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Conceito e Definição de Gestão de Pessoas

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gestão pessoas

Gerenciar os interesses da empresa e dos colaboradores
Créditos da Imagem: Depositedhar   Via: Depositphotos


Como uma empresa é feita de pessoas para pessoas, o capital humano é a sua maior riqueza e principal ferramenta rumo ao sucesso. No mercado atual, entretanto, reter talentos é um grande desafio para as organizações. Por isso, investir na gestão de pessoas é fundamental, cujo principal objetivo é capacitar profissionais para colaborarem com o crescimento da organização, ao mesmo tempo em que sintam que estão sendo reconhecidos e se desenvolvendo profissionalmente.

O QUE É GESTÃO DE PESSOAS?

Gestão de pessoas é um conceito empregado às estratégias que objetivam atrair, reter, potencializar e administrar o capital humano de uma empresa. As empresas que a possuem entre suas políticas internas são aquelas que formam profissionais mais bem qualificados e motivados para desempenhar as suas funções.

A gestão de pessoas é comumente confundida com a atuação do setor de Recursos Humanos. No entanto, o RH apenas disponibiliza as ferramentas e mecanismos necessários à atuação dos profissionais em uma empresa. Já a gestão das pessoas utiliza esses e outros recursos em ações que valorizem os colaboradores.

Dessa forma, a gestão de pessoas em uma organização deve ser realizada pelos próprios gestores, servindo o RH apenas como ferramenta para alcançar resultados mais assertivos. Como líderes, eles precisam manter os colaboradores motivados por meio de técnicas que os ajudem a desenvolver constantemente suas habilidades. Como consequência, promovem não só o desenvolvimento dos profissionais, como também o crescimento da empresa.

PRINCIPAIS PONTOS DA GESTÃO DE PESSSOAS

A gestão de pessoas, portanto, humaniza as instituições, adaptando as empresas para manterem a harmonia e a satisfação tanto do empregado quanto do empregador. Esse gerenciamento segue quatro pilares principais: participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento.

PARTICIPAÇÃO

É um processo que engloba todos os funcionários da instituição, estimulando o trabalho em equipe, sem excluir ninguém. Como abre espaço para todos os profissionais darem sua opinião nas questões empresariais, essa prática proporciona o surgimento de novas ideia e soluções que contribuem com a melhoria constante na gestão da companhia.

CAPACITAÇÃO

Nessa etapa, o colaborador é capacitado, aperfeiçoando suas qualidades por meio de palestras, workshops, cursos e treinamentos. O profissional deve se sentir preparado, confiante e competente para dar o seu melhor em suas funções e isso refletirá em sua produção e rendimento.

ENVOLVIMENTO

Com um colaborador participativo e capacitado, é necessário envolvê-lo aos valores e missão da empresa. Dessa maneira, ele estará em sintonia com todos, e será capaz de desenvolver e produzir não só individualmente, mas em conjunto.

DESENVOLVIMENTO

Com todos os setores alinhados pelas etapas anteriores, novos projetos podem ser desenvolvidos e colocados em prática com a ajuda de profissionais participativos, capacitados e envolvidos nos processos e objetivos da instituição.

COMO TER UMA BOA GESTÃO DE PESSOAS NA SUA EMPRESA

A gestão de pessoas tem sido muito valorizada e praticada por grandes organizações. Elas entenderam a importância de oferecer o suporte necessário aos funcionários para que se sintam reconhecidos, e, consequementente, motivados.

No entanto, ainda existem empresas que não sabem delegar aos reais responsáveis a gestão de pessoas. Outras vão muito além disso e ainda tratam os seus funcionários como custos e não ativos. Uma organização que queira obter sucesso deve investir principalmente no treinamento de líderes para que eles sejam capazes de enxergar a importância dos seus subordinados no alcance de resultados.

Também é importante investir em um RH que garanta os direitos e deveres dos funcionários, visando a sua satisfação plena desde a contratação. Dessa forma, os profissionais poderão contar com melhores salários e benefícios, segurança no trabalho, capacitações e oportunidade de crescimento. Essas ações promovem a capacitação dos colaboradores, bem como todos os benefícios materiais que ele precisa para se manter motivado no desempenho de suas funções.

A gestão de pessoas envolve a formação de todos que constituem a empresa, de modo que suas estratégias voltadas para o ser humano comecem a fazer parte da cultura organizacional. Isso possibilita a criação de um ambiente de trabalho produtivo, em que não somente a empresa se beneficie mas também os seus funcionários, atingindo o seu sucesso profissional e satisfação pessoal.

Valorizar o funcionário é importantíssimo para todas as empresas, pois a satisfação profissional é colocada por muitos a frente até mesmo da remuneração.

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