baby-bommers-geracao

O Que é a Geração Baby Boomers?

Por: José Roberto Marques | Blog | 01 de novembro de 2019

Baby Boomers (Explosão de Bebês) são todas aquelas pessoas da geração nascida entre 1945 e 1960, logo depois da Segunda Guerra Mundial. Após este período, os combatentes voltaram para casa e houve então uma explosão populacional, nos Estados Unidos, que deu origem a essa famosa nomenclatura.

Os representantes dos Baby Boomers são os nossos pais, que foram jovens nas décadas de, 60 e 70, e acompanharam transformações importantes acontecidas naquela época. Segundo estudiosos, este fenômeno ocorreu em resposta a um sentimento dos soldados de preservação da espécie, que geralmente acontece após acontecimentos negativos como uma guerra, por exemplo.

Qual geração veio antes e qual veio depois da Baby Boomers?

Antes da geração Baby Boomers, veia a geração Silenciosa. Essa geração, que se estendeu de 1925 a 1945, foi uma época em que os indivíduos foram considerados mais cautelosos do que seus pais. Esta geração foi responsável, no entanto, por moldar a cultura pop do século 20 e eles trouxeram consigo lendas da televisão, cineastas, jornalistas e satiristas políticos. Curiosamente, não há presidentes nascidos nesta geração.

A geração X veio depois da geração Baby Boomer. Esses indivíduos nasceram entre 1964 e 1982. Nenhum membro dessa geração serviu como presidente. No entanto, esta geração é conhecida por ter feito bem. O grupo aprendeu coletivamente mais do que os Baby Boomers quando tinham a mesma idade, embora uma pequena fatia adquiriu mais riqueza do que seus pais. Isso é devido ao aumento do montante da dívida detida por esta geração. 

Características da Geração Baby Boomers

Baby Boomers eram uma geração muito dedicada que valorizava o trabalho. No entanto, eles também têm um forte desejo de desfrutar de uma melhor qualidade de vida. Algumas das principais características desses indivíduos são:

  • Valorização das escolhas individuais; 
  • Enxergaram o envolvimento da comunidade como necessário e essencial;
  • Procuravam saúde e bem-estar de novas maneiras;
  • Eram focados na autorealização; 
  • Trabalhavam intensamente em busca da prosperidade; 
  • Procuraram a propriedade de empresas e residências;
  • Tinha confiança e comprometimento com a entrega das tarefas; 
  • Trabalhavam duro para evitar conflitos e buscavam uma maneira mais agradável de se comunicar;
  • Se adaptaram com facilidade diante das mudanças; 
  • Suas atitudes sempre foram positivas no dia a dia; 
  • A maioria é muito orientada para objetivos, mas também funcionou bem em equipes.

Esta geração também iniciou os movimentos com foco nos direitos iguais, embora aceitaram as pressões do fracasso, trabalhando com foco para atingirem suas metas. 

Você é feliz?

Diferença Entre Baby Boomers e a Geração do Milênio

Os Baby Boomers são bem diferentes da geração do Milênio. São muito mais conservadores e menos propensos a falar do que a geração do Milênio. Os Milênios são mais progressistas quanto a questões sociais. Considerando que os Baby Boomers prosperaram em apoiar toda a unidade familiar com um casal de pais, os Milênios são menos focados em se casar e mais propensos a apoiar o casamento gay. Eles também são mais propensos a apoiar a legalização da maconha e são menos propensos a serem religiosos.

Existem outras diferenças entre os Milênios e os Baby Boomers. Por exemplo, a geração do Milênio é menos propensa a possuir uma casa ou um veículo. Em vez disso, eles dependem do aluguel e não se esforçam para construir a propriedade tão prontamente. Por outro lado, os Baby Boomers viam a casa própria como uma parte importante de uma vida bem-sucedida. Os Milênios também são menos propensos a serem ricos do que os Baby Boomers e adquirem dívidas maiores. São mais ousados. 

Perfil Profissional dos Baby Boomers

Os profissionais da Geração Baby Boomers são aqueles que buscavam estabilidade na carreira e um emprego fixo, onde pudessem construir sua carreira e permanecer até a aposentadoria. Não eram do tipo que queriam novos desafios ou ser promovidos a líderes, como a Geração Y (nascida a partir da década de 80), que almeja ter o maior número de experiências em mais de uma empresa, se possível.

Muitos de nós, ao olharmos para a carreira de nossos pais e avós, iremos perceber que, em sua maioria, eles passaram todos os anos de sua vida profissional numa única empresa ou mesmo no serviço público. Para esta geração o mais importante era ser reconhecida por sua experiência do que pela criatividade, inovação e empreendedorismo, como os profissionais atuais.

Porém, isso não quer dizer que estas pessoas eram acomodadas e sem perspectivas de futuro. A Baby Boomers representa uma época diferente, onde havia menos concorrência no mercado de trabalho, a economia era diferente e as opções de profissões não eram tantas como agora.  Assim, ter estabilidade na carreira era o que todos queriam.

Hoje as coisas mudaram muito, as novas gerações de profissionais buscam cada vez mais experiências que agreguem conhecimentos e valor à sua carreira, de modo que estas possam levar-lhe, rapidamente, a alçar postos mais altos na organização, como de líder, por exemplo.

Fazendo um paralelo, podemos dizer que a Geração BM desejava sim crescer, mas não se importava em passar anos fazendo as mesmas atividades, se aquele emprego inspirasse estabilidade. Já a Geração Y não teme deixar um bom emprego, se acreditar que em outra empresa, ela pode ter algo ainda melhor, conquistar suas metas e objetivos e ter o crescimento que busca.

Assim, podemos concluir que a Baby Boomer foi muito importante para que as gerações que vieram depois também pudessem se adaptar à sua realidade e, definir seus próprios anseios e alvos, na carreira. Por fim, podemos concluir que não há uma geração melhor que a outra, pois cada uma, em seu tempo, fez e faz grande diferença para a humanidade.

E você? Já tinha lido ou escutado algo sobre a geração Baby Boomer. O que achou do nosso artigo? Conhece alguém dessa geração que carrega ainda essas características? Se sim, deixe seu comentário, curta e compartilhe com seus amigos em sua rede social. 

Copyright:  EdBockStock/Shutterstock

Deixe seu Comentário: