Com certeza, os impactos de um intercâmbio na sua carreira são altamente positivos, ainda mais se você souber aproveitar assertivamente todas as vantagens de fazer um curso no exterior. Já não basta apenas dominar uma língua estrangeira para conquistar um bom emprego, o mercado exige bem mais.

Do profissional que faz um intercâmbio, espera-se que tenha aprendido não apenas um segundo idioma, mas que também tenha adquirido conhecimentos e experiências que tenham ajudado em seu amadurecimento e crescimento como ser humano.

Por isso, é muito importante que o intercambista tenha essa consciência e, por meio de sua experiência fora do país, tenha adquirido mais do que um carimbo no passaporte. Na prática, isso representa trazer para a sua carreira novos conhecimentos e aprendizados e, especialmente, saber transformá-los em algo tangível nas empresas.

Neste artigo, você vai conferir as vantagens que essa experiência em outro país traz para a sua carreira, além de conferir algumas dicas sobre como é possível realizar esse projeto tão ousado e tão enriquecedor. Siga em frente e tenha uma boa leitura!

Os benefícios que o intercâmbio promove na carreira

Atualmente, existem muitos programas de intercâmbio profissional, subsidiados pelo governo, e que podem ser uma excelente alternativa para quem não tem condições de pagar sozinho por esse tipo de aprimoramento. Os cursos vão desde a graduação ao doutorado e a contrapartida exigida é que o aluno volte para o Brasil e dissemine aqui, os conhecimentos adquiridos no exterior.

Neste sentido, a dica é: trabalhe! Os profissionais que aprendem uma nova língua e também exercem algum tipo de atividade conseguem absorver melhor o idioma, a conhecer a cultura do país visitado e aprender mais sobre os comportamentos e costumes.

PSC

Isso permite ampliar a sua visão de mundo, como também o senso crítico em relação às condições econômicas e sociais do país de origem. Essas diferenças encontradas em outros locais se refletem também na forma como os estrangeiros aplicam os seus conhecimentos em seu trabalho, na forma de resolver os seus problemas, de se relacionar e de alcançar resultados.

Por isso, seja um bom observador e tente trazer de volta para casa os melhores ensinamentos sobre como evoluir na carreira, na família, no comportamento e no próprio relacionamento humano. Isso demonstra que você estava realmente comprometido em aprender e expandir as suas possibilidades.

Aproveite o seu intercâmbio, ainda, para fazer novos amigos, conhecer a culinária local, visitar lugares históricos e desbravar outros espaços desconhecidos. Você pode, inclusive, criar um blog, na internet, e compartilhar o seu dia a dia, as suas experiências e dicas sobre o país visitado. Além de ser uma experiência enriquecedora, também servirá para documentar o seu diário de viagem e fazer parte do seu portfólio e currículo profissional.

5 dicas para ter um intercâmbio de sucesso

Se você está pensando em se aventurar por outras terras para ampliar os seus horizontes e acumular saberes e experiências, confira as 5 dicas que separamos a seguir antes de embarcar em um programa de intercâmbio.

1. Informe-se

O primeiro passo é informar-se acerca das empresas que realizam programas de intercâmbio. As feiras de intercâmbio, além da própria internet, são ótimas oportunidades de pesquisar e encontrar programas bacanas. Agências de intercâmbio costumam fazer parcerias com escolas e universidades, de modo que é bacana entrar em contato com essas empresas e informar-se sobre como funcionam os programas disponíveis. Compare valores e verifique a cobertura de cada opção disponível.

2. Escolha o país e a duração do curso

O ideal é que você escolha um país cujo idioma você já tenha algum conhecimento, de modo que a viagem sirva para que você treine as suas habilidades comunicativas. Se estiver com mais coragem, talvez seja interessante aprender do zero. Apenas evite países em que há muitos brasileiros, pois isso pode mantê-lo na zona de conforto.

Além do mais, lembre-se de pesquisar sobre a cultura local, o custo e o estilo de vida, o clima, a moeda etc. Verifique também a sua disponibilidade e o seu interesse para definir o prazo da viagem, que pode durar de semanas até anos.

3. Selecione o programa da sua preferência

Depois de conhecer as agências de intercâmbio e de definir o destino e a duração da sua viagem, escolha o programa da sua preferência, de acordo com esses itens que você definiu. Consulte as atividades propostas (trabalho e estudo) e o tipo de moradia oferecido: apartamentos individuais, albergues ou casas de famílias locais. Tudo depende das suas possibilidades financeiras e do seu período de estadia.

4. Faça um planejamento financeiro

Morar em outro país, mesmo que por um mês, não é fazer um bate-volta na cidade litorânea mais próxima. Trata-se de um projeto complexo, que demanda muito planejamento financeiro. O dinheiro não pode simplesmente acabar com você no exterior. Assim, pague o que for possível com antecedência e vá comprando a moeda local aos poucos. É melhor esperar e viajar com tudo tranquilo do que apressar as coisas e passar sufoco depois.

5. Organize tudo o que você vai levar

Por fim, antes de viajar, arrume a sua documentação, isto é, a passagem, o visto (caso seja necessário), o passaporte, o seguro-viagem, os comprovantes de acomodação e a matrícula nas instituições de ensino. Prepare as malas com tudo aquilo que for necessário (roupas, medicamentos, livros etc.), mas sem exceder o peso máximo permitido. Além disso, prepare um roteiro com os lugares que você deseja conhecer, de modo que você aproveite o tempo quando não estiver trabalhando ou estudando.

Um intercâmbio pode ser uma experiência incrivelmente enriquecedora, pois o leva a conhecer diferentes pessoas, idiomas, culturas e estilos de vida. Se você extrair aspectos positivos de cada experiência que vivenciar, certamente terá um currículo e uma atitude interessantes aos olhos dos recrutadores das empresas, quando retornar ao país de origem. Aproveite!

E você, ser de luz, já teve alguma experiência com intercâmbio? Como foi? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!