Voltar

A importância da liderança e motivação no ambiente organizacional

Publicado em | 0 comentários

O colaborador satisfeito é o melhor recurso para o sucesso e organização de uma empresa e, portanto, motivá-lo é essencial. É importante que as organizações deem perspectiva de desenvolvimento profissional àqueles que alcançarem melhores resultados e transmitir a certeza de que o trabalho feito é visto, avaliado e valorizado.

© Depositphotos.com / andresr O líder é a figura responsável por garantir que os funcionários saibam a importância de seu papel na engrenagem que move a companhia.

Entendendo quem é o líder

Nesse contexto, o líder é a figura responsável por garantir que os funcionários saibam a importância de seu papel na engrenagem que move a companhia. Pessoa chave em qualquer empresa, o líder é aquele profissional em que todos confiam, servindo de referência e suporte para a equipe e para seus superiores.

São qualidades inerentes a um bom líder: domínio total de seu trabalho, sempre agir com ética e comprometimento com o sucesso da organização. Entretanto, em primeiro lugar, vem sua capacidade de gerir relações interpessoais. Para liderar, acima de tudo, é preciso saber ouvir, conversas, respeitar e ter estabilidade emocional para contornar bem as piores situações.

Assim como uma organização precisa confiar em sua equipe, o inverso também deve acontecer. Por isso, o líder deve estar disposto a sanar dúvidas e atender anseios de seus liderados com relação ao que acontece no ambiente de trabalho.

Respeitado e não temido

Essa é uma das principais diferenças ente líder e chefe. Enquanto o último impõe sua vontade por meio de ordens e autoritarismos, o primeiro inspira quem está ao seu redor e os conduz na direção que devem seguir para o sucesso da empresa. O chefe comanda de cima, já o líder está ao lado dos colaboradores, seguido o mesmo caminho e lutando para vencer os mesmos obstáculos que o restante da sua equipe. Todo o indivíduo de uma equipe tem seu papel e sua importância, e o líder não está acima de ninguém.

Outra importante qualidade de um grande líder é, proporcionar a evolução dos colaboradores com quem trabalha. Ele não se esforça apenas para que seus subordinados façam o trabalho, mas, principalmente, para trazer à tona o potencial máximo de cada um, explorando e evoluindo suas habilidades individuais.

Ao entender cada elemento de sua equipe, o líder consegue direcionar cada talento para as atividades mais apropriadas, potencializando o resultado ao mesmo tempo em que contribui para que os liderados percebam o quanto são necessários e trabalhem ainda mais motivados. Lembre-se: não há nada mais valioso para o colaborador do que se sentir relevante.

Liderança e motivação

Líderes servem de espelho e motivação na mesma medida em que se tornam símbolo de sucesso. Sendo assim, têm a responsabilidade de formar novos líderes em suas equipes, para que o relacionamento entre a organização e seus colaboradores seja fortalecido cada vez mais.

De acordo com Paul Hersey, um dos autores de “Teoria da Liderança Situacional” um dos livros mais conceituados sobre liderança, cada indivíduo possui um fator que o motiva, sendo que esse impulso interior pode ser completamente diferente de pessoa para pessoa. Por isso, um bom líder deve entender cada um dos colaboradores e conduzir o trabalho de motivação de forma individual.

Quando falamos de equipes, devemos lembrar que elas são compostas por indivíduos. Isso significa que não podemos tratar a todos da mesma forma, por isso, um líder deve ter tato para poder lidar com situações e pessoas diferentes, sempre de forma satisfatória.

Ferramentas de Coaching para motivar os colaboradores

O Coaching é o principal instrumento de desenvolvimento humano que existe. Ao aplicar seus mecanismos, é possível desenvolver habilidades e competências de toda a sua equipe, fazendo com que cada indivíduo evolua e desperte todo o seu potencial. Para isso, o método combina conhecimentos de muitas ciências que estudam o comportamento humano com técnicas e metodologias específicas.

Principais ferramentas usadas pelo Coaching

Business and Executive Coaching – BEC

O trabalho para se tornar um verdadeiro líder é duro e difícil, sendo necessários muitos anos de experiência para conseguir dominar todas as habilidades que essa posição exige. No entanto, existe um atalho que ajuda a reduzir consideravelmente esse tempo. O curso Business and Executive Coaching – BEC do IBC tem o poder de acelerar todo esse processo, trazendo à tona todas as competências que estão dentro de você.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!