Casal mostrando as alianças no casamento, mostrando que não existe falta de confiança

Maximusmeridi/Shutterstock A confiança é uma das bases de um casamento feliz e bem-sucedido!

Você sabia que muitas pessoas até querem se casar, mas em decorrência da falta de confiança no casamento, acabam ficando em dúvida se este é mesmo o melhor caminho? Pois é, isso é mais comum do que imaginamos e pode, inclusive, acabar minando suas relações afetivas e trazendo um grande conflito existencial aos indivíduos.

Esta desconfiança quanto ao matrimônio pode acontecer por inúmeros motivos como, por exemplo, maus casamentos na família ou mesmo em casa, com seus pais; experiências anteriores negativas com parceiros ou parceiras que não honram sua união. Pode ser ainda por uma questão ideológica, que faz com que muitas pessoas acreditem que o casamento estraga a relação e, que mesmo, vivendo juntos, é melhor não se casar.

Os Perigos da Desconfiança no Casamento

Existe também aquela desconfiança no casamento que é motivada pelas inseguranças ou ciúmes do casal, ou seja, que fazem com que a todo o momento, uma das partes ou mesmo os dois cônjuges fiquem monitorando 24 horas a vida um do outro. Na prática, isso mostra que os parceiros não confiam um no outro ou mesmo, que são inseguros ou que não perdoaram erros passados, que já deviam ter sido esquecidos.

Estes comportamentos são muito perigosos, pois alimentam emoções negativas, pensamentos obsessivos e, muitas vezes, atitudes depreciadoras e violentas. Também colabora para criar um jogo de gato e rato, onde a falta de confiança e a possessividade imperam; fatores estes que são extremamente ruins a qualquer tipo de relação conjugal. É preciso ter confiança!

Falta de Confiança no Casamento – Como o Coaching de Relacionamento Pode Ajudar!

Se o casal decide se unir, mas ainda assim tem dúvidas sobre estar ou não fazendo a coisa certa, é hora de para e rever as coisas, pois estas incertezas abrem margens para conflitos internos e externos, que se não abordados da maneira certa, podem acabar minando uma relação que tinha tudo para dar certo.

Neste sentido, o Coaching de Relacionamentos é a chave para resolver estes tipos de dilema, pois oferece ao casal ou futuro casal, o apoio que precisam para entender suas lacunas e resolvê-las por completo. Para isso, o coach, que é um profissional especializado em Coaching, aplica métodos, técnicas e ferramentas para ajudar os parceiros a entenderem melhor quais são seus bloqueios e medos em relação ao casamento e a trabalhar isso de forma assertiva.

PSC

Este processo pode ser feito individualmente, com uma das pessoas que está com a dificuldade ou em conjunto, quando ambos os possíveis cônjuges têm questões mal resolvidas que precisam ser trabalhadas. Considerar as duas possibilidades é importante para que tanto juntos como separadamente, as pessoas possam entender melhor seus bloqueios e trabalhar para eliminá-los.

Se, por exemplo, o parceiro ou parceira sente grande aflição e temor só de pensar em casar, porque sempre ouviu seus pais repetirem que o casamento é uma instituição falida e, com isso, desenvolveram esta mesma crença limitante, este pode ser seu bloqueador a dar seu “sim” a esta proposta.

Do mesmo modo, se a separação dos pais foi traumática, se relacionamentos anteriores não deram certo ou mesmo se a pessoa presenciou, em sua infância e adolescência, constantes brigas em casa; tudo isso pode acabar bloqueando seu desejo de casar e lhe fazendo ver apenas os aspectos negativos de uma união.

O Coaching de Relacionamento ajuda a identificar com mais clareza, os reais motivos de tanta insegurança, medo ou resistência em ter confiança no casamento. E mais, a que a pessoa entenda que cada um tem sua própria história e, que independente do que tenha acontecido no passado, com seus pais ou mesmo com ela, são os comportamentos, crenças e desejos de agora que definirão como será o futuro de sua relação conjugal.

Aprender a fazer esta separação é um dos benefícios do Coaching para Casais, pois não é justo atrelar problemas de outras pessoas e de outras fases de sua vida e, por conta disso, minar suas chances de sucesso e felicidade em seu casamento.

Achar que todas as uniões são iguais e que você não será feliz em seu matrimônio só porque viu exemplos ruins dos outros, é um grande equívoco. Cada casal faz sua história, portanto, sua felicidade depende da exclusivamente de sua postura em relação ao seu casamento, do que acontece quando estão juntos, da forma como pensam e agem e do quanto estão dispostos a somar suas vidas e fazer dar certo.

Lembre-se disso e boa sorte!