HYS_NP/Shutterstock Aplicar uma Avaliação de Desempenho é importante para medir a performance da sua empresa

No universo corporativo muitas ferramentas de gestão se destacam como poderosas fomentadoras de desenvolvimento. Por isso, saber o tipo de avaliação de desempenho mais apropriada para sua empresa é fundamental para conquistar grandes resultados nos sentidos: estratégico, processual e humano.

Avaliar o desempenho dos profissionais, suas competências e habilidades; é muito importante para potencializar ainda mais sua produtividade e reconhecer seu potencial. Também é essencial para mensurar a efetividade dos processos, os resultados da gestão de pessoas e corrigir falhas existentes.

Pensando nisso, vamos conhecer alguns tipos de avaliação de desempenho, suas formas de aplicação, os benefícios e os modelos mais usados pelas organizações para medir e maximizar os resultados dos seus profissionais. Continue lendo e saiba mais.

Tipos de Avaliação de Desempenho

Avaliação 180 Graus – Esta verificação de perfomance é realizada pelo líder e aplicada em sua equipe de liderados. O método consiste em medir a afetividade do trabalho dos colaboradores, suas competências técnicas e comportamentais e também seus resultados e desempenhos individuais e coletivos.

Coaching Assessment – Esta superferramenta é muito utilizada pelas empresas para conhecer o perfil comportamental de seus profissionais, identificar seus pontos fortes, de melhoria, aptidões de liderança e o cargo ou função mais ou menos compatíveis com suas habilidades. Este mapeamento é essencial para dar ao colaborador a oportunidade de atuar num trabalho que lhe permita demonstrar o seu melhor.

Avaliação 360 Graus – Esta é uma poderosa metodologia de avaliação aplicada para medir o desempenho das lideranças. Neste contexto, pares, superiores, liderados e o próprio líder avaliam a performance de sua gestão, seu estado atual e apontam os pontos fortes e de melhoria com o objetivo de potencializar seus resultados.

PSC

Estes são exemplos de tipos de avaliação de desempenho mais usadas pelas empresas. Entretanto, estas metodologias são definidas sempre com base no que a organização pretende avaliar, corrigir ou mesmo maximizar em seu capital humano.

Se a intenção é verificar a produtividade dos colaboradores, sua assiduidade, motivação, qualificação, comunicação, a efetividade do atendimento ao cliente, a performance da equipe de vendas: para todos estes e demais objetivos existem modelos específicos que podem ser usados para verificação de informações.

Por isso, antes de aplicar uma avaliação de desempenho, é essencial que a empresa saiba quais quesitos pretende mensurar, quais dados vai coletar e a partir desta pesquisa interna, consiga colocar, em prática, planos de ação que ajudem a melhorar seus processos e à qualidade do trabalho.

E, claro, que levem a organização a conquistar resultados extraordinários por meio do crescimento contínuo de todos.