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Treinamentos comportamentais mais recomendados

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Os treinamentos comportamentais têm sido muito procurados como uma ferramenta que garante a sua competitividade no acirrado mercado atual. Essas ações ajudam a capacitar e a reter os profissionais de acordo com as tendências atuais, ao mesmo tempo em que alinham as atividades desempenhadas por eles aos objetivos da organização. Como resultado, há melhorias significativas na qualidade do trabalho.

Treinamentos comportamentais mais recomendados

© Depositphotos.com / AndreyPopov Os treinamentos comportamentais são essenciais para aperfeiçoar os funcionários e levá-los a trabalhar de acordo com os valores, visão, missão e, sobretudo, de acordo com as expectativas da empresa.

Entre os treinamentos para empresas destacam-se os treinamentos comportamentais, cujo objetivo é trabalhar o relacionamento interpessoal dos colaboradores, de modo que eles desenvolvam a sua inteligência emocional para lidar com diferentes pessoas e situações. Esse tipo de capacitação é fundamental, uma vez que a formação de bons profissionais não envolve apenas a parte técnica.

Saber se relacionar socialmente é uma habilidade que deve ser estimulada para os colaboradores realizarem um bom trabalho em equipe, construírem o clima organizacional, conquistar e fidelizar clientes, além de estabelecer ótimas parcerias. Os treinamentos são elaborados de acordo com a visão, missão, valores e expectativas da organização para promover as mudanças comportamentais que viabilizem a concretização dos objetivos propostos.

Treinamentos para empresas com foco no comportamento dos colaboradores

Os treinamentos comportamentais são estratégias que têm suas bases na abordagem comportamental, conhecida como behaviorista. Introduzida nos Estados Unidos, em 1947, essa área da psicologia refletiu em outras áreas do conhecimento, como na administração. Nesse ramo, o objeto de estudo é o comportamento humano dentro do contexto organizacional, para analisar como esse fator influencia o funcionamento da empresa como um todo.

Nesse sentido, esses treinamentos para empresas são focados em aprimorar determinadas características dos colaboradores que os ajudem a desenvolver suas capacidades de relacionamento com um público específico. Certamente, você já deve ter encontrado alguém com uma boa formação e excelente domínio técnico ocupando determinado cargo que, no entanto, não sabia estabelecer um bom relacionamento com sua equipe ou clientes, não é mesmo? Isso acontece porque muito embora a teoria acadêmica seja importante, a formação em relações humanas não faz parte das grades curriculares

Treinamentos comportamentais na prática

Para os treinamentos comportamentais serem bem-sucedidos, eles precisam estar alinhados com as expectativas da empresa. O primeiro passo é analisar o perfil dos funcionários para identificar quais as competências devem ser trabalhadas. Somente dessa forma será possível elaborar uma capacitação voltada para estimular a mudança comportamental necessária.

Outra atenção é procurar uma consultoria especializada nesses treinamentos para empresas, de modo que a sua elaboração e ministração provoquem mudanças significativas no comportamento e produtividade dos colaboradores.  

Existem diversos tipos de treinamento comportamentais, um para cada necessidade da organização. Confira os mais recomendados e saiba como eles são aplicados.

TREINAMENTO PARA CAPACITAÇÃO DE EQUIPE DE VENDAS

Esse tipo de treinamento visa desenvolver a capacidade de vendas a profissionais e equipes. Nele, são abordados aspectos como comunicação, negociação, foco, planejamento estratégico, inteligência competitiva, entre outros.

TREINAMENTOS DE LIDERANÇA

O foco deste treinamento é o desenvolvimento da capacidade de gerir, administrar e conduzir profissionais e equipes de forma eficaz e assertiva.

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES

Treinamento que tem por objetivo desenvolver habilidades e lapidar competências já existentes no profissional que contribuam para o aumento da produtividade e melhorem os resultados.

TREINAMENTO DE MOTIVAÇÃO

Este talvez seja um dos treinamentos mais importantes para as organizações, pois o foco é estimular ações e comportamentos que motivem os profissionais, para evitar fatores desanimadores que estejam prejudicado a produtividade.    

TREINAMENTOS DE COMUNICAÇÃO

Neste tipo de treinamento, o foco é desenvolver uma boa comunicação para executar bem as tarefas do dia a dia que dependem de um bom relacionamento interpessoal, como reuniões e apresentações, lidar com colegas e superiores e também com clientes de forma clara e objetiva.

Você já aplicou ou participou de treinamentos para empresas? Conte-me sua experiência deixando o seu comentário! Lembre-se de curtir e compartilhar este artigo em suas redes sociais!

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