Voltar

A Importância do Líder na Cultura Organizacional

Publicado em | 0 comentários

© Depositphotos.com O líder é a pessoa que consegue reunir todos os aspectos da cultura empresarial, e traz para o dia a dia da organização.

O que é cultura organizacional? O que é participar de uma empresa? O que é conviver diariamente com outros profissionais? O que significa gerir uma equipe? O que significa ir trabalhar em um lugar onde existe uma forma padronizada de realizar as tarefas? O que significa tudo isso? Podemos encontrar essa resposta dentro da cultura organizacional da empresa, que diz muito a respeito de como uma instituição pode chegar ao sucesso.

 

O LÍDER COMO ALGUÉM QUE MANTÉM A CULTURA ORGANIZACIONAL

O papel do líder é importantíssimo e isso nós já conseguimos avaliar ao perceber o peso que esta palavra tem. Ser líder, principalmente quando o assunto é a cultura organizacional, traz uma enorme responsabilidade que vai ao encontro de todos os objetivos que foram traçados e precisam ser alcançados para que a instituição se perpetue e conquiste seu lugar no mercado.

O líder é a pessoa que consegue reunir todos os aspectos da cultura empresarial, e traz para o dia a dia da organização a forma correta e esperada de trabalhar entre os colaboradores. O líder faz com que todos aqueles conceitos e ideais dispostos no estatuto da organização se tornem realidade e, o mais importante de tudo, impede que essa realidade seja alterada para algo que esteja fora das propostas da empresa.

Então, é notável que o líder possui um papel de guia, alguém que delimita os caminhos propostos nos parâmetros da instituição. Mas, para compreender melhor o que isso tudo significa, devemos entender o que de fato é a cultura organizacional.

O QUE FAZ UMA CULTURA ORGANIZACIONAL

São alguns fatores que, juntos, fazem com que a cultura organizacional da empresa seja criada. Através desses pontos, poderemos entender de forma mais clara como se forma o escopo de um dia a dia de trabalho em qualquer organização.

Por exemplo, um ponto importantíssimo na formação da cultura da empresa são os parâmetros para inovar e assumir riscos. Existem lugares onde os profissionais não são estimulados para isso, onde o líder os direciona para um caminho mais seguro, conservador, apenas mais do mesmo, seguindo a receita padrão. Como também existem empresas onde o contrário é totalmente estimulado.

Outro fator que determina a cultura é a necessidade de ser preciso em cada atividade. Os detalhes são tão importantes assim na sua empresa?

Pontos como a competitividade, como trabalhos voltados para a coletividade ou para a individualidade e até, é claro, avaliação de desempenho focada em resultados, formam o que uma empresa vai ser. Como cada lugar é diferente em um ou outro ponto, acabamos nos deparando com essa versatilidade de culturas organizacionais.

E isso é magnífico, pois corresponde à grande quantidade de pessoas com objetivos, metodologias e aptidões diferenciadas no mercado de trabalho. Ou seja, há espaço para todos os tipos de profissionais.

Gostou do meu artigo? Deixe seu comentário e compartilhe!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!