Nós somos aquilo que pensamentos, por isso mesmo, assim como pensamentos negativos atraem coisas negativas, as ideias positivas atraem otimismo e positividade. Uma pessoa que está passando por um momento delicado por ter perdido o seu emprego, por exemplo, se permitir que a negatividade permaneça na sua mente acabará ficando desmotivada. Com isso, passará a enxergar apenas as coisas ruins, deixando de ver novas possibilidades para mudar e recomeçar e os motivos que tem para agradecer. Seja qual for a sua situação, não permita que esta nuvem cinza paire sobre a sua cabeça. Persista e não desista!

Quer ajuda para se livrar dos pensamentos tóxicos?
Clique aqui e acesse meu desafio “Detox da Mente”!

Por Que Pensamentos Negativos Atraem Coisas Negativas?

Quando um indivíduo está desanimado, sem perspectivas em relação à sua vida, tende a alimentar diversos pensamentos negativos de que não é capaz de mudar, de que tudo dá errado para ele ou de que esse é o seu destino. Então, essas crenças limitantes começam a fazer com que ele se mantenha estagnado e deixe de buscar novos caminhos, novas possibilidades de ser feliz. Nesse sentido, os pensamentos negativos que ele alimentou acabam se tornando a sua verdade, levando-o a se conformar com ela.

Os pensamentos positivos, por sua vez, são capazes de expandir a visão de uma pessoa e levá-la a enxergar além. Por mais que algumas situações de mudança, como uma demissão ou o fim de um relacionamento, por exemplo, possam se mostrar dolorosas no início, o otimismo nos mostra que a vida continua e que se uma porta se fechou outras irão se abrir. Está em suas mãos decidir o tipo de pensamento que deseja alimentar, se são aqueles que agregam ou que desestimulam. E aí, o que você decide?

Como Mudar o Padrão da Mente e Ter Pensamentos Positivos

Alimentar pensamentos ruins, além de te fazer acreditar que não é capaz, pode trazer danos para a saúde e impactar negativamente em todas as áreas da sua vida. Por isso, escolha conservar apenas ideias positivas que agreguem e te levem além. Coloque as dicas a seguir em prática e comece a enxergar a vida de uma forma mais otimista.

1 – Tome Consciência Sobre os Seus Pensamentos

Desligue o piloto automático e comece a observar o que se passa em sua mente. Quando um pensamento negativo surgir, se questione e busque justificativas realistas para eles. Na grande maioria dos casos irá perceber que são ideias criadas com base em fantasias, ansiedade e inseguranças. Quando não há consciência, a mente repete exaustivamente essas ideias, dando origem aos pensamentos intrusivos. Através da observação e do autoquestionamento você conseguirá eliminar esses pensamentos que estejam te limitando e te impedindo de crescer e se desenvolver.

2 – Altere a Forma Como Pensa

PSC

Já parou para pensar que uma simples alteração nos seus pensamentos pode te levar a ser uma pessoa mais positiva? Após se tornar consciente em relação ao que pensa, também poderá mudar padrões na sua mente. Ao invés de pensar que perderá muito tempo esperando para ser atendido no banco ou em qualquer outro lugar, encontre algo para preencher esse momento de forma produtiva, como ler um livro, ouvir suas músicas preferidas no fone de ouvido ou mesmo conversar com quem está do seu lado na fila. Assim, o tempo que seria visto como perda passa a ser um momento de ganho.

3 – Recuse o Papel de Vítima

Os pensamentos negativos levam um indivíduo a acreditar que é vítima de tudo o que lhes acontece e, por isso, nada pode fazer para mudar. A verdade é que cada um de nós tem um grande poder de mudança e transformação e é necessário adquirir a consciência da responsabilidade para que ele seja despertado.

Se a sua carreira profissional não decola, pense em quais são as suas atitudes que te levaram a esse lugar. Assim, poderá descobrir o que pode mudar em seu comportamento para conseguir a transformação que deseja. Note que a ideia é se responsabilizar e não se culpar, pois a responsabilidade leva à ação e a culpa à estagnação.

4 – Aceite Sua Condição de Aprendiz

Todos os seres humanos são eternos aprendizes na arte que é viver. Nesse sentido, desperdiçar tempo e energia se culpando por ter falhado é uma grande perda de tempo. A ideia não é que os erros sejam banalizados, afinal é fundamental que busque sempre dar o seu melhor em tudo o que fizer, contudo, se algo sair diferente do esperado, aproveite para aprender e evoluir. Se alguma ação sua prejudicar alguém, peça desculpas sinceras e faça o possível para reverter à situação e lembre-se também de se perdoar. O autoperdão é essencial para evitar a autossabotagem.

5 – Sorria Mais

Um ato simples como sorrir é capaz de promover grandes transformações, tanto internas quanto externas. Adotar o hábito de sorrir mais irá contribuir para que os seus pensamentos sejam mais positivos e, além disso, fará com que as outras pessoas passem a sorrir mais para você, melhorando suas relações sociais. Sorrisos fazem bem para a saúde e, principalmente, para a alma. Como disse o grande poeta Mário Quintana – “O sorriso nada custa, enriquece os receptores sem empobrecer os doadores”. Pratique e sorria mais!

6 – Envolva-se Com Pessoas Positivas

Lembra-se daquele ditado que os pais costumavam sempre dizer aos filhos quando o assunto era as amizades: diga-me com quem andas que te direis quem és? Eles tinham toda a razão, pois, mesmo sem querer, somos influenciados por aqueles com os quais convivemos. Dessa forma, quanto mais se envolver com pessoas positivas, mais irá se influenciar por essa energia extraordinária. Ao contrário do que muitos acreditam; os otimistas não são indivíduos sonhadores que vivem de ilusões, mas sim que conhecem a realidade e sabem apreciar o melhor que ela tem a oferecer.

A autoconfiança só é possível se você está de bem com a vida.

Quer saber em qual nível está a sua felicidade? Clique aqui

7 – Mantenha o Foco no Agora

Perceba que a maioria dos pensamentos negativos flui em duas direções: ao passado, te levando a se culpar por algo que já aconteceu, e ao futuro, através de ansiedade sobre o que ainda vai ou não acontecer. Nos dois casos, essas ideias podem gerar estresse e comprometer a atenção no momento que mais importa, o agora. Para eliminar esses pensamentos de culpa e ansiedade, reoriente sua atenção e mude o foco para o aqui e agora. Dê ao momento presente sua atenção total e absoluta, observando o ambiente em que está; os aromas, sabores, cores e texturas. Viva cada experiência ao máximo!

Espero que este artigo tenha te inspirado a desejar conservar apenas bons pensamentos, aqueles que irão agregar positivamente à sua vida e te levar a enxergá-la de uma forma mais construtiva. A sua mente é muito mais poderosa do que imagina, aprenda a usá-la ao seu favor e ouse ir além!

Copyright: 165092963 – https://www.shutterstock.com/pt/g/bowie15