Voltar

Quais as características de um empreendedorismo inovador?

Publicado em | 0 comentários
empreendedor pensando em ideias inovadoras

© Depositphotos.com / denisismagilov Um negócio conduzido por uma gestão inovadora tem mais facilidade em conquistar e fidelizar seu público.

Diante de um cenário globalizado e cada vez mais conectado, as empresas necessitam acompanhar as mudanças velozes do mercado. Por isso, inovação é a palavra do momento! Inovar significa quebrar padrões, encontrar novas formas de realizar as tarefas, fazer diferente.

É importante ressaltar que, graças à internet, os consumidores se aproximaram bastante das empresas, estabelecendo um relacionamento estreito e vínculo afetivo com elas. Nesse sentido, a autenticidade das marcas passa a ter forte peso nas decisões de compra, fazendo da inovação uma das principais aliadas na construção de diferenciais que encantam e chamam a atenção dos consumidores exigentes e criteriosos.

Importância da inovação

A inovação é capaz de transformar e criar novas realidades, é um dos principais ativos que promovem o crescimento e expansão de um negócio em meio a alta competitividade. Uma empresa conduzida por uma gestão inovadora tem mais facilidade em conquistar e fidelizar seu público.

De acordo com estudos conduzidos pelo SEBRAE-SP, organizações que tem a inovação como uma de suas prioridades apresentam crescimento maior, tanto em relação a faturamento quanto produtividade. Além disso, os funcionários de empresas com essa característica tendem a estarem mais satisfeitos com o trabalho.

Modelo A-F de Inovação

Proposto por Philip Kotler e Fernando de Bes, esse modelo foi criado após os pesquisadores analisarem algumas das empresas mais inovadoras da história, como Apple, Netflix, Google, General Eletric, Protecter e Gamble e 3M.

Os autores definiram que a qualidade mais importante de uma empresa inovadora é a capacidade de combinar atividades contraditórias, pois o “gasto” com inovação é contrário a ideia de melhoria das rotinas e maximização dos lucros.

Naturalmente avessos a qualquer mudança na rotina, as pessoas precisam serem incentivadas a aceitarem a mudança de suas rotinas para que um processo de inovação possa ser bem-sucedido. Isso faz com que seja necessário maior emprenho dos líderes para criar essa cultura na organização.

Etapas do Modelo A-F de Inovação

De acordo com Kotler e Bes, a inovação, por definição, altera todas as regras e rotinas tanto da empresa quanto dos colaboradores. Por isso, é necessário a intervenção de um grupo de pessoas que irá destruir as barreiras naturais à inovação. Os autores estabeleceram o modelo A-F de Inovação como um fluxo com as funções essenciais para que a empresa consiga atingir o seu objetivo.

Funções básicas

Ativadores

São responsáveis por iniciarem o processo de inovação. Depois de acenderem a centelha, eles passam a não ter mais responsabilidade sobre a continuidade da ideia.

Buscadores

Fazem uma pesquisa geral com intuito de obter informações pontuais para efetivamente iniciar o processo de aplicação das ideias trazidas pelos Ativadores.

Criadores

São os criativos, as pessoas que vão trazer soluções para dar seguimento a ideia que foi trazida na primeira parte do processo.

Desenvolvedores

Responsáveis por colocar em prática tudo que foi pensado, pesquisado e planejado. São eles que transformam a ideia em um produto, serviço ou mesmo solução.

Executores

No final do fluxo de inovação, eles são responsáveis por implementar a inovação (produto, serviço ou solução) na organização e levá-la para o mercado.

Características de um empreendedor inovador

Pensar fora da caixa

Criatividade e imaginação são ferramentas fundamentais do empreendedor inovador, que possui forte capacidade de associar seus conhecimentos às necessidades e problemas do mercado, criando suas próprias oportunidades.

Clareza de Objetivo

Profissionais inovadores são aqueles que possuem uma definição clara de suas metas e objetivos. Eles sabem bem aonde pretendem chegar e, por isso, conseguem criar novas possibilidades e aproveitar as oportunidades.

Coragem

Empreendedores inovadores assumem riscos, e possuem uma dose extra de coragem para testar suas ideias e para caminhar em uma estrada desconhecida. São desbravadores dispostos a ir onde ninguém foi.

Engajar a equipe

Uma empresa conduzida por uma gestão inovadora consegue aumentar significativamente o desempenho de seus colaboradores. Quando a criatividade é aplicada no ambiente organizacional, os funcionários são estimulados de diferentes maneiras, mantendo-se sempre comprometidos, engajados e motivados.
Gostou deste artigo? Comente e compartilhe as dicas em suas redes sociais.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!