O termo Bovarismo é utilizado na área da psicologia para se referir a indivíduos que têm uma autoimagem deturpada, enxergando a si mesmos de forma supervalorizada, como se criassem a própria realidade. O nome surgiu após um filósofo francês perceber que existiam pessoas que agiam da mesma forma que a personagem principal da obra de Gustave Flaubert, Madame Bovary, conhecida como o romance dos romances. Continue acompanhando para saber mais a respeito desse transtorno psicológico.

A Origem do Termo Bovarismo

Como disse, o conceito de Bovarismo foi inspirado na personagem principal da obra Madame Bovary. Na história, Emma cresceu lendo romances, o que fez com que ela tivesse uma visão extremamente idealizada do amor. Depois de se casar, se tornou uma mulher frustrada, principalmente porque tinha sonhos audaciosos de ter uma vida de luxo e riquezas, mas sua situação financeira estava bem longe disso. Era casada com um médico e vivia de forma modesta no interior, nada lhe faltava, porém ela queria muito mais.

Na tentativa de moldar sua realidade de acordo com os seus sonhos, Emma se envolve em relacionamentos extraconjugais e contrai muitas dívidas para viver de forma luxuosa e experimentar tudo o que havia lido nos romances. A partir do livro, o filósofo francês Jules de Gaultier iniciou um estudo sobre esse tipo de comportamento e foi daí que surgiu o termo Bovarismo para se referir a indivíduos que adicionam elementos fantasiosos à própria realidade.

Assim como no caso da personagem Emma, muitas pessoas começaram a idealizar demais o amor por conta do que liam nos livros de romance. E, se no século XIX o problema era mais comum entre mulheres, hoje os índices estão mais equilibrados. Elementos como o cinema, a televisão e as redes sociais contribuíram com esse equilíbrio, já que são mídias que fazem parte da realidade de pessoas de ambos os sexos.

Os Principais Sinais do Bovarismo

O Bovarismo é causado, principalmente, por uma grande idealização em relação ao amor. Nesse sentido, a pessoa idealiza tanto uma relação perfeita que a realidade lhe parece ruim, e a fantasia surge como uma forma de adaptar a própria vida em busca de satisfação. Contudo, assim como na história de Madame Bovary, sabemos que fingir ser algo não é um caminho sustentável e o resultado pode vir em forma de dívidas, frustrações e diversos outros tipos de problemas.

Confira, a seguir, quais são os principais sinais do Bovarismo, que também é conhecido como síndrome de Madame Bovary.

PSC

Dependência Romântica: pessoas que sofrem de Bovarismo se sentem completamente dependentes do amor, como se não fosse possível viver e ser feliz sem estar vivendo um romance. Por isso, estão sempre à espera de um ser perfeito que irá salvá-las e proporcionar a elas tudo o que sonham, o que faz com que, muitas vezes, emendem um relacionamento no outro.

Frustração Amorosa: como suas expectativas são sempre bastante altas, principalmente pelo fato de serem irreais, aqueles que sofrem com a síndrome de Madame Bovary costumam se frustrar com certa frequência. Essa tristeza pode impactar em outras áreas da vida, comprometendo a concentração e o ânimo para viver de uma forma geral.

Amores Impossíveis: na ânsia de buscarem algo além do que um relacionamento normal pode oferecer, é comum que essas pessoas recorram aos amores impossíveis, como o envolvimento com indivíduos comprometidos ou quando elas próprias já estão em outra relação.

Relacionamentos Complicados: é bastante comum que se mantenham em relações complicadas, como nos casos em que a outra parte é possessiva, porque acreditam que comportamentos alterados sejam uma demonstração de amor.

Fixação Pelo Ser Amado: quando apaixonadas, seu comportamento pode beirar à obsessão, pois passam a girar suas vidas em torno do outro. Assim, começam a copiar sua forma de agir, seus gostos e opiniões.

Gastos Desenfreados: na tentativa de viverem uma vida idealizada, muitas pessoas começam a ter um estilo de vida que não condiz com sua realidade. Então, acabam gastando mais do que podem para comprar itens de luxo, contraindo uma série de dívidas.

A Importância de Apreciar a Realidade

Por mais que os romances dos filmes e livros sejam inspiradores, devemos sempre nos lembrar de que a realidade também é maravilhosa, principalmente pelo fato de que ela existe e está ao nosso alcance. Os mocinhos e as mocinhas das histórias são perfeitos porque foram criados com esse intuito, o de fazer com que os leitores e espectadores se apaixonem por eles. Entretanto, é através da convivência com aquela pessoa que está ao seu lado, que é real e tem qualidades e pontos a serem desenvolvidos, que você irá aprender, crescer e evoluir.

A beleza do ser humano está exatamente nas imperfeições, no fato de que cada um pode escolher o caminho que deseja seguir, errar, aprender, recomeçar e repetir isso quantas vezes forem necessárias. Isso vale para a vida de forma individual e também quando é compartilhada com alguém. Os namoros e casamentos duradouros e positivos são aqueles em que as duas partes envolvidas escolheram estar juntas e, assim, buscam a evolução através de cada experiência.

É importante lembrar que é fundamental que cada um busque construir o amor-próprio em primeiro lugar antes de se envolverem com alguém. Afinal, o amor, para ser saudável, deve vir para agregar e não preencher um vazio. Portanto, esteja ao lado de alguém por escolha e não por necessidade, pois assim um irá tornar a vida do outro ainda mais feliz, sem cobranças, insegurança e outros comportamentos ruins e que causam mais o distanciamento do que a união.

O Tratamento Para o Bovarismo

Aqueles que se identificarem com os sinais do Bovarismo devem buscar ajuda especializada o quanto antes. Assim, um profissional da área da saúde poderá indicar o tratamento adequado para o caso. Independente ser for você ou uma pessoa próxima, lembre-se que problemas emocionais podem acontecer com qualquer um, portanto, não há motivos para ter vergonha de falar sobre o assunto.

Além do acompanhamento de profissionais capacitados, o apoio dos familiares e amigos é essencial para que o problema seja controlado. Aproveite para passar o conhecimento adiante compartilhando este artigo em suas redes sociais.

Copyright: 538417291 – https://www.shutterstock.com/pt/g/deandrobot