Voltar

Se errar faz parte, aprender com os erros é essencial!

Publicado em | 0 comentários
erros

ThaiPrayBoy/Shutterstock Aprender com seus erros é essencial para crescer com eles!

 

Sim, errar é humano, mas como complementa o ditado – perdoar é divino. Entretanto, mais do que ficar a se desculpar é essencial aprender com seus erros e a todo custo evitar repetir os mesmos tropeços. Quando você aprende, entende o quanto aquilo que fez ou deixou de fazer causou algo de ruim a você ou ao outro. Quando toma esta consciência você avança, pode cometer novos erros, mas não mais os mesmos.

Quando estamos aprendendo a caminhar, caímos muitas vezes, porém chega um dado momento em que aprendemos a fazer isso do jeito certo. Portanto, aprendemos e seguimos em frente. Esta metáfora se aplica à vida de modo geral. Não nascemos sabendo como guiar um carro, mas ao aprender a dirigir, aquele conhecimento passa a fazer parte de nós e fica tão automático que nem pensamos mais, só fazemos, afinal, o nosso cérebro já sabe como devemos conduzir nossa direção.

Permita-se aprender com seus erros!

Errar faz parte, faz parte da nossa história, dos nossos aprendizados, do processo evolutivo e também de ressignificação. A grande questão é não fazer de suas dificuldades desculpas para cometer tantos erros. Será mesmo que você não está se programando para cometer erros ao invés de acertos? Pense nisso, pois quando nos acostumamos a nos desculpar, desde o início nos programamos mentalmente para errar.

Se ontem você cometeu um erro no trabalho, o que vai fazer hoje para que este mesmo erro não se repita? Se você falou algo negativo para seu amigo e acabou ofendendo a pessoa, você vai continuar a repetir o que lhe desagradou? Do mesmo modo, se você se atrasou um compromisso muito importante e perdeu uma grande oportunidade de negócio ou trabalho, vai fazer o mesmo da próxima vez? Entende o que estou lhe dizendo agora?

O problema não é errar, mas sim estar ciente do seu erro e não fazer nada de diferente para evitar repeti-lo no futuro. Quando ignoramos nossos pontos de melhoria acabamos fazendo sempre tudo igual, tendo os mesmos resultados e sofrendo da mesma forma as consequências desta falta de mudança.

Pense nisso e procure desenvolver um comportamento mais assertivo em sua vida pessoal e profissional, observe onde você está errado, como está errando, onde pode melhorar e defina o que pode fazer a partir de agora para mudar isso. Livre-se do rótulo daquele ou daquela que “sempre faz tudo errado” e não pelos outros, mas por você, por sua vida, por sua felicidade, por seus sonhos e resultados.

O sucesso, por exemplo, é sempre a soma de acertos e erros e, especialmente, dos aprendizados e ensinamentos que tiramos das nossas falhas, aqueles que nos fazem crescer, ressignificar, nos tornar mais autoconscientes e ir além. Pense nisso e ouse errar menos e aprender mais!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!