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Modelo Ideal de Feedback de Satisfação de Funcionários

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ByEmo/Shutterstock O modelo ideal de feedback é aquele onde seus colaboradores sentem-se à vontade para expor sua opinião

No universo organizacional ter um modelo ideal de feedback é essencial  a todo líder de equipe, uma vez que é essencial conhecer o nível de satisfação de seus liderados, colher suas opiniões e por meio delas implantar as melhorias apontadas.

Muitos gestores preferem dar feedbacks a recebê-los. Este medo se dá por uma insegurança de ouvir que não está atendendo a contento sua equipe. Porém, sem este retorno dos seus profissionais ele nunca terá a chance de evoluir e melhorar sua gestão de pessoas e os resultados.

Por isso, como líder você deve buscar ouvir, na essência, quais são os pontos de melhoria, pontos fortes seus e de sua empresa, anseios, objetivos e metas profissionais e colher as sugestões do capital humano para melhorar a empresa.

Daí, podemos concluir que modelo ideal de feedback de satisfação de funcionários é aquele que consegue extrair as informações necessárias para o líder conhecer melhor seus profissionais e, juntos, melhorar a qualidade de vida no trabalho de todos.

3 Exemplos de Modelo Ideal de Feedback

Feedback via Formulário –  Esta é uma pesquisa de satisfação realizada por meio de uma espécie de formulário impresso, entregue a cada membro da equipe. Nele deve conter aspectos relacionados ao nível de contentamento com o ambiente de trabalho, liderança, colegas, formas de gestão, salários, benefícios e um espaço reservado a sugestões de melhorias.

Feedback 360 Graus – Esta é uma ferramenta de avaliação de desempenho do líder, onde por meio de um questionário online seus liderados, gestores e colegas avaliam sua perfomance como gestor, apontam suas principais competências e os aspectos onde precisa evoluir.

Feedback Direto – Neste modelo, o gestor convida seus liderados para uma reunião de feedbacks, onde pode ouvir de cada um, diretamente, quais são suas impressões sobre o seu trabalho, suas sugestões, suas reclamações e seus pontos fortes. Este tipo exige bastante maturidade do líder, pois ele pode ouvir o que não deseja e ser surpreendido pelas diferentes opiniões. Ouça em silêncio, reflita e jamais retruque publicamente. Aprenda e reveja seus comportamentos e procure evoluir continuamente.

Podemos concluir que os feedbacks em todas as instâncias são também o principal meio de crescimento do líder, pois além de ser seu dever dá-los aos seus funcionários, também é seu papel ouvir o que os liderados têm a dizer.

Em ambos os lados, esta ação proporciona crescimentos e melhorias extraordinárias. Por isso, se o seu objetivo é evoluir ainda mais como gestor, expandir sua capacidade de assimilar seus feedbacks e maximizar seus resultados, invista numa formação especializada em liderança com Coaching. Invista no treinamento Leader Coach Training e ouse ir além como líder!

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