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Flexibilidade de Horário na Empresa – Benefício ou Prejuízo?

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G- stockstudio/ Shutterstock A flexibilidade no horário de trabalho confere maior qualidade de vida aos profissionais

Sua empresa é mais tradicional, com horários certos para entrar e sair ou tem perfil mais flexível; onde os colaboradores fazem seu próprio expediente? Começo fazendo estes questionamentos porque o universo corporativo tem mudado constantemente, e a flexibilidade de horário é uma de suas novas mudanças.

Encabeçadas por grandes empresas do ramo de tecnologia e inovação, como Google e Apple, este modelo defende que um sistema mais flexível permite aos profissionais maior qualidade de vida e desburocratiza o trabalho. Porém, será que, na prática, este tipo de gestão proporciona mais benefícios ou prejuízos?

Para responder este questionamento, resolvi listar os prós e contras da flexibilidade de horário nas empresas. Continue lendo e veja a seguir.

Pontos Positivos

  • Ambiente mais propício à inovação e criatividade;
  • Diminuição da burocracia, formalidade, atrasos e faltas;
  • Maior liberdade de criação e aumento da automotivação no trabalho;
  • Desenvolvimento de profissionais mais responsáveis;
  • Melhor autogestão do tempo e eficiência na execução das demandas;
  • Criação de ciclo maior de confiança entre lideres e liderados;
  • Aumento da produtividade individual e coletiva;
  • Maior foco nos resultados e menos tempo perdido com outros assuntos;
  • Aumento da qualidade de vida dos profissionais.

Pontos Negativos

    • Dificuldades de adaptação para os profissionais mais tradicionais;
    • Risco de conflitos entre gerações de profissionais distintas;
    • Problemas na gestão de pessoas e na gestão das lideranças;
    • Dificuldades no alinhamento da comunicação interna;
    • Risco de dispersão de objetivos e metas coletivos
    • Queda no desempenho dos colaboradores que precisam de supervisão contínua.

Como podemos perceber existem tanto vantagens como desvantagens quando se opta por esta modalidade de carga horária. É importante ressaltar também que este modelo só é aplicável a determinados tipos de empresas, ou seja, embora muitos profissionais o prefiram, nem sempre é viável implantar horários flexíveis em todas as organizações.

O ideal é que o colaborador, independente de seu local de trabalho, seja capaz de desempenhar bem suas funções, seja quais forem os horários. Na prática, isso representa ter capacidade de adaptação rápida, flexibilidade para mudanças, abertura para o novo, alta produtividade e foco no alcance dos objetivos e metas da empresa.

Isso, de modo geral, garante que, em qualquer circunstância, hora e local, o profissional seja capaz de demonstrar seu potencial e suas competências técnicas e comportamentais. O objetivo, com isso, é que independente da flexibilidade de horários, ele possa criar condições para conquistar os resultados extraordinários que busca para sua carreira e vida.

Fique atento e boa sorte!

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