As organizações devem estar comprometidas em melhorar as condições de vida da comunidade além de suas portas, com também o desenvolvimento de seus colaboradores;
  • Compromisso da liderança: As lideranças devem estar comprometidas pela realização das ações estratégicas, pelo alcance das metas e dos resultados projetados para as áreas;
  • Relatório de progresso: As empresas devem prestar contas à sociedade e ser transparente em suas ações;
  • Diálogo: Este diálogo representa unir esforços de todos os segmentos empresariais para avaliar, criar e fortalecer as boas práticas, alinhá-las e expandi-las a todos os setores e países.

Gostou do artigo? A sua empresa realiza alguma prática sustentável? Comente abaixo!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!