Voltar

Como Realizar uma Pesquisa de Clima em uma Organização?

Publicado em | 0 comentários

OPOLJA/Shutterstock A Pesquisa de clima reúne dados e informações importantes que ajudam no crescimento da empresa e dos colaboradores

No dia a dia de uma empresa acontece uma infinidade de eventos em todos os seus setores e, tudo isso, envolve diretamente sua comunidade de trabalhadores, que desenvolvem nela, as mais diversas atividades e tarefas. Neste sentido, é essencial à organização buscar ferramentas efetivas para conhecer a opinião de seus profissionais em relação aos seus pontos-chave.

O objetivo, com isso, é melhorar continuamente o seu clima organizacional por meio da pesquisa de clima. A PC faz uma coleta de dados na empresa e avalia, entre muitos fatores, o nível de motivação, satisfação, infraestrutura e também a qualidade do desempenho dos colaboradores.

Além disso, este tipo de pesquisa traz um mapeamento do estado atual da empresa (seus pontos fortes e de melhoria) para que a partir destas informações ela possa definir seu estado desejado e traçar estratégias mais efetivas para conquistar novos patamares, interna e externamente.

Como é Realizada a Pesquisa de Clima

A pesquisa de clima é realizada pelo departamento de Recursos Humanos com os colaboradores que podem emitir sua opinião de forma anônima, ou seja, sem serem identificados. A intenção é abrir um espaço seguro onde possam expor sua visão sobre a empresa, dar sua opinião e colaborar para melhorar determinados aspectos da organização.

Assim, este tipo de levantamento é uma poderosa ferramenta para a  instituição conhecer a ótica dos seus profissionais sobre suas ações, sua forma de gestão, estrutura e organização do trabalho. Também é uma forma de estar em contato direto com seus funcionários, de alinhar necessidades e possibilidades e conciliar as expectativas de ambos.

Benefícios da Pesquisa de Clima Organizacional

  • Melhoria contínua do clima organizacional;
  • Aumento da qualidade de vida no trabalho para os profissionais;
  • Aumento da satisfação e motivação dos funcionários;
  • Melhoria na comunicação interna e melhor alinhamento de informações;
  • Melhoria dos relacionamentos interpessoais;
  • Correção de procedimentos e maior segurança no trabalho;
  • Manutenção da infraestrutura de trabalho para garantir maior segurança e conforto aos profissionais;
  • Desenvolvimento dos gestores, líderes e colaboradores,
  • Descobrimento de talentos entre as equipes e retenção;
  • Implantação ou melhoria dos benefícios sociais espontâneos;
  • Alinhamento dos objetivos dos profissionais com os objetivos da organização;
  • Oportunidades de aprimoramento e crescimento profissional e pessoal para todo capital humano.

Como podemos perceber, a pesquisa de clima traz poderosos benefícios à vida dos profissionais e melhora significativamente o ambiente organizacional. Também confere à empresa novas oportunidades de crescimento, melhorias em sua gestão de pessoas e processos e conquistar resultados extraordinários com o apoio de seus colaboradores.

Se você deseja alavancar os resultados de sua empresa e aproveitar ainda melhor os dados da sua pesquisa de clima, invista em Coaching empresarial. Por meio deste fantástico processo, você terá todas as condições para potencializar seus pontos fortes e eliminar de vez os aspectos que prejudicam o seu negócio.

Seja você gestor, líder ou profissional minha dica é – Faça a Formação Professional & Self Coaching – PSC e incorpore esta fantástica metodologia ao seu dia a dia de trabalho, desenvolva novas competências e habilidades e conquiste resultados poderosos.

Gostou deste assunto? Curta, comente e compartilhe!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!