Autofeedback: Ferramenta de Coaching Para Autoconhecimento

Por: José Roberto Marques | Blog | 24 de março de 2017
Mulher olhando seu reflexo no espelho, uma alusão ao autofeedback

lenetstan/Shutterstock Reconhecer suas qualidades e pontos de melhoria são benefícios do autofeedback. Experimente!

Antes de compreendermos a essência do autofeedback, é importante entender o que é um feedback. Neste sentido, segundo, o Dicionário Aulete Digital, Feedback pode significar: retroalimentação, resposta, à fonte emissora, sobre o resultado de uma ação, mensagem, trabalho etc., o que realimenta o processo; retorno, reação, resposta.

Nesse sentido, o autofeedback pode ser considerado uma autorretroalimentação, uma resposta a si próprio, um retorno para si mesmo. Sendo isso possível, por meio do autoconhecimento e de uma viagem longa para dentro de si mesmo, utilizando perguntas poderosas, capazes de levar uma pessoa a uma reflexão profunda.

Coaching, Autoconhecimento e Autofeedback

No Coaching, o processo de autoconhecimento é contínuo, pois proporciona, além do conhecer a si mesmo, a autocura, o autoperdão e muitos outros benefícios a partir dessa reflexão. Para isso, são utilizadas ferramentas como o Autofeedback, essa técnica poderosa, que proporciona a chance de reconhecermos nossos pontos fortes, nossos pontos de melhoria, nossas expectativas, assim como as oportunidades, fatores limitantes e outros aspectos.

Na prática, isso oportuniza um processo de autorreflexão, do que deve ser trabalhado para que possamos alcançar nossos anseios profissionais e pessoais e nos proporcionar evolução, autodescoberta e empoderamento. Quando olhamos para dentro de nós mesmos somos capazes de reconhecer nossas qualidades e nossas falhas, nos tornando mais tolerantes em relação às pessoas e isso, melhora muito a qualidade de nossos relacionamentos interpessoais.

Por meio dessa ferramenta poderosa, passamos a nos relacionar com nós mesmos, conectando-nos à nossa nascente interior, levando-nos a refletir sobre o que nos identifica no mundo, como o nosso nome, uma frase, algum livro cuja leitura foi marcante em nossas vidas ou, talvez um filme que de alguma maneira nos tenha feito refletir mais profundamente a respeito de nossos comportamentos e existência.

Isso possibilita reconhecer nossas qualidades, aquilo que temos de melhor em nós mesmos, em nossas atitudes com as pessoas e com nós mesmos, qualidades que muitas vezes temos dificuldades em reconhecer. Esse é o primeiro passo para a identificação da história que contamos da nossa história, como nos vemos quem somos de verdade.

Como o Autofeedback Funciona?

O Autofeedback também nos leva a analisar nossos pontos fortes, podendo ainda reconhecer e refletir sobre nossos pontos de melhoria. Essa tarefa pode ser difícil, mas sem dúvidas é uma das mais necessárias. Nesse ponto do autofeedback vamos reconhecer e refletir sobre nossa luz e nossas sombras interiores, para que possamos honrar e respeitar a nós mesmos como seres duais em constante transformação.

Durante o autofeedback muitos aspectos são avaliados por nós a respeito de nossas próprias vidas, inclusive o real significado de nossa existência. O que nos move e o que nos faz acordar todos os dias acreditando que “hoje” será o melhor dia de nossas vidas? Será que saberíamos responder a essa pergunta?

Dar-se um feedback olhar para si mesmo, responder a perguntas nunca feita a si mesmo antes e manter esse hábito, nos leva a refletir também sobre o que realmente e verdadeiramente buscamos com o processo de Coaching. E esse é um processo capaz de nos auxiliar na definição do objetivo a ser trabalhado e que também nos dá a clareza para que sejamos capazes de reconhecer o momento em que esse objetivo tenha sido atingido. Experimente!

 

Deixe seu Comentário: