Todos nós temos problemas, características e cargas emocionais que nem sempre sabemos qual é a origem ou o motivo que os causa. Acontece que, muitas vezes, sem saber, essas nossas dificuldades são geradas a partir de nossos sistemas familiares, e é isso o que a Constelação Familiar estuda.

Você sabe o que é Constelação Familiar? Confira o artigo e veja do que se trata esse conceito, como funciona, a quem se destina e quais benefícios ele pode gerar.

Esse método já existe há um bom tempo e tem ganhado força recentemente, tanto no Brasil como em outros países. Neste artigo, você compreenderá melhor do que se trata esse conceito, como funciona, a quem se destina e quais benefícios ele pode gerar. Siga em frente e boa leitura!

Potencialize suas habilidades e permaneça em constante desenvolvimento!
Clique aqui e descubra como isso é possível! Acesse “Tudo sobre Coaching”!

Afinal, o que é a constelação familiar?

Criada pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, a Constelação Familiar é um recente método psicoterapêutico que estuda os padrões de comportamento de grupos familiares ao longo de suas gerações. Bert se deparou com esse fenômeno nos anos 1970, após observar os estudos de Virginia Satir, psicoterapeuta americana que analisava as esculturas familiares.

De acordo com Satir, quando uma pessoa “estranha” é convocada para representar uma família ou uma pessoa de grupo familiar, mesmo que não a conheça, acaba reproduzindo sintomas físicos e comportamentos similares desse grupo ou pessoa, sem necessariamente saber algo a respeito dela. O nome “Constelação Familiar” é estrategicamente pensado em uma constelação de estrelas, pois define um grupo de elementos que se relacionam em um mesmo sistema que permanece unido.

PSC

Na prática, a Constelação Familiar mostra que muitos dos nossos problemas, doenças, incompreensões e sentimentos ruins podem estar ligados a outros familiares que passaram por essas mesmas adversidades, mesmo que não os tenhamos conhecido. Esse método explica que há uma repetição de comportamentos de gerações em gerações, ainda que de forma inconsciente.

Isso pode acontecer devido ao comportamento ser comum e “familiar”, uma vez que, ao pertencermos a um grupo ou família, nos acostumamos com as práticas corriqueiras e repetidas por pessoas que dividem um mesmo ambiente que a gente. Hellinger propôs que há uma “consciência de clã” em todos nós que é norteada por simples “ordens arcaicas” ou “ordens do amor”, que se referem a três princípios norteadores:

Os 3 Princípios da Constelação Familiar

  1. A necessidade de pertencer ao grupo ou clã;
  2. A necessidade de equilíbrio entre o dar e o receber nos relacionamentos;
  3. A necessidade de haver uma hierarquia dentro do grupo ou clã.

Essas “ordens” atuam tanto em nossos relacionamentos familiares como nos íntimos, no caso de grupos de amigos próximos que compartilham interesses em comum, e. amorosos. A conexão harmoniosa com essas ordens nos dá uma sensação de paz e faz com que nos sintamos acolhidos e pertencentes a um grupo. Além disso, conforme citamos acima, as pessoas têm uma necessidade natural de sentir que fazem parte de algo, isto é, que não estão avulsas no mundo.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Como funciona na prática?

Quando um indivíduo resolve experimentar esse método, ele apresenta um tema que será trabalhado para seu terapeuta. Com isso, o profissional irá solicitar informações sobre os membros de sua família que passaram por experiências fortes, como graves doenças, assassinatos, mortes precoces, problemas de relacionamentos, além do número de irmãos, casamentos anteriores etc.

Com essas informações em mãos, o terapeuta pede que o cliente escolha membros da família que, de acordo com ele, representam todo o grupo ou a ele mesmo. A partir de então, esse profissional relaciona as vivências desses membros com as do indivíduo, além das relações dessas pessoas dentro das “ordens do amor” e das conexões com o sistema familiar.

Com base nesse processo, o indivíduo e o terapeuta encontrarão uma solução para que os representantes encontrem um lugar em que se sintam bem, confortáveis e incluídos dentro do grupo familiar.

A quem se destina o método?

Muitas pessoas carregam consigo mesmas comportamentos que são destrutivos e que, aparentemente, não têm razão para existir. A Constelação Familiar serve para analisar a família ou o grupo desse indivíduo e buscar a raiz desse comportamento, que pode ser reflexo de uma situação tão traumática para a sua família que se perpetuou entre as gerações.

Por exemplo, um homem que tem problemas em se relacionar seriamente com as mulheres pode ser uma pessoa que tem como exemplo um caso de abandono dentro da família e, com isso, acaba fugindo de compromissos de uma maneira inconsciente, evitando, assim, passar pelas mesmas frustrações que algum parente passou.

Outro exemplo: uma pessoa que tem muito medo de dirigir pode ter esse comportamento devido a um acidente de carro de algum parente e, inconscientemente, a sua família tem, ao longo dos anos, transmitido essa insegurança.

A Constelação Familiar mostra que a geração atual pode ser diretamente influenciada pela dor, sofrimento e dificuldades de uma mais antiga. Isso fará com que o indivíduo que esteja com problemas precise de ajuda profissional para identificar a raiz de sua angústia e, consequentemente, para encontrar maneiras de entender o seu comportamento, transformando-o em algo mais positivo e funcional.

De uma maneira geral, essa metodologia é indicada para todas as pessoas que querem estudar com profundidade os seus problemas pessoais, especialmente aqueles que parecem não ter sentido, e para quem tem problemas emocionais e deseja explorar as origens dessas questões.

Onde esse método é aplicado?

A terapia da Constelação Familiar é breve e pode ser feita tanto em um grupo, de preferência composto por pessoas que não se conheçam e que não tenham nenhuma relação entre si, como individualmente. Ela é aplicada por um profissional que tenha formação nessa metodologia e que saiba como usá-la para ajudar as pessoas a conseguirem identificar a origem dos seus comportamentos positivos e negativos.

Quais são as vantagens da constelação familiar na vida das pessoas?

Tendo em mente como esse método funciona e os benefícios que aparecem com o estudo dos comportamentos de nossa família, isso nos ajuda com a melhoria das relações familiares, nas relações no ambiente educacional e, consequentemente, em melhorias as relações interpessoais dentro das empresas. Isso ocorre porque, ao entender características de nossas famílias, estaremos aptos para entender a nós mesmos e a identificar como resolver os problemas pessoais.

Qual a relação entre o método e o processo de coaching?

O coaching tem como função ajudar o indivíduo a reconhecer os seus anseios e ambições, bem como as suas dificuldades e problemas, de modo que ele possa superar essas questões, para que deixem de ser obstáculos no alcance dos seus objetivos.

Com isso, o coach profissional é uma pessoa qualificada a ajudar os seus coachees (as pessoas que passam pelo processo de coaching) a entender como lidar com os seus problemas e o que fazer para se desvincular deles. Isso pode ser feito por meio de diferentes técnicas e, entre elas, está a terapia da Constelação Familiar, fazendo com que os indivíduos encontrem sucesso em sua vida pessoal e profissional.

Para conhecer mais sobre o coaching e as suas técnicas, não deixe de conferir os nossos outros posts aqui do blog! Se você gostou deste texto, deixe a sua opinião por meio de um comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar esta reflexão a todos os seus amigos, colegas e familiares? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!