Truefellpix/Shutterstock Todo problema, por maior que seja, tem uma solução e se pensarmos positivo a criamos ainda mais rápido

Problemas? Ma-ra-vi-lho-so! É o que costumo dizer, afinal, o que seria do ser humano se tudo viesse pronto e fosse perfeito? Naturalmente, não haveria possibilidades de crescimento, evolução e a vida seria um paradeiro só.

Certamente nenhum de nós gosta de ter problemas 24 horas por dia, é viciado em conflitos, crises e confusões de todo tipo. Não mesmo! Ainda assim, quero te dizer que, assim como eu, você nasceu para solucionar problemas. E sabe o que nos torna mais ou menos felizes e realizados? O modo como escolhemos resolver os nossos dilemas pessoais, profissionais ou existenciais.

Existem dois tipos de solução – a certa e a errada. Olha como tudo é simples! Entretanto, no meio do caminho fazemos questão de bagunçar as coisas e tornar a jornada um pouco mais complicada.  Então, o que fazer para descomplicar? A resposta é simples – focando nos aspectos positivos que cada problema traz à nossa vida, pois acredite; todo contratempo, toda adversidade carrega em si, aprendizados essenciais ao nosso florescimento como pessoas.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

 Pense Diferente – Solucionar Problemas é Crescimento!

David-Teamnm – Shutterstock

Para chegarmos até aqui, tivemos que solucionar muitos problemas ao longo de nossa existência. O primeiro deles foi quando nós ainda éramos bebê e tivemos que aprender a dar os nossos primeiros passinhos.  Pesinhos que não sabiam andar foram ali desafiados a começar a construir uma jornada e resolver um pequeno probleminha: a necessidade de aprender a caminhar.

Neste período, quantas vezes caímos, choramos e até nos machucamos? Muitas, mas não desistimos de tentar. E se hoje estamos aqui e, já andamos meio mundo, é porque ousamos enfrentar as nossas limitações e dificuldades, solucionar esta complicação, desbravar cada novo passo e seguir em frente.

PSC

Esta metáfora também se aplica à tudo mais que possamos imaginar, pois todas as ideias, invenções e criações humanas foram feitas para solucionar determinado problema. E isso se tornou tão natural, que ainda que sem perceber, nós sempre estamos a resolver um ou outro problema.

No trabalho, por exemplo, resolvemos questões interpessoais, de comunicação, em relação as demandas diárias e, muitas vezes, graças à nossa visão aguçada e proatividade, até conseguimos agir antes e evitá-los. Em nossa vida pessoal e familiar a matemática é a mesma, pois sempre nos deparamos com conflitos ou necessidades que precisam ser resolvidas e atendidas. A melhor forma de não sofrer ou se cansar demais virando um “apagador de incêndios”; é buscar enxergar cada problemática como uma oportunidade de aprendizado e não como uma punição da vida.

Você é uma pessoa feliz? Quer uma ajuda pra descobrir?
Acesse nosso Termômetro e descubra como anda sua Felicidade!

Encare os Problemas de Frente!

Para isso, não se coloque como vítima das circunstâncias, pois todas as pessoas, do mundo, sejam elas: ricas ou pobres, altas ou baixas, magras ou gordas, de qualquer gênero, raça, credo ou gênero; também têm problemas. O que faz com que umas lidem de forma melhor que outras é exatamente ter uma atitude positiva em relação à vida, às pessoas e aos acontecimentos.

Nem tudo pode ser controlado, medido ou gerenciado, uma vez que muito do que ocorre foge ao nosso entendimento humano e ao nosso controle. Porém, todos nós podemos escolher o que fazer com os nossos problemas e resolver encará-los de frente ou se deixar ser engolido por eles. De que lado você está?

Convido você a ser parte da solução que deseja para o mundo. Convido a ver sua história e os acontecimentos de modo mais otimista e positivo. Convido você a ressignificar suas dificuldades e, a cada vez que um problema bater à sua porta, dizer: Bem-vindo; você está no lugar certo e eu sou a solução ideal para você.

Por isso e por você, acredite em si mesmo e ouse enfrentar seus problemas de modo diferente. Permita-se!