Voltar

Qual o Impacto de um Intercâmbio na Sua Carreira?

Publicado em | 0 comentários

FrameAngel/Shutterstock Um bom intercâmbio pode ser um grande diferencial em sua carreira e vida pessoal

Com certeza, os impactos são altamente positivos e, ainda mais se você souber aproveitar assertivamente todas as vantagens de fazer um curso no exterior. Digo isso, porque não basta apenas dominar uma língua estrangeira para conquistar um bom emprego, o mercado exige bem mais.

Do profissional que faz um intercâmbio espera-se que tenha aprendido não apenas um segundo idioma, mas que também tenha adquirido conhecimentos e experiências que tenham ajudado em seu amadurecimento e crescimento como ser humano.

Por isso, é muito importante que o intercambista tenha esta consciência e, por meio de sua experiência fora do país, tenha adquirido mais que um carimbo no passaporte. Na prática, isso representa trazer para sua carreira: novos conhecimentos e aprendizados e, especialmente, saber transformá-los em algo tangível nas empresas.

Dicas Para Aproveitar Bem seu Intercâmbio

Atualmente existem muitos programas de intercâmbio profissional, subsidiados pelo governo, e que podem ser uma excelente alternativa para quem não tem condições de pagar sozinho por este tipo de aprimoramento. Os cursos vão desde a graduação ao doutorado e a contrapartida exigida é que o aluno volte para o Brasil e dissemine aqui, os conhecimentos adquiridos no exterior.

Neste sentido, minha próxima dica é – trabalhe! Isso porque os profissionais que aprendem uma nova língua e também exercem algum tipo de atividade, conseguem absorver melhor o idioma, a cultura do país visitado e aprender mais sobre os comportamentos e costumes.

Isso permite ampliar sua visão de mundo, como também o senso crítico em relação às condições econômicas e sociais do país de origem. Essas diferenças encontradas em outros locais se refletem também na forma como os estrangeiros aplicam seus conhecimentos em seu trabalho, na forma de resolver seus problemas, se relacionar e alcançar resultados.

Por isso, seja um bom observador e tente trazer os melhores ensinamentos sobre como evoluir na carreira, família, comportamento, vida e relacionamento humano. Isso demonstra que você estava realmente comprometido em aprender e expandir suas possibilidades.

Aproveite seu intercâmbio ainda para fazer novos amigos, conhecer a culinária local, lugares históricos e desbravar outros desconhecidos. Você pode inclusive, criar um blog, na internet, e compartilhar seu dia a dia, suas experiências e dicas sobre o país visitado.

Além de ser uma experiência enriquecedora, também servirá para documentar seu diário de viagem e fazer parte de seu portfólio e currículo profissional. Lembre-se disso, aproveite estas dicas e bom intercâmbio!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!