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A convergência entre gerações nas empresas

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Encontramos diferentes perfis profissionais dentro das empresas, advindos das mais diversas gerações. São profissionais que vão desde a geração dos baby boomers, x, y e z que possuem características e comportamentos bem distintos dentro do ambiente organizacional, é a chamada convergência geracional.

Os baby boomers, nascidos após a Segunda Guerra Mundial, são profissionais disciplinados, metódicos e independentes, que valorizam a experiência e o status, e costumam ocupar cargos de gerência dentro das organizações.

A geração x, nascida entre 1965 e 1983, são profissionais mais flexíveis, autocentrados e autoconfiantes, que possuem facilidade com a tecnologia e dão valor à experiência também.

A geração y, nascida entre 1984 e 1990, são profissionais otimistas, individualistas e multitarefa, conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo. Dominam a tecnologia e buscam crescimento e promoção de forma rápida.

A geração z é a geração dos empreendedores, profissionais mais flexíveis e multitarefas também. Por serem extremamente ligados à tecnologia, em determinados casos, podem ter problemas de relacionamento com as gerações anteriores.

Sabemos que profissionais de cada uma dessas gerações possuem talentos e habilidades que podem contribuir muito com o sucesso de qualquer organização. Porém, ainda existem muitos conflitos entre estes diferentes profissionais. Como encontrar um ponto de convergência entre estas diferenças, visando o bom andamento da organização? Veja algumas dicas:

Esteja aberto ao aprendizado
Lembre-se que cada profissional, mesmo advindo de uma geração diferente da sua, possui competências e habilidades que podem contribuir com o seu crescimento e sucesso da organização.

Aproveite esta oportunidade para aprender com estes profissionais e absorver ao máximo o que eles podem lhe ensinar.

Valorize o trabalho em equipe
Sabemos que as diferenças são inevitáveis, porém, é possível reverter os conflitos em oportunidades benéficas para a equipe e também para a organização.

Procure encarar as diferenças de comportamentos e ações como uma oportunidade de crescimento mútuo e cocriação. Para isso, estabeleça um convívio harmônico com seus colegas e procure investir em relações construtivas e saudáveis, ao invés de encarar estes profissionais como concorrentes. Valorize cada indivíduo e o trabalho em equipe. Lembre-se que unida a equipe é muito mais forte.

Respeite as diferenças
É importante lembrar que, seja dentro da organização onde você atua ou em qualquer outro lugar, sempre teremos que conviver com pessoas com características, pensamentos, formações e criações diferentes das nossas. Diferenças essas que podem ser de idade e até mesmo de geração. Por isso, aprender a lidar e respeitar a personalidade e as convicções de seus colegas de trabalho é essencial para o ambiente e para os resultados da equipe.

Tenha paciência
Profissionais das gerações x, y e z costumam ser mais ágeis e dominar a tecnologia ao contrário dos profissionais advindos da geração baby boomers. Colaboradores mais experientes, por exemplo, podem sentir um pouco mais de dificuldade em aprender. Diante disso, exercitar paciência no ambiente de trabalho é fundamental.

Lembre-se que a sua formação ocorreu em uma época diferente da de seu colega e, por isso, suas habilidades são diferentes e você precisa respeitá-lo por isso.

O respeito é um dos elementos essenciais para que a convivência entre as gerações seja harmônica e gere resultados extraordinários.

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