Voltar

Metáfora do Solo e Semente

Publicado em | 0 comentários

Kazoka/Shutterstock Leia esta fantástica história e veja o que ela tem a nos ensinar sobre plantar e colher

Certa vez, um homem muito simples, que vivia afastado da cidade, se deparou com a necessidade crescente de prover ali­mentos para si e para sua família. Ele tinha um pedaço de terra, igualmente modesto. Para resolver o problema da escassez, o homem teve uma ideia que lhe pareceu muito boa: decidiu plantar algumas sementes.

O homem pouco sabia daquele ofício, mas imaginou que não houvesse nenhum segredo em lançar algumas poucas sementes no campo, que logo germinariam. Ele então tomou as providências para que sua própria terra o abastecesse com o que ele tanto precisava: começou a cavar alguns buracos e neles colocar as sementes. Uma a uma, ele as lançava no solo e as cobria cuidadosamente com terra.

Além disso, o solo foi irrigado com regularidade, tudo como o camponês imaginava ser um processo de plantação. Dia após dia, o homem esperava que as sementes crescessem e que dessem o alimento a ele e à sua família.

Um tempo depois, alguns pou­cos brotos finalmente surgiram, mas eram fracos, pouco viçosos. Eram alguns poucos raminhos, que logo depois murcharam. O homem ficou mui­to frustrado e não con­seguia acreditar que seus esforços na verdade foram em vão. Ele reclamava:

— Mas eu cavei, semeei e reguei o solo. Fiz tudo direitinho! Por que nada brotou direito?

Um outro homem, que escutou seu lamento, gentilmente perguntou ao dono da terra:

— Você preparou o solo e selecionou bem as sementes?

— Preparar o solo?

— Sim. O solo, tal como você o vê, nem sempre está apto a receber sementes. Ele precisa ser preparado durante algum tem­po. Precisa ser adubado, estimulado, para que receba a semente plenamente preparado para a germinação. As sementes também precisam ser selecionadas.

Cada uma será ideal para um tipo diferente de solo. Você deve tomar esses cuidados, caso contrário, não conseguirá colher os frutos que espera.

Moral da Historia – O solo é o coachee e as sementes são as sugestões diretas e indiretas. Para alcançar os resultados desejados e sair do ponto A para o ponto B, ele tem de estar preparado para recebê-las.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!