curriculum vitae

© Depositphotos.com / minervastock Um currículo bem concebido garante maiores chances de sucesso às pessoas que buscam trabalho.

Pessoas que buscam ser bem sucedidas em processos seletivos podem ter suas chances de sucesso potencializadas por um currículo de qualidade, que apresenta o candidato da melhor forma possível.

Além das informações profissionais, o currículo pode mostrar características como boa organização, atenção para um trabalho bem feito, capacidade de comunicação e até domínio das regras gramaticais.

Confira, abaixo, algumas dicas preciosas para incrementar suas chances de conseguir uma entrevista de trabalho.

Como fazer um currículo perfeito

Atenha-se à estrutura a seguir, buscando não exceder na construção do texto, sempre prezando pela objetividade:

Informações pessoais básicas e contato

No topo da página, insira suas informações pessoais: nome, data de nascimento, endereço completo, estado civil, telefone e e-mail. Essas são as informações básicas para a empresa poder lhe contatar e marcar uma possível entrevista. Informações adicionais poderão ser solicitadas posteriormente.

PSC

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

Objetivos profissionais

Informe sua área de atuação, de forma direta e sem delongas. Não especifique o cargo a que se está candidatando.

Formação

Relacione as formações que realizou em ordem cronológica decrescente, iniciando com o último curso que realizou. Inclua formações acadêmicas, de pós-graduação e de idiomas.

Principais qualificações

Discorra sobre três ou quatro das principais atividades que desempenha com desenvoltura e competência. Evite utilizar adjetivos que dependam do julgamento de terceiros, como amigável e empenhado.

Atividades profissionais

Neste tópico, relacione as atividades profissionais que desempenhou até o momento. Coloque as informações básicas sobre seus empregadores, e discorra sobre suas principais atividades e cargos que ocupou.

Cursos de qualificação

Insira aqui as experiências relevantes para sua formação profissional, tais como: workshops, oficinas, intercâmbios e cursos. É importante que as atividades que não têm relação com o cargo sejam deixadas de fora e não sejam utilizadas para “fazer volume”.

O currículo é, sem dúvida, um instrumento muito importante para que os indivíduos ingressem na organização e realizem seus objetivos profissionais. Porém, mais importante que a organização e a forma do currículo, são as informações nele contidas. Por isso, é importante sempre incrementar sua formação por meio da aquisição de novos conhecimentos e pelo aperfeiçoamento de suas competências profissionais.

Assim que você conseguir sua entrevista, prepare-se para o que virá conhecendo as perguntas mais frequentes em uma entrevista de emprego, e aumente ainda mais suas chances de ser bem sucedido.

E você, gostou do meu artigo? Comente e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.