habilidades-competencias-profissionais

Habilidades e Competências Profissionais Indispensáveis

Por: José Roberto Marques | Blog | 12 de janeiro de 2021

Entender quais são as habilidades e competências fundamentais, que levam um profissional ao desenvolvimento da alta performance é de interesse, tanto do colaborador quanto da empresa. Afinal, se o funcionário cresce e conquista mais, naturalmente o negócio se beneficia e desfruta dos resultados obtidos também, atingindo seu estado desejado.

Cada nicho do mercado exige características específicas, bem como o cargo e função dentro da organização. São inúmeras variáveis que devem ser levadas em conta, considerando as necessidades de cada campo de atuação, público-alvo e objetivos da empresa.

Mas existem alguns elementos que contribuem substancialmente para o crescimento contínuo, independentemente da atividade exercida. Uma interessante observação é que predominantemente são fatores comportamentais.

Empresas e profissionais devem ter o conhecimento claro sobre esses atributos, para que os processos de recrutamento e seleção sejam mais assertivos na escolha do novo integrante da organização, e, no sentido individual, o colaborador possa estimular seu constante aprimoramento para impulsionar sua carreira.

No artigo de hoje vou falar mais sobre as principais habilidades e competência que os mais diversos tipos de profissionais podem e devem desenvolver, para alcançar o sucesso em suas carreiras e dentro das empresas em que trabalham. Continue comigo e confira!

O que são habilidades e competências profissionais?

Ao falarmos sobre habilidades e competências profissionais, estamos falando, basicamente, sobre tudo aquilo que se espera que um indivíduo tenha, para realizar suas atividades diárias no trabalho, com maestria e excelência. 

Cada cargo e função existentes dentro das empresas exigem habilidades e competências profissionais específicas, para que assim, o colaborador mantenha-se focado, não só em aprimorá-las constantemente, mas também em atender as demandas voltadas para as suas funções, através destas mesmas habilidades e competências. 

É importante dizer que em muitos casos estas habilidades e competências são inatas, ou seja, nascem com a pessoa. Porém, isso não quer que grande parte delas não tenha a possibilidade de ser desenvolvida e aprimorada. Para isso, basta que o indivíduo invista em estudos e práticas em seu dia a dia pessoal e profissional. 

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso “Mundo do Coaching”!

10 Habilidades e Competências Profissionais Indispensáveis

Confira abaixo habilidades e competências profissionais indispensáveis para o alcance de resultados extraordinários:

1 – Integridade

É a capacidade do indivíduo em ser ético, íntegro, justo, imparcial e possuir boa conduta.

2 – Coerência

É o alinhamento do que o indivíduo pensa, fala e faz. É ser autêntico, ser sincero consigo e com os outros.

3 – Flexibilidade

Essa habilidade tem relação com parcimônia, calma, tranquilidade, equilíbrio e fácil maneira de lidar com o outro e com as situações adversas.

Você é feliz?

4 – Resiliência

A flexibilidade contribui diretamente para a capacidade do profissional em ser resiliente, de se manter motivado e enérgico mesmo diante das complexidades, enxergando além das barreiras, sempre com foco na solução dos problemas.

5 – Autoconfiança

É a forma como o indivíduo percebe a si mesmo, o valor e respeito que dá a si mesmo. Significa acreditar no próprio potencial e capacidade de realização, de alcançar metas e objetivos, de mudar e transformar a sua realidade, de se tornar quem deseja ser, ter autoconfiança.

6 – Autoconhecimento

O que interfere no nível de autoconfiança é o quão você se conhece. O autoconhecimento é o caminho e porta de entrada para grandes realizações na vida do indivíduo, seja no aspecto pessoal ou profissional.

7 – Capacidade analítica e estratégica

Para tomar decisões assertivas, desenvolver planos de ações efetivos e estratégias de resultados, é indispensável que o profissional possua capacidade analítica bastante desenvolvida.

8 – Competitividade

A competividade saudável é um excelente combustível de motivação, ela impulsiona o colaborador a buscar seu constante desenvolvimento e aprimoramento para atingir resultados cada vez melhores.

9 – Relacionamento interpessoal

Qualidade dos relacionamentos e habilidade de comunicação são fatores que alavancam os resultados em vários sentidos. Um profissional que lida bem consigo e com os outros, promove um ambiente mais colaborativo, clima organizacional favorável para que todos se sintam bem. Consequentemente, a motivação, engajamento e produtividade aumentam.

10 – Liderança

Esse é um dos termos mais lembrados quando se discute sobre competências essenciais. Normalmente lembramo-nos de um gestor conduzindo sua equipe, mas a essência da liderança é ainda mais ampla e deve estar presente em todos momentos. Trata-se de liderar pessoas, situações e principalmente, a própria história.

Identificando habilidades e competências profissionais

Saber identificar nossas principais habilidades e competências pode nos ajudar a conquistar o que almejamos, não só em nossa vida profissional, mas na pessoal também. Para isso, algo que precisamos fazer com frequência são processos de autorreflexão, que nos levarão ao nosso autoconhecimento. 

Aqui, o autoconhecimento se faz essencial, pois será ele que nos dará clareza sobre nossos pontos fortes e sobre os pontos que precisamos melhorar em nossa personalidade e comportamentos. 

Além do autoconhecimento, outro caminho que você pode trilhar para identificar sobre suas habilidades e competências é conversar com seu gestor e com seus colegas de trabalho. As pessoas ao nosso redor nos observam diariamente e elas podem abrir nossos olhos para pontos que não conseguimos enxergar em nós mesmos. 

Por fim, fazer avaliações de desempenho e relembrar momentos em que suas habilidades e competências o ajudaram a conquistar algo em sua carreira, também contribui para este processo de autodescoberta e autodesenvolvimento. 

Invista neste passo a passo e, com certeza, você terá as respostas que precisa para se conhecer ainda mais.

A partir da compreensão de que nossos atributos refletem diretamente em nossos resultados, seja na vida pessoal ou profissional, o Coaching, a mais efetiva metodologia de desenvolvimento humano, tem sido altamente buscado por empresas e profissionais.

Nesse sentido, o Professional & Self Coaching foi desenvolvido por mim, justamente para atender a essa necessidade. O programa oferece poderosas ferramentas que oportunizam a identificação e expansão do potencial pleno do indivíduo.

Conte com o Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, a maior e melhor escola de Coaching do Brasil e conquiste mais!

Gostou deste artigo? Deixe nos comentários o que você achou e quais são suas principais habilidades e competências. Lembre-se também de compartilhar este conhecimento com seus amigos e familiares!

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: