Mulher olhando seu reflexo no espelho, uma alusão ao autofeedback

lenetstan/Shutterstock Reconhecer suas qualidades e pontos de melhoria são benefícios do autofeedback. Experimente!

Antes de compreendermos a essência do autofeedback, é importante entender o que é um feedback. Nesse sentido, segundo o Dicionário Aulete Digital, feedback pode significar: retroalimentação, resposta à fonte emissora sobre o resultado de uma ação, mensagem, trabalho etc., o que realimenta o processo; retorno, reação, resposta.

Desse modo, o autofeedback pode ser considerado uma autorretroalimentação, uma resposta a si próprio, um retorno para si mesmo. Sendo isso possível, por meio do autoconhecimento e de uma viagem longa para dentro de si, utilizando perguntas poderosas, capazes de levar uma pessoa a uma reflexão profunda.

Siga a leitura para entender melhor o que é o autofeedback, seus benefícios e dicas de como utilizar essa ferramenta de Coaching.

Uma das chaves para o sucesso é conhecer a si mesmo!
Quer se conhecer melhor? Clique aqui e baixe meu ebook!

Autofeedback, Coaching e Autoconhecimento

No Coaching, o processo de autoconhecimento é contínuo, pois proporciona, além do conhecer a si mesmo, a autocura, o autoperdão e muitos outros benefícios a partir dessa reflexão. Para isso, são utilizadas ferramentas como o autofeedback, essa técnica poderosa que proporciona a chance de reconhecermos nossos pontos fortes e de melhoria, expectativas, assim como as oportunidades, fatores limitantes e outros aspectos.

PSC

Na prática, isso oportuniza um processo de autorreflexão do que deve ser trabalhado para que possamos alcançar nossos anseios profissionais e pessoais, e nos proporcionar evolução, autodescoberta e empoderamento. Quando olhamos para dentro de nós mesmos somos capazes de reconhecer nossas qualidades e nossas falhas, nos tornando mais tolerantes em relação às pessoas. Isso melhora muito a qualidade de nossos relacionamentos interpessoais.

Por meio dessa ferramenta poderosa, passamos a nos relacionar com nós mesmos, nos conectando à nossa nascente interior. Isso possibilita reconhecer nossas qualidades, aquilo que temos de melhor, em nossas atitudes com as pessoas e conosco mesmos, aspectos que muitas vezes temos dificuldades em reconhecer.

Esse é o primeiro passo para a identificação da história que contamos da nossa história, que é como vemos quem somos de verdade. Ter essa visão interna ampla dá mais liberdade para agir e escolher os caminhos a tomar.

Como o autofeedback funciona?

O autofeedback também nos leva a analisar nossos pontos fortes, podendo ainda reconhecer e refletir sobre nossos pontos de melhoria. Essa tarefa pode ser desafiadora, mas, sem dúvidas, é uma das mais necessárias. Nesse ponto do autofeedback, vamos reconhecer e refletir sobre nossa luz e nossas sombras interiores, para que possamos honrar e respeitar a nós mesmos como seres duais em constante transformação.

Durante o autofeedback, muitos aspectos são avaliados por nós a respeito de nossas próprias vidas, inclusive o real significado de nossa existência. O que nos move e o que nos faz acordar todos os dias acreditando que hoje será o melhor dia de nossas vidas? Será que saberíamos responder a essa pergunta?

Dar-se um feedback, olhar para si mesmo, responder a perguntas nunca feitas antes e manter esse hábito nos leva a refletir também sobre o que realmente buscamos com o processo de Coaching. A metodologia é capaz de nos auxiliar na definição do objetivo a ser trabalhado e, também, nos dá a clareza para reconhecer o momento em que esse objetivo é atingido.

Dicas de como aplicar o exercício de autofeedback

Agora que já sabe o que é o autofeedback e os seus benefícios, confira dicas de como aplicá-lo para se conhecer melhor, fortalecer sua autoestima e identificar os pontos a desenvolver.

1. Saiba diferenciar autofeedback de autojulgamento

Em primeiro lugar, é preciso ter total clareza que o objetivo do autofeedback é se observar. A ideia é identificar pontos em que pode melhorar e outros em que está indo bem, de modo a usá-los de maneira positiva. Portanto, jamais aplique essa técnica se julgando e utilizando uma linguagem negativa.

Para facilitar, faça um exercício de perspectiva, se imagine como sendo outra pessoa que vai te dar um feedback. Afinal, quando vamos falar com os outros temos a tendência de buscar as melhores palavras para evitar magoar alguém. Contudo, esquecemos de ter esse mesmo cuidado quando se trata de lidar conosco mesmos. Então, lembre-se de ser gentil consigo ao longo de todo o processo.

2. Registre os pontos identificados

O autofeedback é uma reflexão, mas é importante que não fique apenas no campo das ideias. Registrar os pontos identificados, tanto de melhorias quanto os fortes, é fundamental para se organizar para aplicá-los ou trabalhá-los. Além disso, sem um registro pode acontecer de se esquecer de algum detalhe importante com o passar do tempo.

3. Se questione para encontrar respostas

Costumamos fazer perguntas quando desejamos conhecer melhor uma pessoa, certo? Com o autofeedback acontece da mesma maneira, é através de questionamentos que se chega às respostas. Confira alguns exemplos de perguntas a se fazer:

  • O que eu poderia ter feito melhor?
  • Quais são meus pontos fortes?
  • Quais são os pontos que preciso melhorar?
  • Onde posso ter iniciativa e me tornar um profissional ou pessoa mais forte?
  • Quais são as minhas maiores prioridades agora?
  • Estou no caminho certo?
  • Existe alguma coisa que deveria focar?
  • Onde preciso dedicar mais tempo e energia?

4. Planeje-se para desenvolver o que achar necessário

Ao longo do processo de autofeedback, é natural encontrar pontos que precise aperfeiçoar. Afinal de contas, todos possuem aspectos a desenvolver. Entretanto, mais do que apenas identificar, é preciso se planejar para melhorar o que achar necessário. Sem um planejamento organizado e definição de metas corre-se o risco de deixar isso para lá com o passar do tempo.

Dessa forma, se quer realmente aproveitar ao máximo essa experiência e evoluir, é essencial ter tudo muito bem definido. É preciso ter os objetivos claros, o que será feito para alcançá-los e as metas a serem alcançadas, com data e outros detalhes.

5. Mantenha uma postura positiva

Seja ao longo do processo de autofeedback ou da busca pelo desenvolvimento dos pontos identificados, é muito importante manter uma postura positiva. Tenha sempre em mente que a ideia é evoluir, crescer, então, nada de se colocar para baixo e sentir medo do que irá analisar ou descobrir.

Através de uma mentalidade positiva fica mais simples acolher os pontos que precisam ser desenvolvidos sem transformá-los em motivos para autopunição. Afinal, é o acolhimento que gera a motivação para transformar.

A autoconfiança só é possível se você está de bem com a vida.
Quer saber em qual nível está a sua felicidade? Clique aqui

6. Obtenha outros pontos de vista

Além do autofeedback, é interessante solicitar o feedback de outras pessoas, como amigos, familiares e o supervisor, no caso de uma avaliação profissional. Ouvir opiniões de terceiros sobre seu desempenho te ajudará a confirmar pontos que identificou ou refletir mais sobre coisas que não ficaram tão claras.

Contudo, é preciso tomar cuidado ao selecionar as pessoas de quem irá solicitar feedbacks sobre seu desempenho. É preciso que sejam indivíduos que tenham a verdadeira intenção de estimular o seu desenvolvimento. Por isso, fuja daqueles que estão sempre fazendo comentários negativos e nunca têm uma palavra de incentivo a oferecer.

7. Reconheça suas conquistas

Por último, é muito importante que acompanhe sua evolução ao longo do processo pós autofeedback. Poder identificar cada passo dado te dará mais motivação para seguir adiante, se dedicar e melhorar a cada dia mais. Se você parabenizaria um amigo por suas conquistas, por que não fazer o mesmo consigo? Comemore, se orgulhe e reconheça o potencial extraordinário que possui!

Lembre-se que o autofeedback deve ser realizado continuamente, assim como o processo de desenvolvimento. Ter o objetivo de sempre crescer, se tornar uma pessoa melhor e um profissional melhor é fundamental para trilhar um caminho positivo e alcançar o sucesso em todas as áreas da vida.

E então, está preparado para aplicar o autofeedback e se conhecer mais profundamente? Dedique uma parcela do seu tempo a isso e veja os retornos fantásticos que poderá receber. Aproveite para deixar seu comentário sobre o assunto abaixo e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais para levar a reflexão e a inspiração adiante!

Imagem: Por Matva