Se a vida fosse uma prova de atletismo, aquela com barreiras, o que você faria: saltaria cada uma ou deixaria que elas vencessem você?  Quando falamos em bloqueio mental, a lógica é a mesma, uma vez que, ao sucumbir a ele, deixamos de viver experiências e crescimentos importantes na nossa trajetória.

A boa notícia é que qualquer pessoa pode superar esse tipo de bloqueio, desde que recorra ao auxílio profissional competente. Nesse caso, o coaching oferece técnicas e ferramentas comprovadamente eficazes (no caso do IBC) que permitem que o indivíduo recupere a plenitude da sua mente e reencontre o caminho da prosperidade nas diferentes áreas da sua vida.

Quer saber como isso é possível? Então, continue a leitura do artigo a seguir e saiba mais sobre o tema!

Compreendendo o conceito de “bloqueio mental”

Bloqueio mental é uma ideia que impede você de fazer algo e que não deixa você avançar em determinado sentido. Ele pode ser causado por medos, traumas, experiências negativas ou mesmo por crenças limitantes que foram estimuladas por anos e anos e que acompanham o indivíduo até hoje.

O fato é que, ao bloquear a sua mente para algo, você cria barreiras inconscientes que, em muitos casos, o impedem de ter bons relacionamentos interpessoais, familiares, sociais e afetivos ou mesmo de crescer na carreira e na vida pessoal.

Se, por exemplo, você não acredita que merece ter sucesso, reconhecimento profissional, dinheiro, uma relação amorosa positiva etc., os seus pensamentos, comportamentos e ações sempre o levaram a bloquear e sabotar qualquer chance de ser bem-sucedido nos aspectos citados. Para que isso não aconteça e que os seus resultados e bem-estar não fiquem limitados, o coaching é um poderoso aliado, como veremos adiante.

Vencendo o bloqueio mental por meio do coaching

O Coaching, com suas técnicas e ferramentas, é um poderoso aliado da pessoa que deseja desbloquear o seu potencial e alavancar os seus resultados em todos os sentidos.  O desenvolvimento passa pela permissão que o indivíduo concede a si mesmo para vivenciar novas experiências e eliminar os comportamentos e crenças que sabotam o seu sucesso.

PSC

Tudo está na mente, pois tantos os bons quanto os maus resultados são reflexos da forma como cada um de nós constrói a sua realidade. Quando acreditamos que somos capazes, merecedores e inteligentes, por exemplo, geralmente trabalhamos motivados por essas crenças positivas, conquistamos êxito nas nossas ações, realizamos os nossos sonhos e nos valorizamos.

Por outro lado, quando estamos diante de um bloqueio ou de vários bloqueios mentais, nos paralisamos e nos autodepreciamos, nos tornando pessoas com baixa autoestima, sem autoconfiança e que não acreditam no seu próprio poder interior. Mas o que o coaching pode fazer nesse sentido? Confira!

  • Diagnóstico

O Coaching trabalha no sentido de identificar quais são os bloqueadores mentais do indivíduo, as suas origens e as formas como afetam o fator emocional e comportamental do coachee (o indivíduo que passa pelo processo de coaching).

A partir daí, as ferramentas e técnicas desse método atuam na eliminação desses componentes, ajudando a pessoa a questionar a sua mentalidade e a passar os seus pensamentos pelo crivo da racionalidade. Será que essas ideias limitantes realmente fazem sentido? Será que o indivíduo não tem dentro de si recursos próprios para lidar com os seus medos, sem que eles o paralisem no alcance das suas metas? Esses questionamentos são o ponto de partida dessa transformação.

  • Modificação de crenças

Antes de partir para a mudança de comportamento propriamente dita, é importante que o indivíduo modifique a sua maneira de pensar, afinal de contas, as mudanças só são verdadeiras quando começam pela mente. Assim, quando o coachee percebe que as suas crenças estavam fazendo mal e bloqueando as suas chances de progresso, muitas vezes sem fazer o menor sentido, ele precisa substituir essas ideias por outras, que sejam mais construtivas.

Por exemplo: há pessoas que acreditam que não nasceram para empreender. No entanto, não faltam provas de indivíduos que também não tinham essa habilidade natural, mas que estudaram, se esforçaram para desenvolver as competências empreendedoras e que acabaram se surpreendendo consigo mesmas. Por isso, é importante substituir o “eu não posso” pelo “eu tenho como desenvolver habilidades que tornarão isso possível”.

  • Modificação de atitudes

Uma vez tendo passado pela modificação de crenças, desfazendo o bloqueio mental, o indivíduo enfim se sentirá confiante para definir novos objetivos para as áreas da sua vida. O coach ajuda o coachee a definir metas que sejam específicas, mensuráveis, relevantes, alcançáveis e com um prazo específico para que sejam alcançadas.

A partir daí, as sessões de coaching se concentram em planejar o alcance dessas metas, definindo as ações que o coachee deverá tomar para alcançar o estado desejado. Perceba como cada etapa é importante: o diagnóstico do bloqueio mental, a modificação das crenças, para, enfim, chegarmos à modificação das atitudes.

É importante ressaltar, porém, que esse processo não é linear. Ele é cheio de altos e baixos, cabendo ao coachee, durante as sessões, desenvolver a sua resiliência, a sua inteligência emocional e a sua capacidade de fazer adaptações e persistir.

Soluções completas no IBC

No Instituto Brasileiro de Coaching, o IBC, contamos com profissionais experientes na resolução de bloqueios mentais. Muitos dos nossos clientes tinham essa questão em diferentes áreas da vida, mas conseguiram recuperar a autoconfiança e a capacidade de alcançar resultados extraordinários.

Aqui, trabalhamos com diversos nichos de coaching pessoal:

  • Coaching familiar;
  • Coaching de relacionamento;
  • Coaching espiritual;
  • Coaching financeiro;
  • Coaching esportivo;
  • Coaching de emagrecimento;
  • Coaching nutricional;
  • Coaching de inteligência emocional.

E também oferecemos sessões para nichos de coaching profissional:

  • Coaching corporativo;
  • Coaching para concursos;
  • Coaching de carreira;
  • Coaching de equipes;
  • Coaching de vendas;
  • Coaching de empreendimento;
  • Coaching de recrutamento;
  • Coaching de liderança.

Se você também sente que está limitado por bloqueios mentais e que precisa de ajuda para vencê-los, busque no coaching o apoio de que precisa. Para isso, participe da formação Professional & Self Coaching – PSC e conheça a melhor versão de si mesmo. Além disso, não hesite em entrar em contato conosco e em agendar as sessões que vão transformar positivamente a sua vida e os seus resultados!

E você, querida pessoa, tem identificado bloqueios mentais em alguma área da sua vida? O que tem feito para solucioná-los? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!