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Como possuir autonomia no trabalho

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Pressmaster/ Shutterstock Conquistar autonomia é muito importante para o crescimento dos profissionais

Ter autonomia no trabalho é muito importante para o crescimento dos profissionais. Isso porque, quando o colaborador recebe de seu superior, novas demandas e responsabilidades, ele progressivamente também vai ganhando maior autoconfiança para realizá-las.

Ao ter oportunidades de mostrar suas habilidades e competências, o profissional tem a chance de provar que está preparado e maduro, o suficiente, para assumir novas responsabilidades. E, se ele corresponde à altura estas expectativas, ganha reconhecimento da empresa e maior autonomia para fazer suas atividades, sem a necessidade de supervisão o tempo todo.

Entretanto, os líderes devem estar atentos aos comportamentos de seus liderados, uma vez que algumas pessoas, mesmo tendo as competências técnicas necessárias à função, não possuem as aptidões comportamentais que lhes permitam administrar esta independência, de maneira justa, ou seja, sem prejudicar ou ofender os colegas.

Como Conquistar Autonomia

Para alcançar autonomia no trabalho, o colaborador deve ter características que favoreçam sua evolução. Fatores como: proatividade, engajamento, responsabilidade, criatividade, facilidade do relacionamento e na comunicação interpessoal, respeito às diferenças e capacidade de trabalho em equipe, são alguns dos elementos que ajudam a conquistar seu espaço.

Outras qualidades profissionais, que aumentam as chances do funcionário ter maior autonomia, são: o respeito aos prazos de entrega das demandas, à hierarquia e também seu comprometimento com os resultados. Sem estas competências, dificilmente o profissional conseguirá ter a autonomia que deseja.

Buscar evolução contínua, por meio de cursos de aprimoramento, capacitação e investir em seu processo de autoconhecimento, com o auxílio do Coaching, por exemplo, também contribui para construir uma boa imagem profissional.

Quanto mais o colaborador conhece seus pontos fortes e de melhoria, quanto mais aprimora seus conhecimentos, mais condições ele tem exercer seu trabalho, de maneira assertiva e com maestria.

Profissionais preparados tem esta vantagem em relação aos demais e, quanto seu crescimento está associado a um bom desenvolvimento comportamental, suas chances de sucesso se potencializam ainda mais.

Para conquistar autonomia é preciso saber se relacionar com colegas e superiores e alcançar um nível de maturidade que permita ao profissional usar este poder em benefício da realização de um bom trabalho e de seu próprio crescimento.

Do contrário, sem essa visão sistêmica, um colaborador despreparado para receber autonomia no trabalho, corre o risco de se tornar arrogante e centralizador. Fique atento, mostre maturidade, comprometimento e respeito e busque usar sua autonomia a favor de todos!

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