Voltar

A importância da gestão por competência para as empresas

Publicado em | 0 comentários

Gerir por competências propicia meios para mensurar as competências individuais e compara-las com as exigidas para cada função, atribuindo melhorias no desempenho | Créditos da imagem: Depositphotos – autorautor: contrastwerkstatt

Apresentarei hoje um método de gestão que vem sendo utilizada, cada vez mais, em grandes empresas da atualidade, a Gestão por Competências: um método de administrar a organização tomando como objeto de avaliação seus colaboradores, mais especificamente seus conhecimentos, habilidades e comportamento.

 

Por que gerir competências?

 

Essa modalidade de gestão, propicia à empresa a identificação dos diferentes tipos de competências profissionais, mensurando-as, sistematizando-as e alocando-as nas funções nas quais obterão melhor desempenho. Ocasionalmente, colaboradores com formação técnica, desempenhando funções operacionais, possuem competências de liderança e se encaixariam perfeitamente na gerência de um departamento ou de uma equipe. É com a finalidade de extrair o máximo da capacidade dos seus colaboradores que se utiliza essa metodologia.

Nesse modelo de gestão, são adotadas algumas etapas que visam sistematizar o processo de identificação das competências e as posteriores ações para empreender as adequações necessárias através do treinamento. São elas:

– Mapeamento das competências organizacionais

– Detectar as competências exigidas por cada função

– Detectar as competências de cada colaborador

– Estabelecer uma comparação entre as informações a fim de identificar as competências a serem alcançadas através de treinamento, tornando o funcionário apto a realizar as atividades do cargo.

A partir daí, a empresa investirá em seus colaboradores para capacitá-lo, desenvolvendo os comportamentos, os conhecimentos teóricos e práticos necessários ao desempenho eficiente da função que está, ou será alocado.

As organizações mais avançadas em termo de gestão organizacional já perceberam que o bom rendimento e sucesso da empresa está diretamente relacionado a capacidade que a organização tem de desenvolver as competências de seus colaboradores, propiciando a eles o crescimento profissional necessário, e também evolução pessoal e ascensão na carreira.

Por isso o modelo é considerado relevante e propicia tantos ganhos às empresas: seu pressuposto básico é desenvolver o ser humano, adequá-los às atividades que desempenhará com maior eficácia. O indivíduo, ao realizar corretamente sua função e perceber a sua importância para a empresa, sentirá realizado e cada vez mais motivado a alcançar suas metas, gerando um desempenho extremamente satisfatório para a organização.

A gestão por competências abrange ainda outras práticas de administração da organização, tais como: remuneração por competências, contratação e seleção por competências e, treinamento por competência.

 

E você, já conhecia esse modelo de gestão? Comente e compartilhe esse conteúdo com seus amigos.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!