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Treinamentos comportamentais mais recomendados

Por: José Roberto Marques | Blog | 25 de abril de 2018

Ao longo da jornada, um colaborador se depara com obstáculos, desafios e outras experiências que vão moldando seu perfil profissional. Os medos e os conflitos, por exemplo, precisam ser trabalhados para que não se tornem grandes problemas no dia a dia de uma empresa. Diante disso, vale a máxima que você já deve ter ouvido ou lido por aí: as pessoas são o bem mais valioso de uma organização e, portanto, merecem toda atenção.

Os treinamentos têm sido muito procurados nesse sentido, além de ser uma ferramenta que garante a sua competitividade no acirrado mercado atual. Essas ações ajudam a capacitar e a reter os profissionais de acordo com as tendências atuais, ao mesmo tempo em que alinham as atividades desempenhadas por eles aos objetivos da organização. Como resultado, há melhorias significativas na qualidade do trabalho. As disciplinas atuam no lado profissional, mas também trazem grandes ganhos pessoais, atuando nas questões mais conflitantes de um colaborador.

Entre os treinamentos para empresas destacam-se os treinamentos comportamentais, cujo objetivo é trabalhar o relacionamento interpessoal dos colaboradores, de modo que eles desenvolvam a sua inteligência emocional para lidar com diferentes pessoas e situações. Esse tipo de capacitação é fundamental, uma vez que a formação de bons profissionais não envolve apenas a parte técnica.

Saber se relacionar socialmente é uma habilidade que deve ser estimulada para os colaboradores realizarem um bom trabalho em equipe, construírem o clima organizacional, conquistar e fidelizar clientes, além de estabelecer ótimas parcerias. Os treinamentos são elaborados de acordo com a visão, missão, valores e expectativas da organização para promover as mudanças comportamentais que viabilizem a concretização dos objetivos propostos.

Treinamentos para empresas com foco no comportamento dos colaboradores

Os treinamentos comportamentais são estratégias que têm suas bases na abordagem comportamental, conhecida como behaviorista. Introduzida nos Estados Unidos, em 1947, essa área da psicologia refletiu em outras áreas do conhecimento, como na administração. Nesse ramo, o objeto de estudo é o comportamento humano dentro do contexto organizacional, para analisar como esse fator influencia o funcionamento da empresa como um todo. Nas empresas, esses treinamentos foram entregues ao setor de Recursos Humanos para, justamente, possibilitar a união entre organização e colaboradores, possibilitando o crescimento em conjunto.

Nesse sentido, esses treinamentos para empresas são focados em aprimorar determinadas características dos colaboradores que os ajudem a desenvolver suas capacidades de relacionamento com um público específico. Certamente, você já deve ter encontrado alguém com uma boa formação e excelente domínio técnico ocupando determinado cargo que, no entanto, não sabia estabelecer um bom relacionamento com sua equipe ou clientes, não é mesmo? Isso acontece porque muito embora a teoria acadêmica seja importante, a formação em relações humanas não faz parte das grades curriculares

Treinamentos comportamentais na prática

Para os treinamentos comportamentais serem bem-sucedidos, eles precisam estar alinhados com as expectativas da empresa. O primeiro passo é analisar o perfil dos funcionários para identificar quais as competências devem ser trabalhadas. Somente dessa forma será possível elaborar uma capacitação voltada para estimular a mudança comportamental necessária.

Outra atenção é procurar uma consultoria especializada nesses treinamentos para empresas, de modo que a sua elaboração e ministração provoquem mudanças significativas no comportamento e produtividade dos colaboradores.  Oferecer o curso exato, atingindo os pontos focais de cada grupo, é fundamental para que o objetivo seja atingido.

Existem diversos tipos de treinamentos comportamentais, um para cada necessidade da organização. Confira os mais recomendados e saiba como eles são aplicados:

TREINAMENTO PARA CAPACITAÇÃO DE EQUIPE DE VENDAS

Vender é o principal objetivo de muitas empresas, que dependem dos números para garantir a sobrevivência. Esse tipo de treinamento visa desenvolver a capacidade de vendas a profissionais e equipes. E engana-se quem pensa que esse é um treinamento que deve ser procurado apenas em um momento de dificuldade, quando as vendas não estão satisfatórias. Uma empresa de sucesso também pode oferecer esse importante item para seus vendedores. No treinamento são abordados aspectos como comunicação, negociação, foco, planejamento estratégico, inteligência competitiva, entre outros.

TREINAMENTOS DE LIDERANÇA

O líder é aquele que consegue tirar o melhor de cada colaborador, além de inspirar quem está ao seu redor. No entanto, nem todo gestor consegue ser um bom líder. O foco deste treinamento, portanto, é o desenvolvimento da capacidade de gerir, administrar e conduzir profissionais e equipes de forma eficaz e assertiva. Ao concluí-lo, o profissional se sentirá melhor preparado para cuidar de todas as questões envolvendo sua equipe, além de melhorar o relacionamento com seus colegas de trabalho, permitindo a troca de informações e ideias que vão beneficiar todo o ambiente.

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES

Treinamento que tem por objetivo desenvolver habilidades e lapidar competências já existentes no profissional que contribuam para o aumento da produtividade e melhorem os resultados. Por diversas razões, um colaborador pode não conseguir executar suas funções em sua plenitude, necessitando, portanto, de um apoio que vá estimular o uso de seus conhecimentos, além da descoberta de novas habilidades que vão elevar o nível de trabalho de toda a organização.

TREINAMENTO DE MOTIVAÇÃO

Este talvez seja um dos treinamentos mais importantes para as organizações, pois o foco é estimular ações e comportamentos que motivem os profissionais, para evitar fatores desanimadores que estejam prejudicando a produtividade.  A motivação é um item crucial, tanto no lado pessoal como no profissional. Somos guiados por um sentimento, um objetivo e a motivação é como um combustível que possibilita chegarmos mais rápido e com mais força onde queremos. Daí a necessidade de trabalhar a motivação no ambiente de trabalho.

TREINAMENTOS DE COMUNICAÇÃO

Neste tipo de treinamento, o foco é desenvolver uma boa comunicação para executar bem as tarefas do dia a dia que dependem de um bom relacionamento interpessoal, como reuniões e apresentações, lidar com colegas e superiores e também com clientes de forma clara e objetiva. Uma boa e fluída comunicação possibilita uma harmonia mais ativa na empresa, fazendo com que todos se mantenham alinhados ao objetivo final, que é o sucesso como um todo.

Se você é gestor, procure agora mesmo um treinamento para a sua empresa. Observe as necessidades do seu grupo e não perca tempo para trazer essa melhoria.

E você, como colaborador, já aplicou ou participou de treinamentos para empresas? Conte-me sua experiência deixando o seu comentário! Lembre-se de curtir e compartilhar este artigo em suas redes sociais!

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