O Que é a Geração Baby Boomers?

Por: José Roberto Marques | Blog | 01 de fevereiro de 2016

EdBockStock/Shutterstock A Geração Baby Boomer nasceu após a Segunda Guerra Mundial e profissionalmente é conhecida pelo desejo de estabilidade

Baby Boomers (Explosão de Bebês) são todas aquelas pessoas da geração nascida entre 1945 e 1960, logo depois da Segunda Guerra Mundial. Após este período, os combatentes voltaram para casa e houve então uma explosão populacional, nos Estados Unidos, que deu origem a essa famosa nomenclatura.

Os representantes dos Baby Boomers são os nossos pais, que foram jovens nas décadas de, 60 e 70, e acompanharam transformações importantes acontecidas naquela época. Segundo estudiosos, este fenômeno ocorreu em resposta a um sentimento dos soldados de preservação da espécie, que geralmente acontece após acontecimentos negativos como uma guerra, por exemplo.

Vivencie uma oportunidade extraordinária!
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”!

Perfil Profissional dos Baby Boomers

Os profissionais da Geração Baby Boomers são aqueles que buscavam estabilidade na carreira e um emprego fixo, onde pudessem construir sua carreira e permanecer até a aposentadoria. Não eram do tipo que queriam novos desafios ou ser promovidos a líderes, como a Geração Y (nascida a partir da década de 80), que almeja ter o maior número de experiências em mais de uma empresa, se possível.

Muitos de nós, ao olharmos para a carreira de nossos pais e avós, iremos perceber que, em sua maioria, eles passaram todos os anos de sua vida profissional numa única empresa ou mesmo no serviço público. Para esta geração o mais importante era ser reconhecida por sua experiência do que pela criatividade, inovação e empreendedorismo, com os profissionais atuais.

Porém, isso não quer dizer que estas pessoas eram acomodadas e sem perspectivas de futuro. A Baby Boomers representa uma época diferente, onde havia menos concorrência no mercado de trabalho, a economia era diferente e as opções de profissões não eram tantas como agora.  Assim, ter estabilidade na carreira era o que todos queriam.

Hoje as coisas mudaram muito, as novas gerações de profissionais buscam cada vez mais experiências que agreguem conhecimentos e valor à sua carreira, de modo que estas possam levar-lhe, rapidamente, a alçar postos mais altos na organização, como de líder, por exemplo.

Fazendo um paralelo, podemos dizer que a Geração BM desejava sim crescer, mas não se importava em passar anos fazendo as mesmas atividades, se aquele emprego inspirasse estabilidade. Já a Geração Y não teme deixar um bom emprego, se acreditar que em outra empresa, ela pode ter algo ainda melhor, conquistar suas metas e objetivos e ter o crescimento que busca.

Assim, podemos concluir que a Baby Boomer foi muito importante para que as gerações que vieram depois também pudessem se adaptar à sua realidade e, definir seus próprios anseios e alvos, na carreira. Por fim, podemos concluir que não há uma geração melhor que a outra, pois cada uma, em seu tempo, fez e faz grande diferença para a humanidade.

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe!

 

Deixe seu Comentário: