O principal obstáculo em conviver em um ambiente competitivo é que alguns profissionais levam para o lado da competição e acabam ultrapassando alguns limites, passando a ter problemas de relacionamento com os colegas e dificuldades em trabalhar em equipe e em compartilhar conhecimentos e projetos. As empresas querem profissionais competitivos, e não competidores.

Mas qual é a diferença entre ser competidor e ser competitivo? Quais são as características dessas duas categorias de profissionais e por que é importante ser competitivo? As respostas para essas e outras perguntas, você conferirá no artigo a seguir. Siga em frente e tenha uma boa leitura!

Ser competitivo é bom!

Vemos um olhar positivo das organizações quanto ao perfil do profissional competitivo, pois esses indivíduos são mais focados em resultados, são práticos, gostam de inovar, são rápidos, estão sempre à frente (antecipando-se às situações e resolvendo os problemas rapidamente) e sabem que apenas os melhores são promovidos.

As empresas e a sociedade exigem que sejamos competitivos, e é importante para a organização manter um ambiente competitivo, saudável, buscando o melhor de cada colaborador e equipe, incentivando-os as desenvolverem-se, e não um ambiente de competição, onde um quer derrotar o outro.

É importante que o profissional primeiro conheça o ambiente e os profissionais que fazem parte do processo de trabalho. É importante lembrar também que as empresas são feitas de pessoas, e isso implica em relacionamentos. Então, é primordial manter uma competitividade saudável, equilibrada, sem comprometer a harmonia do ambiente.

Para essa adaptação, é necessário ter algumas habilidades, como: facilidade em trabalhar em equipe (respeitando as diferenças), inteligência emocional, foco em resultados, comprometimento, além de ética, honestidade, valores e crenças pessoais alinhadas com as da organização.

PSC

Para manter-se no mercado de trabalho, é necessário mais do que ser um bom profissional: é preciso desenvolver comportamentos que busquem o equilíbrio para o desenvolvimento das atividades. A competitividade estimula a inovação, a exposição de ideias e experiências, a visão aguçada, entre outros aspectos.

Competição x Competitividade

Um trabalho competitivo é aquele que proporciona um ambiente desafiador, inovador e criativo, onde as mentes são postas a trabalhar para realizar um bom trabalho e desenvolver ideias para produzir mais e melhor. É aquele onde cada um tem um papel, e cada um é responsável por uma etapa do processo, de modo que o resultado seja fruto do bom trabalho de todos. É o lugar onde o desenvolvimento é estimulado diariamente, a fim de extrair o máximo de cada profissional.

A competitividade é muito saudável, porém passa a ser ruim quando vira competição. O profissional com o perfil competidor é centralizador, insensível, não tem visão sistêmica, tem problemas de relacionamento, é visto como arrogante pelos colegas e pode desestabilizar a harmonia e atrapalhar o desempenho da equipe. Consequentemente, ocorre uma baixa na produtividade e na qualidade do resultado final.

Um ambiente de competição ultrapassa a linha corporativa, levando comportamentos sabotadores e resistentes para os demais profissionais. Assim, ao contrário da competitividade, em que cada um dá o melhor de si, a competição é marcada pela falta de ética, em que a pessoa deseja vencer não pelos próprios méritos, mas sabotando e prejudicando o outro, o que prejudica o desempenho de toda a equipe.

O exemplo dos times de futebol

A diferença entre ser competitivo e ser competidor fica bem clara se tomarmos um exemplo bastante acessível à cultura e ao conhecimento dos brasileiros: os times de futebol.

Se existe competitividade entre os jogadores, entendemos que aqueles que ocupam uma mesma posição estão sempre dando o melhor de si para assumir a titularidade. Isso deixa os técnicos com aquele “problema positivo”, em que tanto o titular quanto o reserva têm mostrado um bom desempenho, de modo que é difícil tomar uma decisão. Quando isso acontece, o time como um todo fica muito forte, tendo com quem contar em qualquer circunstância. Há um clima de amizade, em que uns torcem pelos outros.

Contudo, se a competitividade dá lugar à competição, o que se vê é o oposto. Há uma rivalidade entre os jogadores que deixa o clima nos bastidores muito negativo. Além disso, dentro de campo, o jogador competidor prefere fazer uma jogada sozinho e cometer um erro a tocar a bola para o companheiro que estava em melhor posição e vencer a partida. A ambição desmedida dos “fominhas”, como são conhecidos, prejudica a equipe como um todo.

Comportamentos do profissional competitivo

  1. Conhece o ambiente;
  2. Está aberto a conhecer mais sobre cada colega;
  3. Mantém um canal de comunicação aberto;
  4. Troca ideias e experiências;
  5. Atualiza-se e está em constante aprendizado;
  6. Desenvolve-se e busca métodos que proporcionem o desenvolvimento de habilidades e competências;
  7. Faz coaching;
  8. Inova, cria;
  9. Em caso de conflitos, busca soluções amistosas e diplomáticas.

Perceba que o profissional competitivo deseja vencer as disputas que encontra pela frente, mas esforçando-se para ter sucesso pelos seus próprios méritos. O competidor, em contrapartida, coloca os interesses individuais acima dos coletivos, cria inimizades e compromete consideravelmente o clima organizacional.

O coaching e a competitividade

Com o crescimento do coaching no Brasil, vemos que os brasileiros estão preocupados com a competitividade e buscando diferenciais que os destaquem e que os auxiliem no desempenho de suas atividades. Enxerga-se que os profissionais precisam mais do que os conhecimentos técnicos da sua área. É preciso desenvolver-se como um todo e ser flexível para conviver em qualquer ambiente.

Nesse sentido, o coaching é um método de desenvolvimento humano que contribui para que o profissional desenvolva habilidades, como: controle e inteligência emocional, respeito às diferenças, melhoria na comunicação e nos relacionamentos, percepção, capacidade de realizar planejamentos estratégicos, gestão do tempo, visão sistêmica, entre outros. É um conjunto variado de competências que aumenta a competitividade das pessoas de maneira saudável, o que você só encontra no IBC!

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