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Habilidades para resolução de conflitos interpessoais nas empresas

Por: José Roberto Marques | Blog | 06 de agosto de 2018

Lidar com pessoas talvez seja uma das tarefas mais difíceis que encontramos dentro do ambiente corporativo, isso porque diariamente temos que nos relacionar com indivíduos com características, culturas e pontos de vistas diferentes dos nossos. Por isso, aprender a conviver em harmonia com os colegas de trabalho é fundamental para qualquer profissional, independentemente de sua área de atuação.

Apesar disso, é muito comum que surjam conflitos causados pelas diferenças de ideias e opiniões entre os colaboradores. Nessas situações, é importante verificar a causa do problema e sua amplitude, de modo a procurar a melhor solução para resolver o conflito de maneira profissional, madura e ética.

Pensando nisso, hoje vou falar sobre um tema que acredito ser de importância e interesse de todos, que são as habilidades necessárias para lidar, da melhor maneira possível, com os colegas de trabalho e seus diferentes pontos de vista. Continue a leitura e confira:

Habilidades para a resolução de conflitos interpessoais

Existem muitas habilidades essenciais para promover a resolução de conflitos interpessoais nas empresas e até mesmo para evitar que estes ocorram. Confira algumas delas e saiba como agir nestes momentos:

Saber ouvir

Saber ouvir é fundamental quando se trata de conflitos interpessoais na organização. Por isso, é importante incentivar os colaboradores a buscarem sempre, em primeiro lugar, antes de iniciar uma situação conflituosa, a compreenderem os pontos de vista das pessoas ao seu redor, antes de tomar qualquer decisão ou atitude precipitada.

Isso não só demonstra maturidade por parte dos envolvidos no problema, como também evita que conflitos futuros venham a acontecer no meio do caminho, atrapalhando, assim, o bom andamento dos processos dentro de uma empresa.

Suspender o julgamento

Suspenda todo tipo de julgamento durante a resolução de algum conflito. Escute atentamente todos os profissionais envolvidos no caso sem emitir julgamentos contra um ou outro. Lembre-se que o objetivo não é apontar culpados, e sim promover a solução do problema.

Lembre-se também de estimular este comportamento e habilidade nos colaboradores. Digo isso, pois quando as pessoas deixam de lado os julgamentos, elas abrem espaço para a compreensão do universo do outro, ou seja, para entender melhor quais foram as razões que levaram ou que levam as pessoas a agirem da forma como agem.

Ser imparcial

Para a pessoa encarregada de resolver conflitos entre os colaboradores, é importante evitar tomar partido por algum dos envolvidos na situação. No ambiente profissional, manter uma postura imparcial é essencial para o bom andamento dos trabalhos e a harmonia do departamento e da empresa como um todo.

Lembre-se que toda história tem dois lados e pontos de vistas diferentes. Sendo assim, nada de dar razão para um ou para outro, já que o importante é resolver o problema e buscar maneiras de que todos desenvolvam suas atividades com a maestria e excelência que se espera de cada um.

Resolver o problema

Nunca deixe um conflito sem solução. Isso porque ele pode causar muitos problemas como discussões entre colaboradores, falta de cocriação, disputas internas e pessoais, perda da produtividade, entre outras fatores. Procure resolver o conflito com todos os envolvidos o quanto antes e promova sempre a harmonia e o trabalho em equipe entre os funcionários.

Além disso, o que você também pode fazer é incentivá-los a serem proativos neste sentido e também resolverem os problemas entre si, sem esperar a intermediação de terceiros. Atitudes assim serão de grande valia, não só para eles, enquanto profissionais, como para a empresa, que também sai ganhando bastante no final das contas.

Comunicar-se com assertividade

Uma das maiores causas de conflitos dentro de uma empresa vem da falta de habilidade quem as pessoas têm de se comunicar com assertividade. Assim, é importante que todos tenham consciência disso e façam o seu melhor para desenvolver uma comunicação empresarial que seja verdadeira assertiva, ou seja, que não dê brechas para interpretações errôneas, como geralmente acontece.

Neste sentido, é primordial que haja objetividade e transparência em todos os canais de comunicação que forem estabelecidos entre os colaboradores, para que assim sejam evitadas as situações de conflito que possam acontecer no futuro dentro da empresa.

 

Veja, no vídeo abaixo, como a Comunicação Eficaz faz toda a diferença no ambiente organizacional:

Ter inteligência emocional

Tanto para quem faz a intermediação, quanto para quem está em conflito com algum colega de trabalho, é importante ter, ou se ainda não tem, desenvolver a inteligência emocional. Ela é importante para compreendermos nossos próprios sentimentos nos momentos de estresse e para evitarmos cair nas armadilhas de nossas emoções, quando estivermos em conflito com alguém, nos deixando levar sem perceber.

Além disso, ao desenvolvermos esta grande habilidade, também conseguimos compreender o outro cada vez melhor e sermos mais empáticos, entendendo as reais motivações que fazem com que ele haja de determinada forma.

A importância do bom relacionamento interpessoal

Por mais que seja algo praticamente inevitável, afinal estamos falando de seres com formas diferenciadas de enxergar o mundo ao seu redor, é importante encontrar formas de evitar ao máximo que os conflitos aconteçam no ambiente de trabalho.

Digo isso, pois quando existe respeito mútuo entre os profissionais que desenvolvem suas atividades juntos diariamente, um bom trabalho acaba sendo realizado e todos passam a obter resultados altamente positivos, conforme os processos evoluem.

Diante disso, é fundamental que se estimule, a todo momento, entre todos os colaboradores, independentemente de área, departamento ou hierarquia, um bom relacionamento interpessoal, para que, dessa maneira, os profissionais que fazem parte de uma empresa realizem um trabalho em equipe de excelência, que os levará a resultados extraordinários em suas trajetórias, não só profissionais, como também pessoais.

O Coaching como alternativa para a gestão de conflitos

Outra forma altamente eficaz de potencializar a gestão de conflitos no ambiente organizacional é implementar a cultura do Coaching como metodologia para que os colaboradores tenham um relacionamento interpessoal cada vez melhor com seus colegas de trabalho.

Por meio de técnicas e ferramentas que visam o desenvolvimento humano e empresarial, o processo de Coaching contribui para que colaboradores, gestores e empresários trabalhem de forma harmônica e respeitosa, em prol de um objetivo comum, que é fazer com que empresa e profissionais cresçam na mesma proporção.

Assim, ao passarem por uma formação em Coaching, as pessoas compreendem que o único caminho para um desempenho de excelência é o trabalho em equipe, já que é somente através da união de forças que existe crescimento e sucesso para todos os envolvidos neste processo de aprimoramento pessoal e profissional.

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