Como o Coaching Ajuda a Pessoa a Ter Mais Amor Próprio

Por: José Roberto Marques | Blog | 26 de dezembro de 2016
ulher feliz, de blusa rosa, segurando um guarda -chuva colorido, demonstrando amor próprio e autoestima elevada

Voyagerix/Shutterstock Ter amor próprio faz bem para o corpo e para a alma! Experimente amar-se mais!

Quando falamos em amor próprio nós estamos falando do primeiro amor que uma pessoa deve ter – que é o amor por si mesma. Pode parecer um velho clichê, mas não, pois amar quem você é; reconhecer suas qualidades, talentos, dons, seu jeito único é um valor importante e a melhor forma de se relacionar com quem você é, e também com o ser humano que você deseja construir em si e edificar.

Neste sentido, gosto muito de um livro, escrito por mãe e filha, as americanas Kim e Alison McMillen, e que se chama – Quando Me Amei de Verdade. Ele traz poderosas reflexões sobre a importância de amar a si mesmo, de saber dizer não para as coisas que nos perturbam e de livrar-se do medo dos julgamentos que, muitas vezes, são o que verdadeiramente impede que façamos mudanças em nossa vida e encontremos o sentido da nossa existência e felicidade.

Como coach, eu encontrei e ainda encontro muitas pessoas que têm tudo, menos amor próprio. Isso as impede de assumir suas vontades, de realizar seus desejos e sonhos e coloca sua luz própria numa enorme caixa com uma tampa de crenças limitantes que lhes impendem de sair de dentro de si e amar seu reflexo no espelho.

Como então um ser humano que não se ama, pode reconhecer-se como alguém merecedor de sucessos, resultados, de ser amado pelos outros e como uma pessoa importante para o mundo? Como um ser sem amor próprio pode não ser escravizado por pensamentos sabotadores e comportamentos negativos? A resposta é apenas uma – libertando-se e amando-se verdadeiramente!

Coaching na Construção do Amor Próprio

O Coaching é um processo de autoconhecimento, ou melhor, de autorreconhecimento. É onde a pessoa tem a oportunidade de conhecer seus pontos fortes, qualidades, de enxergar seus talentos e de conquistar seu empoderamento. Para isso, o processo atua de forma a ajudar o coachee (cliente), com problemas de autoestima, a identificar as causas de sua baixa confiança para em seguida atuar no sentido de eliminar comportamentos e crenças que prejudicam a ter seu amor próprio.

Ao eliminar estes bloqueios, o indivíduo tem a chance de compreender quais são seus desejos, vontades e sonhos. De olhar para si mesmo e enxergar suas qualidades e orgulhar-se de quem é. Coaching ajuda a pessoa a apaixonar-se por si mesma e a viver realmente uma relação de amor consigo mesma. Isso traz o empoderamento que todo ser humano precisa para se amar de verdade e também para ser mais feliz como merece

Deixe seu Comentário: