Como uma empresa é feita de pessoas para pessoas, o capital humano se torna a maior riqueza e principal ferramenta rumo ao sucesso. Apesar de ser um conceito simples a área de gestão de pessoas tem um grande desafio ao trabalhar para reter talentos. A causa da dificuldade vai desde a situação do mercado atual até as transformações tecnológicas que acontecem mais rapidamente hoje do que há 10 anos.

Por ser um obstáculo maior, o investimento na gestão de pessoas se tornou fundamental. O principal objetivo dessa atividade diária é capacitar profissionais que colaborarem com o crescimento da organização ao mesmo tempo em que sintam que estão sendo reconhecidos e se desenvolvendo profissionalmente. Continue lendo para entender mais sobre o assunto!

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O que é gestão de pessoas

O termo gestão de pessoas é um conceito empregado às estratégias que objetivam atrair, reter, potencializar e administrar o capital humano de uma corporação. As empresas que possuem essa expertise entre suas políticas internas são aquelas que formam profissionais mais bem qualificados e motivados para desempenhar suas funções.

Essa definição é comumente confundida com a atuação do setor de Recursos Humanos. No entanto, o RH apenas disponibiliza as ferramentas e mecanismos necessários para a atuação dos profissionais em uma empresa. Já quem gere pessoas utiliza esses e outros recursos em ações que valorizem os colaboradores.

Dessa forma, a gestão de pessoas em uma organização deve ser realizada pelos próprios gestores e líderes, utilizando o RH apenas como ferramenta para alcançar resultados mais assertivos. Os cargos que são responsáveis por outros funcionários precisam os manter motivados por meio de técnicas que os ajudem a desenvolver constantemente suas habilidades e capacidades. Como consequência, essas ações promovem não só o desenvolvimento dos profissionais, como também o crescimento da área e da empresa como um todo.

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Principais pontos para considerar ao gerir pessoas

A administração de pessoas humaniza as instituições, adaptando-as de modo que sustentem a harmonia e a satisfação tanto do colaborador quanto do empregador. Esse gerenciamento segue quatro pilares principais: participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento. Conheça mais sobre cada um deles abaixo:

  • Participação: é um processo que engloba todos os funcionários da organização, estimulando o trabalho em equipe sem a exclusão de ninguém. Como abre espaço para todos os profissionais darem sua opinião nas questões empresariais, essa prática proporciona o surgimento de novas ideias e soluções que contribuem com a melhoria constante na gestão da companhia. A ação desenvolve o envolvimento dos colaboradores uns com os outros com a gestão e com a empresa, melhora as relações interpessoais, motiva o trabalho em grupo, ajuda a criar ou fortalecer a criatividade e empatia.
  • Capacitação: nessa etapa, o funcionário é capacitado, aperfeiçoando suas qualidades por meio de palestras, workshops, cursos e treinamentos. O profissional deve se sentir preparado, confiante e competente para dar o seu melhor em suas funções e isso refletirá em sua produção e rendimento.
  • Envolvimento: com um colaborador participativo e capacitado, é necessário envolvê-lo nos valores e missão da cia. É o momento de mostrar que o empregado pode vestir a camisa da organização tranquilamente, pois ela está depositando confiança suficiente nele para isso. Dessa maneira, ele estará em sintonia com todos e será capaz de desenvolver e produzir não só individualmente, mas em conjunto.
  • Desenvolvimento: com todos os setores alinhados pelas etapas anteriores, novos projetos podem ser desenvolvidos e colocados em prática com a ajuda de profissionais participativos, capacitados e envolvidos nos processos e objetivos da instituição. Com funcionários que acreditam em si mesmos, nos colegas e na empresa, será mais fácil reciclar antigas ideias e processos e trabalhar na criação de novos.

Como conseguir uma boa gerência de pessoas

A gestão de pessoas tem sido muito valorizada e praticada por grandes organizações, pois elas entenderam a importância de oferecer o suporte necessário aos funcionários para que eles se sintam reconhecidos e, consequentemente, motivados. No entanto, ainda existem empresas que não sabem delegar essa função aos reais responsáveis. Outras vão muito além e ainda tratam os seus funcionários como custos e não como ativos.

Lembre-se sempre disso: uma organização que deseja obter sucesso deve investir principalmente no treinamento de líderes para que eles sejam capazes de enxergar a importância dos seus subordinados no alcance de resultados.

Também é importante investir em uma área de Recursos Humanos que garanta os direitos e deveres dos funcionários, visando a sua satisfação plena desde a contratação. Dessa forma, os profissionais poderão contar com melhores salários e benefícios, saúde e segurança no trabalho, capacitações e oportunidade de crescimento. Essas ações promovem a capacitação dos colaboradores, bem como todos os benefícios materiais que ele precisa para se manter motivado no desempenho de suas funções.

Selecionei algumas ações interessantes que muitas empresas aplicam e que ajudam a estimular os empregados a entregar o melhor de si para evoluírem profissionalmente e para contribuir com os resultados da organização. Confira:

  • Estabelecimento do feedback regular e registrado;
  • Plano de carreira e evolução salarial baseados no sistema de devolutiva;
  • Apresentação das metas globais da empresa para todo o quadro de funcionários;
  • Participação dos funcionários na construção dos objetivos da área;
  • Veículos de comunicação desenvolvidos internamente que mostram os trabalhos de destaque que estão sendo desenvolvidos independentemente da área;
  • Disposição da ouvidoria, Recursos Humanos e Gestão de Pessoas para escutar e tentar ajudar os empregados em diversos tipos de problemas;
  • Treinamentos e capacitações para ajudar a sanar possíveis dificuldades e para desenvolver ainda mais os pontos fortes.

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Cuidar dos colaboradores é fundamental

A gestão de pessoas envolve a formação de todos que constituem a empresa, de modo que suas estratégias voltadas para o ser humano comecem a fazer parte da cultura organizacional. Isso possibilita a criação de um ambiente de trabalho produtivo, em que não somente a empresa se beneficie mas também os seus funcionários, atingindo o sucesso profissional e satisfação pessoal. Valorizar o colaborador é importantíssimo para todas as organizações, pois a satisfação profissional é colocada por muitos a frente até mesmo da remuneração.

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